News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Quarta-Feira, 12 de Maio de 2021

Livre

TJRO apoia campanha '24 horas pelo Glaucoma'

Esse problema atinge cerca de 65 milhões de pessoas no planeta, e é motivo de 4,5 milhões de casos de perda total de visão. Segundo o CBO, estima-se que de 1% a 2% da população mundial convive com glaucoma.
Sexta-Feira, 23 de Abril de 2021 - 09:53

O Tribunal de Justiça de Rondônia se junta ao Conselho Nacional de Justiça e ao Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) na mobilização nacional de conscientização com o tema "24 horas pelo Glaucoma", como forma de incentivar o diagnóstico e o tratamento precoces da doença, que é considerada a maior causa de cegueira irreversível no mundo. Além de divulgação de informações importantes sobre o tema em seus canais de comunicação, o TJRO promoverá, a exemplo do CNJ e outros tribunais do país, a iluminação dos edifícios, sob sua responsabilidade, na cor verde, escolhida para simbolizar esse esforço.

O dia 26 de maio marca o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, por força da Lei nº 10.456/2002, e simboliza o apoio à luta contra a doença ocular crônica, que atinge mais de um milhão de brasileiros e pode ocasionar a perda da visão. Sensível ao tema, o presidente do TJRO, desembargador Paulo Kiyochi Mori determinou que diversas providências fossem adotadas como forma de apoio do TJRO à causa.

Controle e mobilização

Esse problema atinge cerca de 65 milhões de pessoas no planeta, e é motivo de 4,5 milhões de casos de perda total de visão. Segundo o CBO, estima-se que de 1% a 2% da população mundial convive com glaucoma. E as projeções não são animadoras: 111,8 milhões de pessoas podem sofrer com a doença em 2040. Apesar de não ter cura, na maioria dos casos, pode ser controlada com adoção de cuidados adequados e contínuos. O glaucoma é hoje a maior causa de cegueira irreversível no mundo, segundo a OMS.

O objetivo da campanha "24 horas pelo Glaucoma" é o de fazer uma grande mobilização em torno da doença, com o apoio de diversas entidades, como o CNJ e o TJRO. O Conselho de Oftalmologia preparou uma vasta programação, completamente online, para ofertas de palestras, entrevistas, aulas, participações especiais e teleorientação com especialistas, no dia 22 de maio de 2021, nas redes sociais oficiais do CBO.

Fonte - 010 - Assessoria

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.