QUINTA-FEIRA, 28/03/2024

A chef de cozinha que se alimenta por sonda nasal e nunca mais vai poder comer

Loretta Harmes não come nada pela boca há seis anos. Por causa de um distúrbio, ela só consegue se alimentar por sonda, mas não perdeu sua paixão por cozinhar — e faz sucesso com suas receitas no Instagram.

Publicado em 

A chef de cozinha que se alimenta por sonda nasal e nunca mais vai poder comer - News Rondônia

Loretta Harmes não come nada pela boca há seis anos. Por causa de um distúrbio, ela só consegue se alimentar por sonda, mas não perdeu sua paixão por cozinhar.

Mesmo sem poder provar suas receitas, Loretta tem muitos seguidores no Instagram. Na rede social ela é conhecida como "nil-by-mouth foodie" — "foodie" é um termo para pessoas que apreciam fortemente a culinária e "nil by mouth" é uma expressão que significa "nada pela boca".

A jovem lembra até hoje da última refeição que fez na vida, em 2015. Ela deu uma mordida em uma batata assada e apreciou o sabor e a textura macia. Sua mãe e ela tinham dado atenção aos mínimos detalhes porque sabiam que Loretta nunca mais iria ingerir nada sólido.

A chef de cozinha que se alimenta por sonda nasal e nunca mais vai poder comer - News Rondônia

Em questão de minutos, uma dor iria tomar conta do seu estômago. A dor era familiar para ela e aparecia toda vez que ela comia ou bebia qualquer coisa. Em seguida, ela se sentia dolorosamente cheia e passava mal. Como se seu estômago tivesse sido esticado até o ponto de estourar.

Mas, naquele dia em 2015, Loretta tentou ignorar a dor para aproveitar o momento na cozinha da família — o local onde ela havia treinado suas habilidades culinárias desde criança.

"Sentar para comer com minha mãe e minha irmã parecia surreal e sensacional", diz ela à BBC News. "Tentamos agir como uma família normal para variar."

Loretta tinha 23 anos e já sobrevivia à base de uma dieta líquida havia anos. Ela quase nunca se juntava à sua família na mesa de jantar. Até segurar um garfo e uma faca parecia estranho — mastigar uma batata e um frango temperado com alho e limão, então, nem se fale.

Naquele dia, ela estava comendo a pedido médico. Um especialista em sistema digestivo havia pedido para que ela comesse algo sólido para entender porque se alimentar deixava a jovem naquele estado. Além de tudo, depois ela não conseguia ir ao banheiro por semanas e até meses.

Loretta tinha ido ao Hospital St. Mark, em Londres, naquele mesmo dia para ter um tubo laranja inserido até o seu intestino delgado através do seu nariz. O procedimento tinha o objetivo de checar as funções do seu sistema digestivo.

Finalmente, depois de anos sendo desacreditada e recebendo diagnósticos errados, alguém estava investigando seriamente seus problemas de saúde.

Quando Loretta era criança, ela e sua babá, Mavis, cozinhavam receitas de um programa de televisão britânico.

"Mavis era a rainha da confeitaria, e os bolos de aniversário que ela fazia eram lendários", conta Loretta. "Eu e minha irmã, Abbie, brigávamos para ver quem iria lamber o resto da massa de bolo no pote."

Muitas das histórias da jovem sobre comida estão cheias de memórias alegres e carinhosas da vida em família. Toda quinta a família toda ia para a casa de Mavis para uma refeição. Loretta lembra com carinho de sentar ao redor de uma enorme mesa de jantar e comer assados e mousse e framboesa.

"Todo mundo tomava cuidado para não deixar meu avô, Eric, pegar o pote de molho primeiro, senão não ia sobrar nada para o resto da família", conta ela.

Cozinhando desde cedo

Aos 11 anos, Loretta já fazia o jantar para a família toda terça-feira, quando sua mãe trabalhava até tarde. A mãe tinha um salão de cabelereiro na garagem e as clientes já tinham se acostumado com a menina entrando de vez em quando com uma colher da molho para a mãe provar.

"Eu tinha total liberdade na cozinha e amava a ideia de criar algo do zero para a minha família experimentar", diz ela.

