SEGUNDA-FEIRA, 18/03/2024

Quarta maior hidrelétrica do país, Jirau Energia se destaca pelas iniciativas sustentáveis

Confira a entrevista a seguir – Hidrelétrica Jirau: sustentabilidade e ética como pilares

Publicado em 

Quarta maior hidrelétrica do país, Jirau Energia se destaca pelas iniciativas sustentáveis - News Rondônia

“Trabalhamos na Hidrelétrica Jirau de forma ética e transparente, promovendo o diálogo com a comunidade local e adotando ações de sustentabilidade, que são mantidas na fase de operação plena”, destaca o Gerente de Meio Ambiente e Socioeconomia da Jirau Energia, Veríssimo Alves dos Santos Neto. De acordo com Veríssimo, estes são os principais pilares da Empresa que, junto da preservação do ecossistema local e sua biodiversidade natural, bem como as iniciativas de incentivo à qualidade de vida das comunidades tradicionais, com a sua história e cultura próprias, traduzem a sustentabilidade que a Jirau Energia carrega em seu DNA desde a concessão, em 2008. A Usina Hidrelétrica Jirau, localizada no Rio Madeira em Porto Velho (RO), é a quarta maior hidrelétrica do país e tem potência instalada de 3.750 MW.

Quarta maior hidrelétrica do país, Jirau Energia se destaca pelas iniciativas sustentáveis - News Rondônia

A criação e operação de uma usina hidrelétrica traz reflexos em toda a sua área, como a necessidade de remanejar a população. Como a Hidrelétrica Jirau realizou esse trabalho?

Os nossos projetos englobam o apoio ao desenvolvimento social e econômico da região e sempre adotamos a transparência e o diálogo com a população que seria impactada pela operação da usina. Reforçamos a educação ambiental e prezamos pela clareza nas informações, construímos um processo em conjunto, mantendo abertos canais de diálogo com os representantes de cada comunidade e entidade envolvida no processo de instalação da hidrelétrica.

Quarta maior hidrelétrica do país, Jirau Energia se destaca pelas iniciativas sustentáveis - News Rondônia

Dessa forma, realizamos o remanejamento da população envolvida pela instalação do projeto e construímos uma nova cidade com toda a infraestrutura, como saneamento básico, asfalto, telefonia, instalações de saúde, educação e segurança pública.

Pela forma transparente e ética como o processo foi conduzido, a aceitação foi muito boa. Inclusive, propusemos a indenização (pela ocupação da área) ou o remanejamento e a escolha da maioria foi a segunda opção e a mudança das famílias para. Nova Mutum Paraná foi realizada em comum acordo e sem conflitos.

Construímos mais de 200 residências só para os reassentados, cada família escolheu seu endereço e, juntas, escolheram o nome das ruas da nova cidade e até mesmo a sua vizinhança. Além disso, construímos escolas, unidade básica de saúde e investimos em segurança pública. Todas as ações foram executadas com apoio e acompanhamento do Ibama e do Ministério Público.

O projeto urbanístico construído pela Jirau Energia foi entregue em janeiro de 2011 à administração da Prefeitura Municipal de Porto Velho, com 1.600 casas, que ocupam uma área total maior que dois milhões de m², com capacidade para até seis mil habitantes.

Quais as ações colocadas em prática para manter a preservação ambiental?

Temos uma grande preocupação com a biodiversidade e a preservação dos recursos naturais. Por isso, tivemos o cuidado de adquirir uma área de preservação permanente no entorno do reservatório.

Uma das ações mais importante foi a criação de uma cooperativa de produtores rurais, a COOPPROJIRAU, que estimula a cadeia produtiva local, incentivando a produção da região até a industrialização de produtos, como o açaí e a farinha de mandioca.

