SEXTA-FEIRA, 19/04/2024

O golpe das vacinas: decepção na prefeitura com a descoberta da falsa empresa com que negociou

PERGUNTINHA: Você acredita que Estados e Municípios vão conseguir comprar vacinas ou elas só chegarão por distribuição do governo federal, através do Ministério da Saúde?

Publicado em 

O golpe das vacinas: decepção na prefeitura com a descoberta da falsa empresa com que negociou - News Rondônia

O golpe das vacinas: decepção na prefeitura com a descoberta da falsa empresa com que negociou - News Rondônia

Era visível a decepção do prefeito Hildon Chaves, na coletiva que ele concedeu à imprensa na manhã desta quinta, quando já havia estourado, em nível nacional, a ação policial que desbaratou uma falsa empresa que negociava vacinas com municípios brasileiros e ainda usava o exemplo de Porto Velho, para cooptar novos clientes. Houve – e há – de parte do Prefeito porto velhense, a melhor das intenções, em relação à compra das 400 mil doses do imunizante Oxford/Astrazeneca, que ele anunciou com grande pompa. A Prefeitura, antes de fechar o negócio, se protegeu de todas as formas possíveis, inclusive garantindo o pagamento somente 10 dias depois de que todas as vacinas tivessem sido embarcadas. Obviamente, pelas investigações policiais, fica claro que os golpistas poderiam também falsificar documentos de liberação das vacinas, até que recebessem o dinheiro. Não há ainda provas disso, mas o risco era grande. O golpe começou a ser desbaratado quando a mesma empresa, que se dizia representante da Oxford/Astrazeneca e oferecia doses de vacina com preços bem abaixo do mercado (7 dólares e 90 cents, quando o preço médio do mercado bate nos 12 dólares), começou a tentar vender o produto a outras Prefeituras, usando o negócio fechado com a Capital rondoniense, como argumento de que tudo era correto. A polícia ouviu gravações de representantes da empresa, com sede em Pernambuco, mas com um endereço falso, em que o negócio era oferecido à Prefeitura de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, (mais de 20 Prefeituras caíram no golpe!) usando o exemplo porto velhense. Ali começaram as desconfianças e as investigações.

O golpe das vacinas: decepção na prefeitura com a descoberta da falsa empresa com que negociou - News Rondônia

Ontem mesmo o prefeito Hildon Chaves viajou ao Rio de Janeiro, para ter mais informações sobre as investigações, o inquérito e o que foi realmente apurado até agora. Os 22 milhões de reais já depositados para pagar as vacinas, estão retidos no Banco do Brasil e, certamente, voltarão aos cofres do município. Aliás, a imprensa nacional e o próprio delegado Thales Nogueira, que comanda as investigações, estão divulgando, de forma errada, que Porto Velho já pagou pelas falsas vacinas, o que a Prefeitura nega peremptoriamente. A questão do pagamento certamente será esclarecida, mas o prejuízo político é, sem dúvida, muito pesado. Grande parte da população estava esperançosa, contando com as vacinas que poderiam imunizar grande parte de todos os porto velhenses, incluindo jovens. O golpe vindo de uma falsa empresa, mesmo a Prefeitura tendo garantido que tomou todas as medidas de proteção, vai acabar sendo uma pedra no sapato do Prefeito, ao menos por algum tempo. Infelizmente, mesmo com as melhores intenções, os resultados foram muito ruins. Mas Hildon não desiste, o que é correto. Já tenta um Plano B, através de um consórcio nacional de Prefeitos, para buscar vacinas. Bem melhor do que ficar inerte, sem tentar nada!

