News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Quinta-Feira, 13 de Maio de 2021

Livre

IR 2021: Saiba por que algumas pessoas têm imposto de renda a restituir e outras precisam pagar

A Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física, a qual teve o seu prazo agora em 2021 prorrogado para 31 de maio, serve como uma declaração de ajuste.
Quinta-Feira, 22 de Abril de 2021 - 14:22

O contador André Charone, explica que, o contribuinte informa à Receita Federal todos os seus proventos e rendas de qualquer natureza, junto com os seus dependentes e gastos dedutíveis (com saúde, educação ou previdência, por exemplo) do ano anterior e o programa irá apurar qual seria o valor efetivamente devido de imposto de renda. 

Dessa forma, quem recolheu mais do que devia, recebe uma restituição e quem recolheu menos do que devia, paga a diferença. 

- Se o Imposto devido é maior que o Imposto recolhido no exercício, a pessoa terá um saldo a pagar. 

- Se o Imposto devido é menor que o Imposto recolhido no exercício, a pessoa terá direito a Restituição.  

Hoje, a entrega da declaração do Imposto de Renda já faz parte da rotina anual dos contribuintes como uma das principais obrigações assessórias exigidas às pessoas físicas. O advento da informática fez com que esse processo se torne cada vez mais simples. 

Pessoas que recebem de uma única fonte pagadora geralmente têm imposto a restituir ao término da sua declaração, mesmo porque, ainda que o contribuinte não tenha nenhuma despesa para deduzir, no mínimo ele pode optar pela declaração simplificada e conseguir uma dedução automática de até 20% da sua base de cálculo. 

Entretanto, as pessoas que possuem mais de uma fonte pagadora geralmente têm imposto a pagar ao final da declaração. Isso acontece porque há uma somatória dos rendimentos, o que aumenta a base de cálculo do imposto devido. 

Obviamente, isso não é uma regra, então é importante consultar um contador de sua confiança para declarar corretamente. 

Fonte - 010 - Rodrigo Almeida

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.