A COOPPROJIRAU foi fundada no âmbito do Programa de Educação Ambiental, por uma equipe técnica juntamente com um grupo de produtores rurais locais. Sua missão é promover o desenvolvimento econômico, social e tecnológico dos cooperados, com foco na sustentabilidade e no fortalecimento da agricultura familiar. Atua diretamente em projetos de organização e comercialização de produtos agropecuários, coleta de sementes, produção de mudas, sistemas agroflorestais, transferência de tecnologia, especialmente em parceria com a Embrapa, e gestão de agroindústrias de polpa de frutas e farinha de mandioca.

Quarta maior hidrelétrica do país, Jirau Energia se destaca pelas iniciativas sustentáveis - News Rondônia

Vale destacar que a parceria com a Embrapa foi essencial para esse trabalho, pois trouxe a definição das espécies a serem cultivadas e a variedade mínima de espécies a ser plantada em cada área, garantindo o equilíbrio e a preservação ambiental da região.

Além disso, também contamos com um programa muito robusto de preservação da fauna, que desenvolvemos em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pelo Parque Nacional Mapinguari, por meio do Programa Monitora.

Outras comunidades, como as populações indígenas, foram afetadas?

Não. No entanto, as diretrizes da concessão determinavam que quatro Terras Indígenas (TI’s) fossem contempladas. A TI mais próxima fica a mais de 100 km de distância da Hidrelétrica Jirau. Contudo, cumprindo a determinação do licenciamento, a Jirau Energia promoveu diversas melhorias nessas terras, com a doação de veículos, criação de postos de vigilância e a realização de programas de capacitação.

Até 2019, foram entregues oito postos de saúde, 20 escolas (com alojamento para os professores, refeitórios e salas de informática) e módulos de saneamento domiciliar. Dando sequência, ainda temos outras ações previstas no Projeto Básico Ambiental Indígena.

Como a Hidrelétrica Jirau investe na educação da comunidade e formação de mão de obra?

A geração de emprego e renda sempre esteve no nosso foco. Assim, oferecemos incentivos, como cessão de imóveis ou terrenos a empreendedores que queiram se instalar e investir em Nova Mutum Paraná. Também promovemos a capacitação profissional da população local e firmamos parceria com o Sesc e o Sebrae, que representam mais oportunidades de qualificação, e parte dessa mão de obra é absorvida pela cooperativa dos produtores rurais ou pela Jirau Energia e em atividades terceirizadas.

Por fim, a Jirau Energia preconiza contratação local e atualmente conta com 289 pessoas em seu quadro de colaboradores, sendo 103 dos estados de Rondônia e do Acre. Como incentivo, desde 2012 a Jirau Energia, em parceria com o SENAI, promove cursos técnicos de eletromecânica e eletricista industrial, capacitando jovens aprendizes da região.

Na área da educação, em parceria com a Federação das Indústrias de Rondônia (FIERO), foi instalada uma escola do SESI em Nova Mutum Paraná, implantamos em parceria com o Governo do Estado e financiamento do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) um centro de ciência e tecnologia para alunos do Colégio Militar  de Jaci Paraná, além de construirmos 14 novas escolas e promovermos reformas para adequar outras escolas localizadas em diferentes pontos da área de influência da Hidrelétrica Jirau.

No contexto atual, em meio à pandemia, como a Hidrelétrica Jirau contribui com a comunidade?

Desde o início da pandemia globalizada, desenvolvemos seis projetos para o combate do coronavírus, em parceria com o BNDES. Fizemos muitas doações de equipamentos de proteção individual, insumos e testes para COVID-19 para as instituições de saúde e proteção dos profissionais que estão na linha de frente.

