News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Quinta-Feira, 06 de Maio de 2021

Livre

'Implantação do órgão em locais estratégicos de Rondônia' é tema de treinamento da Defesa Civil

Logo na abertura do curso foi enfatizada a necessidade da criação do departamento em cidades que ainda não possuem Defesa Civil Municipal.
Sexta-Feira, 16 de Abril de 2021 - 16:36

Dando sequência à 2ª edição de capacitação para profissionais da Defesa Civil da esfera municipal, o Governo de Rondônia, por meio do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), abordou a importância da extensão e implantação do órgão público, demonstrando diversos desafios encontrados em situações de desastres em nível regional. Ação, que reuniu participantes de 15 cidades do Estado, foi realizada nesta sexta-feira (16), no Teatro Guaporé, em Porto Velho.

Logo na abertura do curso foi enfatizada a necessidade da criação do departamento em cidades que ainda não possuem Defesa Civil Municipal. De acordo com a técnica operacional da Defesa Civil do Estado e também palestrante, subtenente Patrícia Martinez, o surgimento do órgão facilita a comunicação entre as duas esferas, possibilitando agilidade na obtenção dos serviços. “O primeiro passo vem do incentivo dos gestores municipais para desenvolver e alavancar este trabalho. Depois, entram com estruturas, leis e os treinamentos como estes que oferecemos”, explica.

Ainda, segundo Patrícia, para estruturar e capacitar os integrantes de cada região, o ato de criação do departamento deve está alinhado com o Decreto n. 10.593, de 24 de dezembro de 2020, que organiza o funcionamento do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Durante a segunda fase de formação dos profissionais, o comprometimento e o teor técnico-científico nas informações expostas no curso foram bem avaliados por seus participantes. Como destaca Ieda Alves Mendonça, representante de Candeias do Jamari (RO), “Com este treinamento pudemos abrir nossos horizontes, aprendendo as nuances dos trabalhos passo a passo, tendo em vista a realidade de ser uma missão totalmente desafiadora”.

Representando a cidade de Alvorada d’Oeste, o participante José Sampaio, reforçou a necessidade de constituir equipes de excelência em cada órgão municipal a partir das formações adquiridas pelo curso. “É fundamental a união das gestões Estadual e Municipal, a fim de atuar em prol do povo rondoniense. Sabemos que os casos de desastres são comuns e ocorrem consequentemente devido à força da natureza. Por isso, precisamos solidificar ainda mais as ações através de instruções como estas que o Governo nos propôs”.

Romilda dos Santos, que veio de Cacaulândia aprender sobre a atuação da Defesa Civil, levará a experiência adquirida a outros membros que integrarão futuramente o órgão na sua cidade. “São informações novas, revestidas de conceitos técnicos que apoiam no momento da atividade. O Poder Executivo junto ao Corpo Bombeiros Militar estão de parabéns por aplicarem este trabalho”, agradece.

De acordo com um dos organizadores do evento, major BM Jesus Castro, os objetivos desta 2ª edição de treinamento foram alcançados e o módulo de ensino sensibilizou para que seja dado início a criação e a instalação de futuras unidades municipais da Defesa Civil em todo território rondoniense. “Nosso órgão de proteção e defesa é um sistema que deve ser sólido em sua atuação. Isso foi reforçado ao longo dos dois dias de encontros. Esperamos, a partir de agora, chegar à terceira etapa de formação, que irá encerrar este ciclo”, explica.

 

Terceira fase de capacitação ocorrerá no polo de cada município

 

 

CIDADES PARTICIPANTES

No mês de março, o treinamento foi voltado às coordenações e membros de 17 cidades que atende o órgão de Defesa Civil. Desta vez, no curso teve a integração de mais 15 municípios de Rondônia, como: Alto Alegre dos Parecis, Alta Floresta do Oeste, Urupá, Campo Novo, Teixeirópolis, Alvorada do Oeste, Candeias do Jamari, Cacaulândia, Jaru, Mirante da Serra, Seringueiras, Primavera de Rondônia, Chupinguaia, Vale do Paraíso e São Felipe do Oeste. No total, cerca de 32 cidades somente neste ano, já receberam a capacitação.

PRÓXIMA ETAPA

A 3ª edição de capacitação ocorrerá nos próximos dias, com data que ainda será divulgada. Também será realizado um estágio da Defesa Civil regionalizado nos polos de cada município . A medida irá reforçar a necessidade da atuação do departamento, bem como a realidade prática do serviço desempenhado por seus profissionais.

Fonte - 010 - SECOM - GOV/RO

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.