News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Sexta-Feira, 07 de Maio de 2021

Livre

Emater registra alta na produção de leite em Cabixi; biotecnologia de fertilização in vitro é utilizada

A ação foi realizada pela equipe local da Emater que vem oferecendo todo o suporte técnico aos produtores.
Sexta-Feira, 16 de Abril de 2021 - 16:39

Visando contribuir com resultados positivos para a produção leiteira, o Governo de Rondônia, por meio da Entidade Autárquica de Assistência e Extensão Rural do Estado (Emater) realiza uma série de programas de fomento voltados aos agricultores familiares vocacionados à atividade no Estado, com o programa de melhoramento genético do rebanho, no Cone Sul.

Com quase cinco anos em desenvolvimento, o programa utiliza a biotecnologia de fertilização in vitro, onde o método vem se tornando cada vez mais eficaz na região, com o objetivo de promover o melhoramento genético do rebanho com material comprovadamente de qualidade superior.

Desenvolvido por técnicos da Emater, o programa abrange seis municípios da região Sul e já beneficiou cerca de 50 agricultores, gerando quase 500 prenhezes de animais da raça girolando de alto padrão genético. O gerente regional da Emater no Cone Sul, Cleverson Oliveira, conta que neste ano de 2021, já foi possível fazer o registro das primeiras produções de algumas matrizes oriundas desse projeto no município de Cabixi. A ação foi realizada pela equipe local da Emater que vem oferecendo todo o suporte técnico aos produtores.

“O resultado do programa está sendo satisfatório, pois já se podem visualizar nas propriedades assistidas pela Emater, animais obtendo picos de produção em torno de 25 litros/dia. Isso é um marco para a agricultura familiar, já que o rebanho da região possui uma média de 5 litros/vaca/dia”, reforça o gerente regional.

Cleverson também destaca que os resultados são frutos de um trabalho de excelência desenvolvido pela assistência técnica e extensão rural junto aos produtores da agricultura familiar. A produção alta fortalece o ânimo e incentiva os produtores da região.

PROGRAMA

O programa de melhoramento genético do rebanho leiteiro é desenvolvido para que o produtor realize a técnica de inseminação artificial e adote o sistema de fertilização in vitro (FIV) para a produção de bezerras geneticamente melhoradas.

A equipe técnica da Emater é responsável por orientar no sistema de produtividade diária de leite de vaca, focando também na conservação das áreas de cultivo, por meio da  correção do solo com calcário, o manejo adequado das pastagens e do rebanho e um melhoramento genético gradual e constante do rebanho, priorizando sempre uma relação equilibrada entre custo e remuneração.

Fonte - 010 - SECOM - GOV/RO

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.