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Sexta-Feira, 14 de Maio de 2021

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Tesouraria do Cremero atua na gestão financeira e orçamentária de maneira responsável e transparente

Neste departamento os colaboradores respondem pelas funções de contabilidade, tesouraria, gestão das finanças, controle de tributos e prestação de contas.
Quinta-Feira, 22 de Abril de 2021 - 09:40

Encerrando a série Cremero e suas atribuições perante a sociedade, chegamos ao setor da Tesouraria ou Financeiro. Muito mais do que emitir boletos de anuidades de pessoa física e jurídica, o Setor Financeiro do Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero) tem como responsabilidade principal o desempenho e gestão das finanças dos tributos recolhidos, garantindo que os recursos sejam aplicados através de uma boa gestão do patrimônio da autarquia. Neste departamento os colaboradores respondem pelas funções de contabilidade, tesouraria, gestão das finanças, controle de tributos e prestação de contas.

O único serviço terceirizado é o da contabilidade, entretanto, feito sob a supervisão dos assistentes administrativos e na própria sede do Conselho. O escritório contratado é responsável pelas informações contábeis e segue as normas do Conselho Federal de Contabilidade e da Secretaria do Tesouro Nacional, no processo de convergência da contabilidade pública às normas internacionais de contabilidade. "Dentro desta competência respondem pelo Balanço Patrimonial, Orçamentário e Financeiro. Somado a isso, organizam a demonstração dos Fluxos de Caixa de forma transparente, refletindo no melhor gerenciamento e controle financeiro deste setor público", explicou o presidente do Cremero, Dr. Robinson Machado.

Na liderança do departamento estão o assistente administrativo Geisson Rodrigues dos Santos, formado em Ciências Contábeis com 8 anos de Cremero, e o assistente administrativo José Osvaldo Hotong da Paixão, formado em Administração e colaborador do Conselho há 34 anos. "Acima de tudo nosso trabalho está focado na gestão de todo tributo recolhido, de forma a ser aplicado corretamente garantindo o cumprimento de fiscalizar, supervisionar e normatizar o exercício da Medicina no estado em prol da defesa da saúde da população e dos interesses da classe médica", destacaram ambos os responsáveis por manter contato com todos os setores nas rotinas e processos, seja em relação a pagamentos ou controle de investimentos para cada área dentro do Conselho.

Confira abaixo as demais atribuições de cada departamento geridas pelo Financeiro do Cremero:

Tesouraria e Gestão financeira

É onde o controle financeiro acontece. Fluxo de caixa e plano de contas são algumas das ferramentas que o setor de tesouraria utiliza no dia a dia. Seu objetivo é manter as contas organizadas (entradas e saídas) garantindo funcionamento constante e equilibrado e evitando prejuízos a curto e longo prazo.

As demonstrações financeiras são relatórios que indicam o desempenho da tesouraria do Conselho. Esses relatórios indicam não só a saúde financeira atual, mas como se saiu em relação ao que foi planejado e o que foi realizado. Os relatórios são gerados mensalmente garantindo o acompanhamento da gestão financeira.

Gestão de tributos e Prestação de contas

O setor financeiro tem a responsabilidade de controlar, reter e recolher os tributos e impostos incidentes nos pagamentos a fornecedores, processos, nos encargos sociais e trabalhistas do Cremero.

Como complemento da gestão de tributos o Cremero enquanto autarquia federal também é fiscalizado e monitorado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), devendo seguir e cumprir as leis e diretrizes impostas pelo órgão. Por isso o financeiro mantém e torna público toda a gestão do Conselho disponibilizando as contas no Portal da Transparência e também através das auditorias anuais do CFM.

Patrimônio e Tombamento de novos bens

Os assistentes administrativos são ainda responsáveis por manter organizado e atualizado os bens móveis e imóveis do Cremero, exercendo as atividades de recebimento de bens e destinação aos responsáveis, assim como pela incorporação ao acervo patrimonial através de compras, permutas, doações, comodatos e transferências.

Na gestão do patrimônio eles regulam a movimentação de bens entre servidores e diferentes locais, verificam o estado de conservação, e quando necessário providenciam a baixa dos mesmos. Um inventário anual de bens móveis e imóveis da autarquia.

Fonte - Assessoria de Imprensa - Cremero

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