News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Quarta-Feira, 05 de Maio de 2021

Livre

PPKAST #15 discute a cultura afro-amazônida

As pastoras são tradicionalmente as vozes femininas da escola de samba responsáveis por dar leveza ao samba.
Sexta-Feira, 23 de Abril de 2021 - 08:38

Na próxima sexta-feira, 23 de abril, o PPKast - podcast portovelhense produzido e apresentado por mulheres – discute a influência da cultura afro-amazônida, principalmente na região Norte.

Convidadas

O PPKAST #15 traz Sílvia Pinheiro, Cristina Queiroz, Léia Mota, Vanilce Pinheiro e Wilma Pinheiro, “As Pastoras do Asfaltão”, como convidadas. As pastoras são tradicionalmente as vozes femininas da escola de samba responsáveis por dar leveza ao samba. Em Porto Velho, a Asfaltão mantém essa tradição e as pastoras são reconhecidas pelo talento, além da contribuição em composições de samba-enredos vencedores.

Para ampliar a discussão sobre o tema em suas mais variadas vertentes o episódio conta ainda com as participações especiais de:

- Raíssa Dourado, que em seus trabalhos audiovisuais registra e documenta a cultura local. A cineasta irá falar sobre a cultura quilombola e das comunidades ribeirinhas do Vale do Guaporé (Brasil-Bolívia), que tem a Festa do Divino do Espírito Santo como identidade;

- a Mestre e Diretora Aleita Desmorest, da Flor do Puruí, Cia de Dança Regional;

- a dançarina e coreógrafa Andressa Silva, que é integrante da Flor do Puruí e também dança o Seringandô no Festejo de Nazaré;

- a historiadora Cledenice Blackman, doutora em Educação, pesquisadora, bibliotecária, documentalista do IFRO e trará relato sobre a cultura afro-antilhana em Porto Velho.

- Betânia Avelar, mulher afroameríndia, amazônida, militante ambientalista,  técnica de Artes Visuais, Audiovisual e Arte Educação no Sesc em Rondônia.

Influência Afro-Amazônida no cotidiano do nortista

A região Norte é rica por sua miscigenação cultural. Nesse contexto, a contribuição africana destaca-se em vários aspectos como: gastronomia, costumes, crenças, festejos, danças, música.

Feijoada, vatapá e maniçoba são exemplos de comidas, que sofreram alterações ao longo do tempo, mas tem em sua origem a influência africana. Instrumentos musicais como o beribambau, agogô e afoxé são amplamente utilizados para construção de composições musicais, que por sua vez também são influenciadas por ritmos afro.

O candomblé a umbanda são as principais religiões afro-brasileiras e tem muitos adeptos no Norte, mas ainda é alvo de preconceito e intolerância.

A presença de quilombolas ao longo do Vale do Guaporé representa grande contribuição à formação local, pois a tradição africana permanece forte e segue adiante para futuras gerações. Essa pluralidade cultural é fonte de enorme riqueza imaterial e agrega valor inestimável ao nosso Estado.

Sobre o PPKast

O PPKast é um podcast portovelhense sobre feminismo, cultura, relacionamento ecuriosidades do cotidiano. Produzido e apresentado por Carolina Zemuner e Izabela Lima, com direção de gravação de Virgínia Duan.

Este episódio integra o projeto fomentado com recursos da Lei 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc – por meio do Governo do Estado de Rondônia – Sejucel – 1ª Edição Marechal Rondon, eixo IV, item 4 – Podcast”

Todos os episódios estão disponíveis nas principais plataformas digitais. O acesso é gratuito.

Fonte - News Rondônia

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.