MAIS 24.700 VACINAS CHEGARAM. JÁ SÃO QUASE 340 MIL DOSES

De surpresa, o Ministério da Saúde comunicou a Sesau rondoniense que estava enviando mais 24.700 doses de vacinas para nosso Estado. O novo lote, com maioria, pela segunda, da Oxford/Astrazeneca, chegou na tarde desta quinta-feira. Os números já apontam para mais de 340 mil doses que já chegaram ao Estado. Do total, 19.500 serão da Astrazeneca e apenas 5.200 doses da Coronavac. O novo lote deve ser utilizado para imunização de pessoas na faixa etárias dos 60 anos 64 anos, para a primeira dose e de 65  a 69 anos para a segunda dose. As vacinas também atenderão o pessoal da segurança pública, Forças Armadas e outros setores de profissionais que atuam no apoio do combate à Covid 19. Há ainda uma previsão, não confirmada oficialmente, que dentro de alguns dias, provavelmente mais para o final da semana que vem, cheguem mais um grande pacote de imunizadores, mas daí com maior número de Coronavac.

O VÍRUS NÃO DÁ TRÉGUA: CAMINHAMOS PARA CINCO MIL ÓBITOS

Enquanto isso, a doença teima em não regredir. Basta ver o número de mortes na última terça-feira, com mais um recorde em 24 horas: 60 mortes. Nada menos do que 22 em Porto Velho. O total do dia foi de 882 contaminados. Até agora, incluindo os números do Boletim 397, da quinta-feira,  temos mais de 207 mil contaminados, representando 11,8 de toda a população rondoniense. Desses, mais de 192 mil se recuperaram. Há ainda 10.200 casos ativos e 158 exames de casos suspeitos, aguardando resultados. Estamos caminhando para as 5 mil mortes no Estado. Os registros chegaram a Eram  4.967 mortes até a noite da quinta-feira, representando um percentual de 2,39 por cento de óbitos entre todos os contaminados, entre as piores médias do país. Não há mais filas na UTI, porque vários pacientes se recuperaram e foram para outros leitos já com sintomas menos graves, mas muitas camas ficaram vazias por algum tempo, porque seus ocupantes morreram.

OS POBRES GANHAM CASA, MAS VIVEM SOB O DOMÍNIO DO MEDO!

Nessa semana, mais um traficante pela polícia num desses conjuntos habitacionais populares, onde a bandidagem, reunida em facções, tem total domínio, transformando a vida das pessoas de bem, trabalhadoras, que só querem ter um pouco mais dignidade, num verdadeiro inferno. A prisão foi feita depois de mais um tiroteio, no meio das casas, entre gente desesperada, vivendo sem qualquer segurança, dessa vez no conjunto Morar Melhor. Ele é mais um, assim como o Orgulho do Madeira e outros, que deveria dar nova vida para tanta gente pobre, onde o crime domina. São locais de tiroteios constantes, tráfico de drogas, violência diária, assassinatos. Sob o domínio do medo, centenas de famílias acabam achando que na miséria como viviam antes, em casebres e locais insalubres, ao menos suas vidas e de seus filhos não corriam risco de terminarem sob balas assassinas. E o pior é que a polícia faz operações, prende esses canalhas, mas logo depois a Justiça é obrigada a soltá-los, por causa das leis de proteção ao crime, que envergonham todos os brasileiros de bem. Uma tristeza.

A PONTE ESTÁ PRONTA, MAS NÃO SERÁ ABERTA TÃO CEDO!

O noticiário oficial, de vez em quando, contorna informações importantes. É o caso em que se aborda a inauguração da nova ponte sobre o rio Madeira, na Ponta do Abunã, a mais importante obra federal da região norte, concluída depois de mais de seis anos de construção. Comentários sobre que a ponte "será inaugurada em breve", e que há "expectativa" da presença do presidente Bolsonaro, deixa atônitos os que já foram informados da presença não só do Presidente da República, como do ministro Tarcísio de Freitas; dos governadores Marcos Rocha, de Rondônia e Gladson Cameli. Ora, ou o Presidente confirma o que já está noticiado há meses, de que vem inaugurar a ponte ou desistiu e não virá mais. Não existe "expectativa". Enfim, a verdade é que a ponte está pronta, poderia ser aberta ao tráfego já nessa semana, mas só o será quando Bolsonaro vier. Um pequeno atraso poderá ocorrer porque ainda há uma chance concreta de que ela receba iluminação, numa negociação entre Dnit, Emdur, da Prefeitura de Porto Velho e da empresa Energisa. O resto é só o que se chama num inglês bem conhecido como "enrolation!".

