TERÇA-FEIRA, 23/04/2024

L

Saúde

Governo de Rondônia assegura celeridade para iniciar construção do Hospital de Urgência e Emergência

Governador, coronel Marcos Rocha, destaca nova fase para economia e saúde do Estado

Publicado em 

Governo de Rondônia assegura celeridade para iniciar construção do Hospital de Urgência e Emergência - News Rondônia

Em coletiva de imprensa neste sábado (17), no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho, o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, explicou as novas medidas de enfrentamento à pandemia contidas no  Decreto nº 25.981 de 16 de abril de 2021, que fortalece o setor econômico, mas condicionado ao cumprimento de protocolos sanitários para evitar o avanço da covid-19 e ainda anunciou o planejamento para iniciar a construção do novo Hospital de Emergência e Urgência (Heuro) este ano. O edital para contratar a empresa responsável pela obra foi publicado ontem e as propostas começam a ser recebidas na segunda-feira (19).

Governo de Rondônia assegura celeridade para iniciar construção do Hospital de Urgência e Emergência - News Rondônia

Na coletiva, o governador comentou sobre os avanços nos trâmites para a construção do Heuro

NOVO DECRETO

Com o novo decreto, as atividades econômicas estão permitidas a funcionar todos os dias; antes havia restrições aos fins de semana para alguns segmentos, mas é preciso observar o percentual de ocupação dos estabelecimentos que é de 30% na Fase 1 do Plano Todos por Rondônia, na qual todos os municípios rondonienses estão enquadrados; o uso de máscara de proteção facial e higienização das mãos, além do horário permitido que é até às 23h. Não são permitidas aglomerações e as novas medidas são destinadas a dar condições para que os rondonienses possam garantir o sustento de suas famílias. Os músicos, por exemplo, poderão fazer apresentações em bares e restaurantes, que por sua vez, poderão manter as portas abertas, inclusive aos fins de semana, respeitando o limite do horário permitido em decreto.

O governador reforçou que as novas regras do decreto de enfrentamento à pandemia devem ser acompanhadas de auto responsabilização. ‘‘O Governo de Rondônia manterá as fiscalizações, pela qual parabenizo o coronel Gregório, comandante do Corpo de Bombeiros, que tem feito junto com toda equipe um excelente trabalho, mas peço a população auto responsabilização, de seguir o que estamos orientando no decreto, pois caso contrário, teremos aumento de casos da doença e será preciso haver mais restrições, e é tudo o que não queremos’’, afirma.

Marcos Rocha ainda destacou que busca continuamente o equilíbrio entre a economia e a preservação de vidas e que no ato normativo considera as medidas adotadas pelo Poder Executivo para controlar o vírus, como os drives-thrus de testagem rápida da covid-19. Só esta semana foram realizadas três ações de  testes rápidos em massa nesta modalidade em Ji-Paraná (87 positivos), Pimenta Bueno (45 positivos) e Jaru (29 positivos). Ação considerada essencial para quebrar a cadeia de transmissão, pois os que recebem diagnóstico positivo são orientados a ficarem isolados, além de evitar o agravamento da doença,   pois há a oferta de kits de medicamentos para os que aceitam voluntariamente. Já foram executadas 14 edições de drive-thru de testagem rápida, que faz parte das ações do” Mapeia Rondônia” do Governo do Estado.

Outro fator, considerado fundamental para o controle do vírus é o avanço da vacinação. Na madrugada deste sábado recebeu mais uma remessa de 40.150 mil doses de vacinas do Governo Federal, que tem trabalhando em conjunto para salvar a vida dos rondonienses, o Governo de Rondônia está na expectativa da chegada de 1 milhão de doses da vacina adquirida com recurso próprio para ampliar a quantidade de pessoas imunizadas.

Mas o momento ainda é de cautela. Conforme o decreto, fica proibida a abertura de balneários, boates, casas de shows e congêneres, inclusive o aluguel de clubes, propriedades ou edificações com a mesma finalidade, bem como a realização de festas privadas, nas Fases 1, 2 e 3. Fica também expressamente proibida a venda de bebidas alcoólicas das 23h (vinte e três horas) às 6h (seis horas), todos os dias, em todos os estabelecimentos que as comercializem. Funcionarão com limitações serviços educacionais, velórios, hotéis, eventos, atividades desportivas, academias, assim como os serviços públicos.