Ela começou a cozinhar imitando a receita de macarrão com tomate da mãe, mas logo já estava fazendo tortas e ensopados. Suas almôndegas e sua salada com frango eram os favoritos da família.

No ensino médio ela ganhou competições de culinária, competindo com alunos mais velhos, e chegou a competições regionais. Enquanto outras crianças faziam macarrão, Loretta fazia boeuf bourguignon (uma receita francesa de picadinho de carne com vinho) e lombo de porco marinado.

A mãe da jovem, Julie, diz que Loretta era — e ainda é — uma cozinheira muito bagunceira. Do tipo que usa todas as panelas, frigideiras e utensílios disponíveis na cozinha. Mas Julie não se importava porque via o quanto a jovem amava aquilo.

"Ela era muito criativa, amava fazer um prato com o que quer que tivéssemos no armário", diz Julie.

Transtornos alimentares e tortura

Quando tinha 15 anos, Loretta teve anorexia, mas ela diz que o transtorno durou menos de um ano. De vez em quando, durante a adolescência, ela também tinha problemas digestivos.

Mas durante a maior parte dessa fase da vida ela ainda conseguia cozinhar e comer alegremente, com Julie bancando a assistente de cozinha sempre que Loretta não consegue fazer tudo sozinha.

Quando terminou o colégio, Loretta conseguiu uma vaga em uma das melhores faculdades de gastronomia de Londres, onde estudaram chefs famosos como Jamie Oliver e Ainsley Harriott.

O curso durava três anos, mas ela só conseguiu completar um ano por causa de sua saúde.

Aos 19 anos, o que era um incômodo contornável virou uma dor que a deixava de cama.

"As coisas pioraram dramaticamente. Eu não conseguia comer ou ir ao banheiro, e então os próximos cinco anos se tornaram um pesadelo do qual eu não conseguia acordar", diz ela.

O pesadelo começou com um médico que dizia que a rápida perda de peso de Loretta só poderia ter sido causada pelo retorno de sua anorexia.

Por causa disso, Loretta passou mais de dois anos internada em clínicas para pessoas que sofrem transtornos alimentares. Ela chegou a pesar menos de 30kg.

Obrigar-se a comer para ganhar peso parecia-lhe a única saída, embora a dor que isso causava fosse forte.

Seu desespero às vezes se transformava em raiva e ela sofreu várias intervenções judiciais, que a impediram de sair da internação por um total de 18 meses.

"Eu dizia a eles repetidamente que a única razão pela qual eu estava deprimida era por causa dos meus problemas intestinais e estomacais, mas eles não acreditavam em mim", conta.

Um dos diagnósticos que recebeu foi de "transtorno delirante". Loretta tentou suicídio várias vezes por causa da desesperança que sentia por não ter nenhum tratamento para sua dor.

A vida nas unidades era um ciclo desolador e implacável de pesagens — a primeira às 6 da manhã — exames de sangue e alimentação.

A chef de cozinha que se alimenta por sonda nasal e nunca mais vai poder comer - News Rondônia

Os pacientes tinham seis refeições por dia — três refeições principais e três lanches. Todas elas tinham um tempo no qual deveriam ser terminadas. Havia um rádio tocando, e a música era desligada quando o tempo se esgotava. Loretta se via olhando para a comida que restava no prato. Frutas em conserva e iogurte ou vegetais cozidos com carne processada.

Ninguém era autorizado a sair da mesa enquanto ela não terminasse, e ela diz que funcionários e pacientes faziam pressão e bullying para que ela se apressasse.

Depois de cada refeição os pacientes passavam uma hora sendo observados de perto em uma sala para garantir que eles não tentariam vomitar a comida que tinham acabado de ingerir.

Na maior parte dos dias Loretta apenas se encolhia em uma cadeira, tentando aliviar a dor que sentia. Outros pacientes pintavam livros de colorir ou assistiam a televisão. Uma mulher, que Loretta diz que vivia há 13 anos entrando e saindo desse tipo de instituição, gritava sem parar. Mas ninguém tinha permissão para sair da sala.