Adicionalmente, doamos mais de 20 toneladas de cestas básicas com Kit de higiene para comunidades ribeirinhas, pescadores, indígenas, produtores rurais e comunidades urbanas. Em parceria com a Associação do Observatório Ambiental, produzimos 30 mil máscaras de tecido e distribuímos para a comunidade em geral, incluindo escolas, postos de saúde da família e instituições de segurança pública.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Conab coleta dados em usinas de cana-de-açúcar para levantamentos de safra

Conab coleta dados em usinas de cana-de-açúcar para levantamentos de safra

Os números do 4º Levantamento da Safra 2023/2024 de Cana-de-Açúcar em todo o país serão divulgados no dia 18 de abril.
L
Leite de saquinho está de volta! Preço menor e mais sustentável

Leite de saquinho está de volta! Preço menor e mais sustentável

Além dos consumidores, quem agradece a volta do leite de saquinho é o planeta.
L
Prefeitura de recebe técnicos do TCE; reunião contou com a participação de secretários, assessores e equipe jurídica da Prefeitura

Prefeitura de recebe técnicos do TCE; reunião contou com a participação de secretários, assessores e equipe jurídica da Prefeitura

Também integraram a comitiva do TCE, os técnicos, Moisés Rodrigues Lopes, Aparecida de Oliveira, Oscar Carlos e Antônio Robespierre.
L
IA faz descoberta revolucionária que pode curar o câncer de próstata

IA faz descoberta revolucionária que pode curar o câncer de próstata

Para Naomi Elster, diretora de pesquisa da Prostate Cancer Research, o resultado indica uma nova forma de combater o câncer.
L
Fim do verão terá fortes chuvas em diversas regiões do país

Inmet prevê pancadas de chuvas em Rondônia entre os dias 18 e 25 de março

Inmet prevê volumes maiores que 90 mm para esta semana.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: 1º Gastro Peixe, uma celebração da culinária amazônica

Agenda News: 1º Gastro Peixe, uma celebração da culinária amazônica

Descubra os sabores do Tambaqui na Vila Calderita com pratos tradicionais e inovações gastronômicas.
L
Avião de pequeno porte cai em município do Acre

Avião de pequeno porte cai em município do Acre

Existem relatos de mortos e feridos.
L
O jurista e o advogado, Por Ives Gandra da Silva Martins

O jurista e o advogado, Por Ives Gandra da Silva Martins

É por essa razão que o advogado está no tripé que forma o Poder Judiciário: Ministério Público, Magistratura e a Advocacia, que, a meu ver, é a minha vocação.
L
EPICOVID: Governo Federal pesquisa efeitos da doença em Porto Velho e Ji-Paraná

EPICOVID: Governo Federal pesquisa efeitos da doença em Porto Velho e Ji-Paraná

Trata-se de um inquérito nacional para avaliação da real dimensão da pandemia de Covid-19 no Brasil.
L

No Amazonas, passageiros passam por momento de tensão em viagem de barco

Embarcação por pouco não tomba ao enfrentar correnteza.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L

Inscrições para Processo Seletivo de Instrutores do Idep encerram neste domingo

Podem se inscrever para as vagas previstas, desde que atendidos os critérios do Processo Seletivo de Bolsistas Instrutores
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Publicidade

POLÍTICA

JAIME BAGATTOLI: Economia de Rondônia deve muito do seu desempenho à agricultura familiar e agronegócio

JAIME BAGATTOLI: Economia de Rondônia deve muito do seu desempenho à agricultura familiar e agronegócio

Parlamentar defende mais investimento em infraestrutura e escoamento da produção
L
Deputado Edevaldo Neves solicita informações sobre funcionamento do Restaurante Universitário da UNIR

Deputado Edevaldo Neves solicita informações sobre funcionamento do Restaurante Universitário da UNIR

O pedido de informações foi motivado por uma série de reclamações recebidas pelo gabinete do deputado, vindas de alunos da UNIR, apontando para a inatividade do restaurante.
L
Famílias de Rondônia serão contempladas pelo Bolsa Verde do governo federal

Famílias de Rondônia serão contempladas pelo Bolsa Verde do governo federal

Deputada Cláudia de Jesus elogiou iniciativa do governo Lula
L
Assessoria

LEBRINHA: Hospital Santa Marcelina recebe R$350mil para fortalecer atendimento médico

A dedicação Irmã Lina e de toda a equipe é verdadeiramente inspiradora.
L
Dra. Taíssa revitalização da estrada que liga BR-364 ao distrito Fortaleza do Abunã