O chefe do Executivo Estadual ainda reforçou que tem se empenhado na política de ampliação de microcrédito para socorrer os pequenos negócios; setor que sofreu um acentuado impacto econômico na pandemia. Para isso foi criado por meio da Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi) o Programa de Apoio às Micros e Pequenas Empresas e Empreendedores de Pequenos Negócios do Estado de Rondônia (Proampe). O programa encontra-se na etapa de capacitação dos agentes de crédito para posterior inauguração das unidades de crédito, a princípio em 13 municípios, mas deve alcançar gradativamente todo o Estado. A missão é conceder financiamentos sem burocracia e com taxas de juros baixíssimas.

HEURO

A manhã de sábado também foi marcada por um momento histórico para Rondônia. O Estado que já foi apontado nacionalmente como detentor do pior hospital de urgência e emergência do país, dá início a uma nova história para a saúde dos rondonienses com a publicação em Diário Oficial do edital para contratação de empresa que vai construir o Hospital de Emergência e Urgência de Rondônia (Heuro), em substituição ao Hospital João Paulo II, onde atua uma equipe altamente capacitada, mas com o contraste de ter uma estrutura ultrapassada.

Ainda na coletiva, o governador, coronel Marcos Rocha, destacou que a nova unidade hospitalar de Emergência e Urgência de Rondônia é prioridade do Governo, pois é um compromisso dar à população um lugar digno para o tratamento médico-hospitalar. Ele lembrou que uma das primeiras medidas que adotou na gestão foi o “SOS João Paulo” para retirar os pacientes do chão do hospital, com a contratação de leitos em unidades particulares.

Ao mesmo tempo, houve um trabalho com afinco pela equipe da Superintendência Estadual de Licitações (Supel), e Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), juntamente com a consultoria da empresa B3, uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro no mundo, para dar celeridade aos trâmites das etapas para que o novo hospital se torne uma realidade, que culminou no certame. ‘‘É um momento de muita alegria, depois de muitos anos de espera pela nossa população, temos agora a abertura do edital para construção do Heuro, que vai substituir o Pronto Socorro João Paulo II, que já não tem uma estrutura adequada, permitindo o início da construção ainda este ano, em um modelo inovador, o Built to Suit(BTS), que garante mais rapidez na construção’’, afirma o governador.

‘‘A partir de segunda-feira (19), em um prazo de 30 dias, as empresas poderão apresentar suas propostas. Tornar o Heuro uma realidade é um processo complexo com diversas fases na qual aplicamos as diretrizes do Governo de transparência, dentro da legalidade e de forma célere. É uma modalidade diferente para Rondônia e vai permitir em curto prazo cumprir essa entrega à população. O Estado fará o pagamento mensal, o VPM, durante a construção, e ao ser concluído, o hospital será revertido ao Governo’’, garante o superintendente Estadual de Licitações (Supel), Israel Evangelista.

“É a realização de um sonho, pois o Pronto Socorro João Paulo II possui excelentes profissionais, mas a estrutura é arcaica e pequena. Têm 140 leitos, sendo que no novo hospital serão 399. O João Paulo tem 10 leitos de UTIs e quatro salas de cirurgias, teremos 64 leitos de UTIs e 10 salas de cirurgias no Heuro, além dos novos espaços como, por exemplo: sala de Hemodinâmica para fazer cateterismo cardíacos, angiografias cerebrais, abdominais e coronárias’’, disse o secretário de Estado da Saúde (Sesau), Fernando Máximo.

O governador destacou ainda que o Hospital de Campanha da covid-19, servirá no pós-pandemia como unidade hospitalar de retaguarda para o Heuro. ‘‘Nós estamos trabalhando para fortalecer a saúde. A pandemia vai embora e Rondônia terá uma estrutura adequada para atendimento médico, seguindo firme em todos os eixos de desenvolvimento por meio de uma administração transparente e correta, seja na estrada, na Educação, na Economia, na Segurança ou na Saúde’’, afirma o governador.

TRANSPARÊNCIA

Conhecido pela postura firme contra a corrupção, o coronel Marcos Rocha, questionado pela imprensa sobre a CPI do Senado, que tem proposta de investigar o uso de verbas federais transferidas a estados e municípios no combate a pandemia, assegurou que o Governo de Rondônia trabalha com transparência e responsabilidade com o recurso público e que todos os repasses do Governo Federal foram aplicados para a finalidade a qual foi destinada, e que todo tipo de investigação só culminará na comprovação de que pelo Governo de Rondônia os recursos são aplicados de forma útil para a população, sendo o Estado reconhecido com 100% de transparência nacionalmente e internacionalmente.