CAMINHONEIROS CONTAM AS HORAS PARA NÃO PAGAREM A TRAVESSIA

Quando for, finalmente, aberta ao tráfego, além de ligar por terra toda a Ponta do Abunã (os distritos são Fortaleza do Abunã, Vista Alegre do Abunã, Extrema e Nova Califórnia), todos pertencentes a Porto Velho, além do Acre, a nova ponte vai representar uma grande economia para motoristas e caminhoneiros. Há décadas o serviço de traslado de um lado ao outro é feito por balsas, que cobram preços salgados, dependendo do tamanho do veículo que levam e trazem. Para se ter ideia, de um veículo de passeio, por exemplo, a tarifa cobrada é de 20 reais, ou seja, 40 reais ida e volta. Os valores variam conforme o tamanho e peso do veículo. Uma caminhonete com reboque paga 38 reais. Mas os grandes beneficiados serão os motoristas e as transportadoras. Dependendo da tonelagem e do número de eixos, um caminhoneiro pode pagar, hoje, até 290 reais pela travessia. Compreende-se, por isso, o que centenas e centenas de transportadores, que levam e trazem cargas do Acre e de outras regiões próximas, estão aguardando, ansiosos, para que a ponte, com custo zero para eles, seja aberta o mais rápido possível.

DEPUTADOS APROVAM LEI QUE MUDA ESTRUTURA AMBIENTAL DO ESTADO

Não foi uma decisão fácil. A pressão sobre o presidente Alex Redano, da Assembleia Legislativa, foi muito forte, para que ele empurrasse com a barriga projeto que altera limites de reserva extrativista e parque estadual, em Rondônia, o que beneficia centenas de famílias que vivem da terra. A pressão e a coragem de cumprir a promessa de colocar o projeto 080 em votação, aliás, foram destacadas por vários parlamentares, entre eles o ex-presidente Laerte Gomes. A alteração dos limites da Reserva Extrativista Jaci-Paraná e do Parque Estadual de Guajará Mirim, abre a possibilidade de legalização de áreas para produtores que há décadas vivem e produzem na região, foi feita através de projeto encaminhado pelo governador Marcos Rocha, ao parlamento rondoniense. A contrapartida, para que não haja qualquer prejuízo ambiental no Estado, o projeto aprovado em duas votações e que já foi encaminhado à sanção de Rocha, prevê a criação de outras seis Unidades de Conservação. O relator foi o deputado Jean Oliveira, vice-presidente da ALE. A intenção é abrigar gente que trabalha nas duas áreas praticamente todas as suas vidas. Haverá, claro, protestos, mas a nova lei foi aprovada por ampla maioria dos parlamentares.

POBRE BRASIL! ESTAMOS SOB O MANDO DA INVERSÃO DE VALORES

O PSTF, que de mais importante tribunal do país tem transformado suas decisões como se braço político fosse, confirmou mais uma de suas proezas. Transformou o ex-juiz Sérgio Moro, um dos ícones da Justiça brasileira, em réu, ao considerá-lo suspeito no julgamento do ex-presidente Lula e quem era réu, condenado por vários crimes em duas instâncias, agora é apenas  uma vítima de uma armação que teria se formado para colocá-lo como criminoso. Os votos pró Lula foram de sete ministros, que já formaram a maioria: Gilmar Mendes, Nunes Marques, Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Rosa Weber). É algo lamentável, a que o país assiste atônito, em que o STF, por sua maioria, inverte os valores, tornando Sérgio Moro como se ele fosse um marginal, que, em conluio com procuradores da Lava Jato, criaram um esquema para condenar Lula, pobre coitado, que teria sido injustamente preso. É bom lembrar também que o ministro Gilmar Mendes já alertou que, caso Lula ingresse na Justiça pedindo indenização pelos 500 e poucos dias que passou na prisão, no agora livre das acusações, terá direito a uma polpuda indenização.

PERGUNTINHA

Você acredita que Estados e Municípios vão conseguir comprar vacinas ou elas só chegarão por distribuição do governo federal, através do Ministério da Saúde?