Loretta diz que na maior parte dos dias ela própria tinha vontade de gritar, especialmente quando ela estava sob intervenção judicial e um funcionário da instituição ficava ao lado dela durante dia e noite, durante semanas.

"Eu ansiava por paz e silêncio", diz ela. "Eu me recuperei da anorexia, mas o que era uma lição de vida foi transformado em uma sentença de prisão perpétua."

Enfim um diagnóstico

Anos depois, a reação de Loretta às batatas assadas ajudariam a chegar ao diagnóstico de hipermobilidade (flexibilidade de ligamentos e articulações fora do habitual) da Síndrome Ehlers-Danlos, uma condição genética que pode se manifestar de diversas formas.

O que os testes mostraram é que o estômago de Loretta estava parcialmente paralisado e não podia se esvaziar corretamente. Confiná-la em uma unidade segura e forçá-la a comer se mostrou sem sentido.

Seus outros sintomas incluem dor de cabeça, fadiga, taquicardia quando se senta ou se levanta e uma dor no pescoço que deve ser alvo de uma cirurgia no futuro.

Até recentemente, há pouca pesquisa em torno dos 13 tipos da Síndrome Ehlers-Danlos, incluindo este relacionado à hipermobilidade, e ainda há diversas lacunas sobre eles.

O que é a Síndrome de Ehlers-Danlos?

Fonte: Ehlers-Danlos Society

Em média, leva de 10 a 14 anos para alguém ser diagnosticado, explica Alan Hakim, da Sociedade Ehlers-Danlos, porque os sintomas são muito variados e aparentemente não indicam ligação entre eles.

"Uma pessoa pode se ver sendo consultada por médicos e terapeutas para cada um dos problemas, sem haver uma análise panorâmica de todos eles." E acrescenta: "É preciso que alguém ligue os pontos até a ficha cair de que isso é uma síndrome".

Hakim afirma que o cenário tem melhorado à medida que a síndrome se torna mais conhecida.

Seis anos depois de sua última refeição, Loretta sabe que ela nunca mais vai comer ou mesmo beber um copo de água de novo. Atualmente ela se alimenta via nutrição parenteral total (NPT), o que significa que ela fica conectada até 18 horas por dia a uma sacola de alimentação líquida que dribla seu sistema digestivo e vai direto para a corrente sanguínea. Um tubo conhecido como cateter de Hickman passa por seu tórax e chega a uma grande veia que drena para o coração.

Loretta pode ser vista em sua conta de Instagram, the.nil.by.mouth.foodie, com sua bolsa de alimentação, que ela customizou para ter mais autonomia. Ela é conhecida por pedir às pessoas que segurem a bolsa enquanto ela dança numa balada, por exemplo, algo que funciona bem se a companhia se mantiver próxima de Loretta.

Mas a nutrição parenteral total é algo sensível, e até mesmo um grão de poeira pode levar à contaminação do cateter. Ela já teve diversas vezes sepse, uma reação à infecção que pode causar falência de órgãos ou mesmo a morte. "Ainda assim, apesar das limitações, a NPT me dá mais do que me tira."

Antes, Loretta se sentia tão fraca que passava a maior parte do tempo na cama. Seu corpo estava tão carente de nutrição que seus ossos se tornaram frágeis e porosos como um favo de mel, e seu ciclo menstrual se encerrou completamente. Mas o pior de tudo era a dor constante.

"A NPT recuperou meu peso e me deu energia. Foi bom usar roupas normais novamente e não ter que fazer compras na seção infantil", diz.

Essa melhora em sua saúde permitiu que ela revivesse sua paixão por cozinhar, embora, para conservar energia, ela às vezes cozinhe em etapas e se mova pela cozinha em uma cadeira com rodas.

A chef de cozinha que se alimenta por sonda nasal e nunca mais vai poder comer - News Rondônia

Ser uma chef que não come deu a ela uma plataforma única no Instagram.

Amy, uma fotógrafa profissional que mora com Loretta, tira as fotos dos processo e dos pratos e prova a comida. Desde os primeiros dias do lockdown na pandemia, elas começaram a construir um negócio a partir disso, trabalhando com marcas no desenvolvimento de receitas e estilo de alimentos.