 

Vanessa Moura

Fotos: Ésio Mendes

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Hospital Regional de Guajará-Mirim vai fortalecer atenção especial à saúde indígena

Hospital Regional de Guajará-Mirim vai fortalecer atenção especial à saúde indígena

Um espaço maior para melhor acomodação das pessoas foi previsto, considerando a prática comum entre povos indígenas em trazer mais de um acompanhante aos serviços de saúde.
L
Mais de 400 médicos participam de reunião pedindo melhores condições de trabalho

Mais de 400 médicos participam de reunião pedindo melhores condições de trabalho

Na oportunidade, o presidente Dr. Lucas Levi G. Sobral apresentou dados relacionando a quantidade de médicos que se formam no Estado com a quantidade de inscritos no CRM e transferidos para outras regiões do Brasil.
L
Nova vacina contra a covid-19 chega à população em 15 dias

Nova vacina contra a covid-19 chega à população em 15 dias

Saúde confirmou compra de 12,5 milhões de doses da Moderna
L
Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

População prioritária é de 75,8 milhões de pessoas
L
Brasil-atinge-1_6-mil-mortes-confirmadas-por-dengue

Brasil atinge 1,6 mil mortes confirmadas por dengue

Distrito Federal tem maior total de casos prováveis: 7,9 mil x 100 mil
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Pesquisa do Ministério vai investigar saúde e nutrição de crianças até 6 anos

Pesquisa do Ministério vai investigar saúde e nutrição de crianças até 6 anos

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias em 124 municípios brasileiros. Visitas domiciliares começam no próximo dia 29.
L
Mais de 39 mil novas Carteiras de Identidade Nacional foram emitidas em Rondônia

Mais de 39 mil novas Carteiras de Identidade Nacional foram emitidas em Rondônia

A coleta dos dados biométricos e atualização cadastral é a última etapa da emissão da CIN, o tempo de espera é em torno de uma hora.
L

PodCast Conexão RH entrevista: Marcos Combate

Marcos generosamente nos brindará com sua história inspiradora, compartilhando os desafios enfrentados e as lições aprendidas ao longo de sua jornada rumo ao sucesso empresarial.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vagas de Emprego

Empresa anuncia vaga para Gerente de Loja em Porto Velho

A vaga, divulgada recentemente, destina-se a indivíduos com experiência comprovada na área e habilidades excepcionais de gerenciamento.
L
Vaga de Empregos

Bahrem Burger e Grill abre vaga para Cozinheiro(a) em Porto Velho

A vaga oferece oportunidade de trabalho em tempo integral e não informa o salário, mas promete um ambiente dinâmico e desafiador.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Nova Era abre vaga para Operador de Empilhadeira em Porto Velho

A posição oferece regime de trabalho em tempo integral e apresenta benefícios como Seguro de Vida, Vale-Transporte e Vale-Compras.
L
Vagas de Emprego

APVS BRASIL REGIONAL RONDÔNIA anuncia oportunidades para Vendedores Externos em Porto Velho

A oportunidade foi divulgada em 23 de abril de 2024 e oferece regime de trabalho em tempo integral.
L
Vagas de Emprego

MACRIS SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS anuncia vagas para Vendedores Internos em Porto Velho

A oportunidade foi divulgada em 22 de abril de 2024 e é para um trabalho em tempo integral, com horário a combinar.
L
Publicidade

POLÍTICA

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Sesau responde pedido de mutirão de cirurgias ortopédicas feito pela Dra. Taíssa

Resposta aborda que medida indicada não é uma alternativa considerada nesse momento.
L
Pedido de Providência Atendido: Vereador Valtinho Canuto articula limpeza na Rua Guaíra, Bairro Aeroclube

Pedido de Providência Atendido: Vereador Valtinho Canuto articula limpeza na Rua Guaíra, Bairro Aeroclube

A área estava envolta por mato alto e acúmulo de lixo, criando um ambiente propício para a proliferação de animais peçonhentos e insetos, colocando em risco a saúde e a segurança dos residentes locais.
L
Fernando Máximo denuncia exclusão de crianças autistas em instituições de ensino

Fernando Máximo denuncia exclusão de crianças autistas em instituições de ensino

A ação fez parte de uma série de atividades alusivas ao Dia Mundial de Conscientização ao Autismo que é comemorado no mês de abril e trouxe como proposta importantes reflexões e discussões acerca dos direitos das pessoas que sofrem com este transtorno.
L
Lebrinha destina recursos para um novo refeitório na Escola Irmãs Juliane e Alini a pedido do Gardell

Lebrinha destina recursos para um novo refeitório na Escola Irmãs Juliane e Alini a pedido do Gardell

