News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Terça-Feira, 18 de Maio de 2021

Livre

RESSOCIALIZAÇÃO: Setecentos reeducandos concluem curso profissionalizante de “Atendimento ao Público”

Entrega dos certificados será feita de forma individual, seguindo todos os protocolos de segurança
Domingo, 18 de Abril de 2021 - 16:48

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) em parceria com Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia (Idep) iniciaram na quinta-feira (15) as tratativas para a entrega de 700 certificados de conclusão do curso de “Atendimento ao Público”. As entregas serão realizadas individualmente, seguindo todos os protocolos de segurança. No curso, foram pontuadas noções de atendimento a diferentes públicos utilizando estratégias de comunicação, relacionamento e operação de forma a proporcionar satisfação e fidelização.

Devido à pandemia, o curso foi readequado para não ser presencial, se enquadrando na modalidade de apostilado. A matrícula, o envio do material didático e a entrega das avaliações aos foram realizadas pelas direções das unidades prisionais.

Reunião alinhou a abertura de novas vagas; 3 mil serão disponibilizadas

Segundo o gerente de Reinserção Social, Fabio Recalde, o ensino profissionalizante permite aos privados de liberdade obter uma ocupação e, assim, prestar serviços à sociedade. “Tudo é possível a partir do momento em que temos uma oportunidade, mudamos nossas atitudes diante dela e a aproveitamos da melhor forma”, ressalta. Com relação ao trabalho desenvolvido com os detentos, Fábio acredita na capacitação, e a considera primordial para a ressocialização. “Gosto do meu trabalho e da minha contribuição para as pessoas que muitas vezes não tiveram muitas oportunidades na vida”, conclui.

Um dos fatores de impulsionamento do Projeto de Qualificação Profissional é a remição de pena. Para cada 12 horas de estudo, há redução de um dia na condenação. O projeto também tem o intuito de diminuir os índices de reincidência criminal, oferecendo capacitação como forma de propiciar aos reeducados um leque maior de alternativas para a obtenção de trabalho, após ou durante seu período de reclusão. Além de promover a ampliação das possibilidades de ressocialização, a capacitação profissional é importante para minimizar a ociosidade dos internos dentro do sistema prisional.

NOVOS CURSOS

Em reunião, o secretário de justiça Marcus Rito, a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, o gerente de reinserção social Fábio Recalde, a diretora da Escola Técnica de Porto Velho, Sylvana Ventura e a técnica, Pamela Viana, ajustaram o início de novas turmas, gerando um total de 3 mil vagas para cursos futuros de atendimento ao público, empreendedorismo e auxiliar administrativo. Os cursos se enquadram na modalidade FIC (Formação Inicial e Continuada).

Taiana Mendonça

Fonte - secom/gov-ro

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.