News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Domingo, 16 de Maio de 2021

Livre

Veja onde buscar atendimento psicológico on-line, gratuito ou pagando 'valor social'

Mapa no G1 mostra indicações e como se cadastrar em serviços de atenção psicossocial em todos os estados do país e no Distrito Federal. Você também pode buscar pelo seu estado na tabela.
Segunda-Feira, 26 de Abril de 2021 - 08:55

Buscar ajuda profissional de um psicólogo ou de um psiquiatra é fundamental em momentos de crise pessoal. E a saúde mental da população se agravou com os efeitos da pandemia, percebidos em diversas áreas.

Pesquisa inédita divulgada pelo Ministério da Saúde mostra que quase 30% dos brasileiros procuraram ajuda profissional por questões relacionadas à saúde mental entre agosto e outubro do ano passado. Por outro lado, 34,2% não chegaram a procurar ajuda, mas gostariam de tê-la. As causas: apoio psicológico para lidar com a ansiedade (78%) e o estresse (51,9%).

O estigma de "fraqueza" associado ao pedido de ajuda psicológica tem diminuído em tempos recentes. É um obstáculo importante a ser superado. Mas ainda há outros, como os valores de consultas na área, proibitivos para a maior parte da população brasileira.

No mapa abaixo, você encontrará opções de atendimento gratuito ou por "valor social", um preço reduzido de consulta. Muitos locais, por conta das restrições da pandemia, estão atendendo de forma on-line.

Você também pode consultar mais opções nesse mapa disponibilizado pela Rede de Atenção Psicossociais (Raps). As informações nesse serviço não foram checadas pelo G1.

Fonte - 010 -g1

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.