O recurso já está na conta bancária da prefeitura para execução da obra.
L
Ruas no Bairro Aeroclube são sinalizadas após solicitação do vereador Edimilson Dourado

Ruas no Bairro Aeroclube são sinalizadas após solicitação do vereador Edimilson Dourado

Conforme informou o parlamentar, moradores do Aeroclube informaram que a sinalização nos cruzamentos estava precária e muitos motoristas acabavam por invadir as vias preferenciais.
L
Publicidade

POLÍCIA

IDENTIFICADO: Apenado monitorado ameaçado por facção é morto a tiros na zona sul

IDENTIFICADO: Apenado monitorado ameaçado por facção é morto a tiros na zona sul

O Samu fez a constatação do óbito.
18
Em Porto Velho, PRF recaptura foragido da Justiça acusado de tráfico de drogas

Em Porto Velho, PRF recaptura foragido da Justiça acusado de tráfico de drogas

O homem ainda tentou fugir, mas logo foi recapturado
10
Câmera registra explosão em apartamento que deixou casal ferido na zona sul

Câmera registra explosão em apartamento que deixou casal ferido na zona sul

O Corpo de Bombeiros foi acionado e fez o controle das chamas.
10
Sitiante mata Arara Vermelha e é denunciado por vizinho

Sitiante mata Arara Vermelha e é denunciado por vizinho

De acordo com o relato do denunciante, ele testemunhou quando o sitiante, portando um rifle calibre 22, disparou contra a arara vermelha.
12
Morador de rua é esfaqueado durante briga no centro

Morador de rua é esfaqueado durante briga no centro

Testemunhas disseram que o rapaz chegou em frente de um colégio, pedindo ajuda e sangrando.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Sete linhas sofreram alterações nos horários, além de reforço de ônibus em algumas linhas
L
Prefeitura lamenta atos de vandalismo em espaços públicos e pede apoio da população

Prefeitura lamenta atos de vandalismo em espaços públicos e pede apoio da população

Depredação do patrimônio público é considerada crime e deve ser denunciada para a Polícia Militar
L
Serviços de recuperação são executados em 35 quilômetros da RO-418, antiga Linha 7, em Cacoal

Serviços de recuperação são executados em 35 quilômetros da RO-418, antiga Linha 7, em Cacoal

Desde o início do mês de março, nossos servidores iniciaram os serviços e melhorias na remoção de pedras.
L
Sistema vai monitorar movimentação diária do volume de vendas na Rondônia Rural Show Internacional

Sistema vai monitorar movimentação diária do volume de vendas na Rondônia Rural Show Internacional

O sistema de monitoramento da nova edição da Rondônia Rural Show apresenta melhorias visuais e novas funcionalidades no formulário de monitoramento.
L
Projeto Rondônia Sustentável apresenta estratégias para conservação e desenvolvimento ambiental

Projeto Rondônia Sustentável apresenta estratégias para conservação e desenvolvimento ambiental

Adicionalmente, o projeto prevê a revisão e detalhamento do ZEE do estado de Rondônia e a recuperação de áreas desmatadas.
L
Alunos da Escola Meu Pequeno Jones visitam pontos turísticos e Prédio do Relógio em Porto Velho

Alunos da Escola Meu Pequeno Jones visitam pontos turísticos e Prédio do Relógio em Porto Velho

Crianças percorreram pontos históricos e foram recebidos pelo prefeito da Capital
L
Equipes da Sema e da Defesa Civil visitam áreas atingidas pelas alagações na zona Sul da capital

Equipes da Sema e da Defesa Civil visitam áreas atingidas pelas alagações na zona Sul da capital

Locais estão em áreas de proteção ambiental e técnicos avaliam ações preventivas
L
Prefeitura e parceiros concluem manutenção e reforço na estrutura da ponte João Ramos na Linha 22

Prefeitura e parceiros concluem manutenção e reforço na estrutura da ponte João Ramos na Linha 22

Ponte faz a travessia sobre o rio das Garças, na região conhecida como Bacia Leiteira
L
Prefeitura intensifica trabalho de desobstrução de bueiros

Prefeitura intensifica trabalho de desobstrução de bueiros

Medida preventiva tem como objetivo reduzir o impacto das fortes chuvas
L
Beneficiários do Bolsa Família devem atualizar pesagem até 30 de junho

Beneficiários do Bolsa Família devem atualizar pesagem até 30 de junho

Em Porto Velho, mais de 63 mil famílias recebem o auxílio e podem comparecer às unidades de saúde para realizar o acompanhamento
L