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

DESTAQUE DA SEMANA: Primeiro transplante ósseo do Norte; Rondônia chega à Córdoba; e investimentos nos aeroportos são destaques do Governo de RO

Rondônia entra para a história com a realização do primeiro transplante ósseo da região Norte
L
Produtores compartilham experiências para reduzir impactos climáticos

Produtores compartilham experiências para reduzir impactos climáticos

Drones reduzem gasto de água e tempo de trabalho de mulheres no campo
L

Pré-Assembleia 2024 da Sicoob Credisul em Nova Mutum (MT) é marcada por crescimento da unidade e forte apoio a projetos sociais

A recepção dos associados ficou por conta da gerente da unidade, Vanessa Smirdele, e sua equipe.
L
IICA quer debater criação de selo de agricultura familiar das Américas

IICA quer debater criação de selo de agricultura familiar das Américas

Proposta foi apresentada pelo diretor-geral do instituto, Manuel Otero
L

Comemoração Cultural: Dia Mundial da arte e dia do desenhista marcam a semana

Em comemoração pelas datas, a coluna Arte da Prata apresenta o desenhista Devalmir Oliveira, que se destaca em entrevista com apresentações de suas habilidades.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

News Rondônia e Cine Araújo distribuem ingressos de cinema para internautas; Confira os ganhadores!

O Cine Araújo é um cinema que oferece conforto, qualidade e diversão para todos os públicos.
L
IRON HAND: Polícia Federal de Rondônia deflagra operação de combate ao abuso sexual infantojuvenil

IRON HAND: Polícia Federal de Rondônia deflagra operação de combate ao abuso sexual infantojuvenil

Foi dado cumprimento a mandado de Busca e Apreensão em razão do crime de armazenamento de pornografia infantojuvenil, resultando na prisão em flagrante do investigado.
10

Dia dos Povos Indígenas: Uma Celebração de Respeito e Reconhecimento

Refletindo sobre a Cultura e os Direitos dos Primeiros Habitantes do Brasil
L
Alcance a Excelência: Tour Internacional de Alta Performance com Paulo e Camila Vieira!

Alcance a Excelência: Tour Internacional de Alta Performance com Paulo e Camila Vieira!

Descubra como dobrar sua produtividade e eficiência com os especialistas em inteligência emocional.
L
EVENTOS - Vai ter sertanejo e baile funk neste final de semana no O Monarka

EVENTOS – Vai ter sertanejo e baile funk neste final de semana no O Monarka

Dois eventos, um no estilo sertanejo, que ocorrerá hoje, sexta-feira, dia 19, e outro no estilo funk, que vai acontecer neste sábado, dia 20, vão agitar o final de semana da nova casa de shows, o Monarka.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Instituto de Ortopedia e Traumatologia de Rondônia está em busca de Gerente Administrativo

Se você possui experiência na área administrativa e está em busca de novos desafios em uma instituição de saúde de renome, essa pode ser a sua oportunidade.
L
Vagas de Emprego

Nova Era abre vaga para Auxiliar de Limpeza nos Serviços Gerais em Porto Velho

Se você é responsável, proativo e possui experiência na área de limpeza, esta pode ser a chance que você estava esperando para fazer parte de uma equipe dedicada e comprometida.
L
Vagas de Emprego

Nova Era abre vaga para Operador(a) de Caixa em Porto Velho

Se você tem experiência ou interesse em trabalhar na área de atendimento ao cliente e possui habilidades administrativas, esta pode ser a oportunidade que você estava esperando.
L
Vaga de Empregos

FORTAL SUPERMERCADO abre vaga para Açougueiro em Porto Velho

Se você possui experiência na área e está em busca de uma colocação no mercado de trabalho, essa pode ser a sua chance.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Modi Serviços Administrativos abre vaga para Motorista de Caminhão em Porto Velho

Se você possui experiência na área e está em busca de uma oportunidade de trabalho, essa pode ser a sua chance.
L
Publicidade

POLÍTICA

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto VelhoEleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro – A Força do Campo para Porto Velho

Sua pré-candidatura está centrada no bem-estar da população de Porto Velho. Ela promete defender incansavelmente os direitos das mulheres.
L
Empresário Helton Cordeiro anuncia pré-candidatura a vereador em Porto Velho