Dra. Taíssa revitalização da estrada que liga BR-364 ao distrito Fortaleza do Abunã

Distrito fica situado às margens do Rio Abunã e tem sido afetado pela falta de manutenção adequada.
L
Publicidade

POLÍCIA

Força Tática do 9º prende homem com mais de 100 kg de maconha na zona sul

URGENTE: Força Tática do 9º prende homem com mais de 100 kg de maconha na zona sul

O suspeito foi encaminhado ao Departamento de Polícia.
10
Carro atropela militar do Exército e motorista foge sem prestar socorro

Carro atropela militar do Exército e motorista foge sem prestar socorro

O militar seguia de moto pela Avenida Rio de Janeiro, quando um carro invadiu a preferencial e causou a colisão, depois o motorista fugiu sem prestar socorro a vítima.
14
Corolla blindado avança preferencial e causa grave acidente com duas vítimas

Corolla blindado avança preferencial e causa grave acidente com duas vítimas

O motorista do Corolla teria avançado a preferencial pela Rua José Camacho, fazendo os dois homens que estavam na moto, bater em cheio no veículo.
12
URGENTE: Ônibus cai em igarapé com vários passageiros na BR-319

ATUALIZADA: Ônibus cai em igarapé com vários passageiros na BR-319

De acordo com a PRF, o coletivo transportava cerca de 20 passageiros que saíram de Humaitá com destino a Porto Velho.
12

SEPARAÇÃO: Policial Civil invade casa, ameaça matar ex-mulher e promete suicídio

O caso aconteceu no domingo (17), no bairro Caladinho, zona sul da capital.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: CENTRO DE RETINA E VITREO DE RONDÔNIA – EIRELI

Licença Ambiental de Operação N° 243 SOL/DLA
L
Risco de fome catastrófica sobe para 1,1 milhão de palestinos em Gaza

Risco de fome catastrófica sobe para 1,1 milhão de palestinos em Gaza

Em termos percentuais, 50% dos habitantes da região estão em risco.
L
Tramas e Desconfianças em Renascer

Emoções e Conflitos em Renascer

Relações Complexas e Novas Paixões Despertam na Rotina dos Personagens
L
Ocidente reprova vitória esmagadora de Putin nas eleições

Ocidente reprova vitória esmagadora de Putin nas eleições

Kremlin diz que russos estão unidos em torno do presidente
L
O ICMS e as mudanças na Reforma Tributária, Por Dr. Ivo Ricardo Lozekam

O ICMS e as mudanças na Reforma Tributária, Por Dr. Ivo Ricardo Lozekam

O crédito acumulado de ICMS é um dos maiores problemas tributários das empresas acumuladoras de crédito.
L
Leste de Cuba tem protesto em meio a apagões e escassez de alimentos

Leste de Cuba tem protesto em meio a apagões e escassez de alimentos

Presidente Miguel Diaz-Canel pediu diálogo.
L
"Falta muito para se fazer", diz Lula ao abrir reunião ministerial

“Falta muito para se fazer”, diz Lula ao abrir reunião ministerial

Para o presidente, país foi “abandonado” pelo governo anterior
L
Morre a nadadora Joana Neves, multimedalhista paralímpica, aos 37 anos

Morre a nadadora Joana Neves, multimedalhista paralímpica, aos 37 anos

Conhecida como Peixinha, ela faleceu após parada cardiorrespiratória
L
Sinal 5G estará disponível em mais 395 municípios a partir de hoje

Sinal 5G estará disponível em mais 395 municípios a partir de hoje

As empresas têm ativado gradualmente o 5G no país, desde julho de 2022
L
FACER prestigia lançamento do 1º Conselho Infanto-Juvenil da Mulher Empreendedora e da Cultura em São Miguel - CMEC 'inhas

FACER prestigia lançamento do 1º Conselho Infanto-Juvenil da Mulher Empreendedora e da Cultura em São Miguel – CMEC ‘inhas

Em outubro de 2023, a Federação empossou o Conselho Estadual e 10 Conselhos Municipais.
L