"A razão pela qual eu não fico louca por não ser capaz de comer é porque estou muito aliviada por estar livre da dor depois de tantos anos", diz Loretta. "Tenho prazer em cozinhar em si. Estar na cozinha é uma verdadeira saída criativa para mim. Se eu estou ansiosa ou preocupada, assim que eu começo a cozinhar isso vai embora porque estou muito concentrada no prato que estou fazendo."

Amy está feliz de ser uma das pessoas que comem as criações de Loretta. Lasanha de mac n'cheese. Torta de limão e abacate com crosta de noz-pecã. Torrada de couve-flor gratinada.

Como ela não pode provar a comida enquanto cozinha, Loretta passa muito tempo planejando e preparando de forma bastante metódica. Ela se baseia nos anos que passou estudando livros de receitas e fazendo experiências na cozinha, e em sua intuição.

"Eu cozinho com meus olhos, nariz e instinto", diz ela.

Inalar o cheiro de um molho borbulhante ativará sua memória do sabor e seus olhos poderão julgar a profundidade e a riqueza dele.

Algumas pessoas que dependem do NPT, como Loretta, mastigam e cospem, mas isso nunca a atraiu. "Na verdade, não desejo o sabor da comida em si, é do conforto dela que sinto falta e das memórias do que a comida significa."

"Sorvetes na praia, chocolate quente em um dia frio, assado com minha família no Natal." Pepino continua sendo cheiro favorito dela porque a lembra dos piqueniques de sua infância.

"Muito do que fazemos socialmente é em torno de comida. Às vezes ainda me sinto estranha. Ainda vou aos jantares de aniversário das pessoas ou saio para 'tomar' um café ou 'beber', só não posso participar do evento comendo e bebendo."

Quase todas as suas lembranças felizes de comida são de sua irmã, Abbie. Ela ficou tão impressionada com a experiência traumatizante de sua irmã mais velha em unidades de transtornos alimentares que decidiu trabalhar em um hospital de saúde mental para crianças.

Durante a última refeição de Loretta, Abbie estava lá capturando o momento em seu smartphone e ajudando a torná-lo especial.

Em 2019, junto com sua mãe, Julie, Abbie visitou Loretta no hospital, onde ela se recuperava de outro ataque de sepse. Mas, tragicamente, Abbie morreu em um acidente de carro a caminho de casa. Ela tinha apenas 23 anos.

"Ela fez muita diferença na vida de outras pessoas e sua própria vida estava apenas começando a florescer", diz Loretta. Ela sente que deve viver pelas duas agora e isso a estimula a aproveitar ao máximo sua vida.

Mais uma vez no hospital

A última vez que falei com Loretta ela estava no hospital se recuperando do nono episódio de sepse desde o início da NPT.

Deitada na unidade de insuficiência intestinal, ela sonha com as receitas que fará quando se recuperar e voltar para seu apartamento em Bournemouth.

"A primeira coisa que vou preparar quando voltar para a cozinha é um café da manhã farto e saudável", ela me diz de sua cama.

Ela ganhou uma máquina de waffles no Natal e mal pode esperar para usá-la.

"Vou fazer waffles de batata-doce cobertos com espinafre refogado e cogumelos, abacate amassado, tomate-cereja torrado com molho balsâmico."

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Vila Olímpica Chiquilito Erse será inaugurada no próximo sábado (30) em Porto Velho

Vila Olímpica Chiquilito Erse será inaugurada no próximo sábado (30) em Porto Velho

Evento contará com atividades do Projeto Rua de Lazer.
L
Comunidade celebra Ressurreição de Cristo com serviços de adoração

Comunidade celebra Ressurreição de Cristo com serviços de adoração

Todos são convidados a participar desta e de outras reuniões que ocorrem regularmente aos domingos, às 9h, na rua Brasília, 2326, Centro.
L
Novo Brasil Mais Produtivo promete revolucionar a produtividade das micro, pequenas e médias indústrias

Novo Brasil Mais Produtivo promete revolucionar a produtividade das micro, pequenas e médias indústrias

O programa prevê investimentos na ordem de R$ 2 bilhões no intuito de elevar a produtividade, promover a transformação digital e apoiar o desenvolvimento de novas tecnologias no País.
L