Empresário Helton Cordeiro anuncia pré-candidatura a vereador de Porto Velho

Com uma trajetória marcada pelo trabalho árduo e empreendedorismo, Helton busca trazer uma nova perspectiva para a política local.
L
Cláudia de Jesus anuncia emenda parlamentar para o Projeto Reca

Cláudia de Jesus anuncia emenda parlamentar para o Projeto Reca

Valor de R$ 155 mil será usado para compra de grande quantidade de calcário.
L

Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Projeto foi mobilizado para interação em cinco comunidades de Nova Mamoré.
L
Publicidade

POLÍCIA

NO SANTANA: Bando é preso com drogas em boca de fumo após roubo de celular

NO SANTANA: Bando é preso com drogas em boca de fumo após roubo de celular

Todos foram encaminhados ao Departamento de Flagrantes.
10
URGENTE: Motociclista sofre fratura em acidente na zona leste

URGENTE: Motociclista sofre fratura em acidente na zona leste

A PM ficou responsável por aplicar as medidas cabíveis.
12
PM recebe denúncia e estoura boca de fumo em apartamento usado por facção no Porto Madeiro

PM recebe denúncia e estoura boca de fumo em apartamento usado por facção no Porto Madero

Os policiais avistaram vários indivíduos fugindo assim que a viatura entrava no condomínio popular.
10
Polícia Federal de Rondônia prende em flagrante homem por venda de anabolizantes

Polícia Federal de Rondônia prende em flagrante homem por venda de anabolizantes

A ação conjunta com a Coordenação de Seguranças dos Correios teve início após investigações indicarem o envio da encomenda, vinda de outro estado, com destino a Porto Velho (RO).
10

Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Parlamentar conta com o apoio de todos os parlamentares federais para a derrubada de vetos na sessão da Câmara Federal.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Boletim Logístico da Conab aponta crescimento das exportações de milho pelos portos do Arco Norte

Boletim Logístico da Conab aponta crescimento das exportações de milho pelos portos do Arco Norte

Nos dados coletados sobre preços de fretes rodoviários, o Boletim aponta que houve tendência de alta mais significativas nas rotas com origem no Distrito Federal, que registrou variações positivas em algumas praças.
L
"Há muito tempo não me sentia tão feliz", diz bicampeão Filipe Toledo

“Há muito tempo não me sentia tão feliz”, diz bicampeão Filipe Toledo

A fim de cuidar da saúde mental, surfista optou por não disputar WSL
L
Governo propõe a servidores da educação reajuste de 9% em 2025

Governo propõe a servidores da educação reajuste de 9% em 2025

Sindicato classificou proposta de “irrisória e decepcionante”
Indianos vão às urnas em eleição nacional

Indianos vão às urnas em eleição nacional

É a primeira fase da maior eleição do mundo, que vai até 1º de junho
L
Equador se prepara para votar medidas de segurança em referendo

Equador se prepara para votar medidas de segurança em referendo

Consulta será realizada no próximo domingo (21)
L
PodCast Entre Levels entrevista: Pedro Regis

PodCast Entre Levels entrevista: Pedro Regis

O carismático apresentador Alisson terá o prazer de conversar com Pedro Regis, o visionário por trás do intrigante projeto Kaminari.
L
Número de mortos nos Emirados Árabes por tempestade chega a quatro

Número de mortos nos Emirados Árabes por tempestade chega a quatro

Aeroporto de Dubai segue com problemas
L
Ataque de drone não causou vítimas em Isfahan, diz chanceler iraniano

Ataque de drone não causou vítimas em Isfahan, diz chanceler iraniano

Israel teria disparado contra cidade nesta sexta-feira
L
Paris 2024: Brasil busca vaga no revezamento misto da macha atlética

Paris 2024: Brasil busca vaga no revezamento misto da macha atlética

País compete domingo (21) no Mundial por equipes em Antalya (Turquia)
L
Segredos e Confrontos No Rancho Fundo

Segredos e Emoções No Rancho Fundo

Emoções à Flor da Pele em NO RANCHO FUNDO
L