Coluna SOCIAL Marisa Linhares – 20 anos de Contágio Jóias

Em Cacoal/RO, Kelly Polizello uma empreendedora nata com suas duas lojas CONTÁGIO JOIAS, comemora seus 20 ANOS de atividades na Capital do Café.
L
MPRO divulga comunicado sobre acesso ao local da prova objetiva do concurso para Promotor de Justiça Substituto

MPRO divulga comunicado sobre acesso ao local da prova objetiva do concurso para Promotor de Justiça Substituto

Permanecem inalterados o horário de fechamento dos portões e demais informações contidas no Edital nº 4/2024-PGJ.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Bruno Eduardo: Jornalista é homenageado com o Prestigioso Prêmio Notável do Ano

Em noite de gala, o comunicador de Rondônia é reconhecido por sua contribuição exemplar à mídia e à comunidade
L
Governo prorroga Desenrola até 20 de maio

Governo prorroga Desenrola até 20 de maio

Medida provisória deve ser publicada nesta quinta-feira (28)
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Casos de febre Oropouche crescem no país

Casos de febre Oropouche crescem no país

Suspeita no Nordeste é investigada
L
Nascimentos no país atingem em 2022 menor patamar em 45 anos

Nascimentos no país atingem em 2022 menor patamar em 45 anos

Segundo o IBGE, foram registrados 2,54 milhões de nascimentos
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Empresa oferece oportunidade para Instrutor de Trânsito em Porto Velho

A oportunidade foi divulgada em 28 de março de 2024 e representa uma chance para profissionais que desejam contribuir com a formação e atualização de motoristas na região.
L
Vagas de Emprego

Modi Serviços Administrativos Abre Vaga para Auxiliar de Cobrança em Porto Velho

A oportunidade foi anunciada em 28 de março de 2024 e representa uma excelente chance para profissionais que buscam ingressar ou se desenvolver na área de cobrança.
L
Vagas de Emprego

Modi Serviços Administrativos Abre Vaga para Auxiliar Financeiro em Porto Velho

A vaga foi anunciada em 28 de março de 2024 e representa uma chance para profissionais que desejam integrar uma equipe dinâmica e comprometida.
L
Vaga de Empregos

Empresa GLEYCE Oferece Vaga para Empregado Doméstico Diarista em Porto Velho

A oportunidade foi divulgada em 28 de março de 2024 e representa uma chance para profissionais que buscam integrar uma equipe comprometida e dedicada.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Athias Consultoria Anuncia Vaga para Técnico de Suporte de TI em Porto Velho

A vaga foi publicada em 27 de março de 2024 e oferece uma oportunidade única para os interessados em fazer parte de uma equipe dinâmica e inovadora.
L
Publicidade

POLÍTICA

Falta de quórum cancela reunião que analisaria audiência para debater crise de voos em Rondônia

A parlamentar pede no requerimento ampla discussão sobre cancelamento e atrasos de voos, altos valores de passagens aéreas, abertura de mercado, bem como sobre a diminuição de voos na região Norte do país.
L

Deputado Coronel Chrisóstomo se afasta de suas atividades após testar positivo para Dengue

O teste positivo ocorreu quase uma semana após ele usar a tribuna da Câmara para pedir o envio, por parte do Ministério da Saúde, de lotes da vacina contra a dengue.
L
Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

O evento promove o Estado como destino para investimentos e integra representantes diplomáticos e empresariais apresentando potencialidades para atrair mais investimentos.
L

Governo de RO decreta ponto facultativo nesta quinta-feira, 28

Datas religiosas estão incluídas nos termos dos decretos que definem o calendário de feriados e pontos facultativos de 2024
L
Projeto de lei que Institui o "Dia Municipal da Mulher Empresária" de autoria da vereadora Juliana, é aprovado na Câmara de Rolim de Moura

Projeto de lei que Institui o “Dia Municipal da Mulher Empresária” de autoria da vereadora Juliana, é aprovado na Câmara de Rolim de Moura

Visando conscientizar e estimular o empreendedorismo feminino no município
L
Publicidade

POLÍCIA

Suspeito de roubo é baleado por testemunha no centro

Suspeito de roubo é baleado por testemunha no centro

Testemunhas disseram que o suspeito roubava uma mulher, quando uma pessoa que viu a ação estava armada atirou no criminoso e depois deixou o local.
16
Ciclista fica ferido em queda na Rua da Beira

Ciclista fica ferido em queda na Rua da Beira

Por sorte uma ambulância do Samu que voltava do hospital João Paulo II parou e prestou socorro ao ciclista que foi encaminhado para uma unidade médica.
14
PF celebra seus 80 anos com diversas atividades na Capital

PF celebra seus 80 anos com diversas atividades na Capital

São realizadas Exposição Fotográfica, Exposição Física com viaturas, equipamentos, trajes operacionais, demonstrações das atividades de perícia e identificação civil, Grupo de Pronta Intervenção (GPI), ações interativas e muito mais. De 28 de março a 7 de abril, no Porto Velho Shopping.
L
Mototaxista vítima de acidente morre no Hospital em Porto Velho

Mototaxista vítima de acidente morre no Hospital em Porto Velho

Na ocasião, um carro avançou a preferencial e causou a colisão com a vítima que sofreu lesões e foi socorrido ao pronto socorro, onde acabou indo a óbito.
18
Casal com criança em moto sofre acidente na zona sul

Casal com criança em moto sofre acidente na zona sul

Devido a queda a passageira e a criança tiveram leves escoriações, já o piloto não ficou ferido.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: SODEXO DO BRASIL COMERCIAL S.A

Licença Ambiental Simplificada (LAS) de nº 135/SOL/DLA
L

Requerimento da Licença Ambiental: FABIANE FERNANDES SERVIÇOS MÉDICOS

LICENÇA AMBIENTAL PREVIA – LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇÃO E LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO
L
Vagas de Emprego

Empresa oferece oportunidade de Trabalho como Panfleteiro em Porto Velho

A oportunidade de trabalho, publicada em 27 de março de 2024, visa preencher três posições temporárias e oferece um salário mensal de R$ 1.412,00, sem benefícios adicionais.
L
Vagas de Emprego

Vértice Construtora Ltda Oferece Vaga para Auxiliar Administrativo em Porto Velho

A vaga foi anunciada em 27 de março de 2024 e busca por um profissional qualificado para integrar sua equipe.
L
Vaga de Empregos

Flow Coffe Anuncia Vaga para Atendente de Balcão em Porto Velho

A vaga foi disponibilizada a partir de 27 de março de 2024 e busca um profissional dedicado e comprometido para integrar sua equipe.
L
Rondônia tem menos bebês e casamentos estão durando pouco tempo, aponta pesquisa

Coluna Espaço Aberto, por José Cícero Moura

Mais uma vez, Rondônia registrou a maior taxa de nupcialidade do Brasil. A taxa é a proporção de casamentos em relação à população com 15 anos ou mais.
L
Governo de Rondônia oferece atendimentos médicos em geriatria na Policlínica Oswaldo Cruz

Governo de Rondônia oferece atendimentos médicos em geriatria na Policlínica Oswaldo Cruz

O atendimento além de gratuito, é de fácil acesso, podendo ser solicitado a qualquer tempo.
L
Cremero participa de fórum sobre Ato Médico realizado por CFM

Cremero participa de fórum sobre Ato Médico realizado por CFM

O trabalho dimensiona ainda os riscos aos quais a população está exposta pelas tentativas de invasão de competências da medicina por profissionais de outras categorias da saúde. 
L
Mais de 5 mil Carteiras de Passe Livre foram emitidas pelo Governo de RO em três meses de 2024

Mais de 5 mil Carteiras de Passe Livre foram emitidas pelo Governo de RO em três meses de 2024

Em 2024, mais de 5.500 Carteiras de Passe Livre Intermunicipal foram emitidas pelo DER-RO.
L
Deputada Cláudia de Jesus pede melhorias urgentes em estradas de Costa Marques

Deputada Cláudia de Jesus pede melhorias urgentes em estradas de Costa Marques

Dois pedidos de indicação para as Linhas Mourão e 01 foram encaminhados ao DER.
L