News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Sabado, 08 de Maio de 2021

Livre

Ações preventivas na rede municipal de ensino são reforçadas

DSE se prepara para o retorno das aulas com capacitação para professores sobre temas relacionados à pandemia
Sexta-Feira, 16 de Abril de 2021 - 14:28

A Prefeitura de Porto Velho se prepara para o retorno das aulas presenciais, após o controle da pandemia da Covid-19, com a intensificação de capacitação dos professores, orientadores e diretores das escolas das zonas urbana e rural, nas medidas de saúde que devem ser respeitadas para controlar a doença.

As ações são coordenadas pelo Departamento de Saúde Escolar (DSE), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que foi reestruturado pelo prefeito Hildon Chaves no início da administração. Compete ao departamento a execução do Programa Saúde na Escola (PSE), que inclui a atenção integral (prevenção, promoção, atenção e formação) à saúde de crianças, adolescentes, jovens e adultos do ensino público.

As diretrizes e objetivos do PSE vão além de uma estratégia de integração das políticas setoriais. “O departamento e o programa são essenciais neste momento de pandemia. O nosso intuito é trabalhar com o aluno a parte de prevenção para que possa desenvolver o cognitivo. Precisamos dar suporte às crianças e para as dificuldades que a pandemia trouxe”, explica Márcia de Souza, coordenadora do Programa Educacional de Resistências às Drogas e a Violência (Proerd), que responde interinamente pelo DSE.

Só neste ano foram realizados 14 encontros com gestores e orientadores de diferentes escolas para debater temas relacionados ao novo Coronavírus.

O material explicativo foi atualizado e novas cartilhas com conteúdo educativo referente à doença serão entregues aos profissionais em breve.

“Temos focado ainda no suporte aos nossos professores. Este é um momento de dor, em que muitos perderam pessoas queridas e o cotidiano na educação também mudou. Isto afeta psicologicamente os nossos colaborares”, destacou Márcia.

PREVENÇÃO

Recentemente foram entregues cerca de 10 mil máscaras e 5 mil kits de higiene bucal nas escolas municipais localizadas na região de Ponta do Abunã. A destinação final do material foi direcionada aos alunos da educação básica, como reforço na proteção contra a Covid-19 e saúde dentária.

No total, 32 escolas, que ficam próximas da fronteira com o estado do Acre, foram atendidas. Cada estudante recebeu duas máscaras e um kit de higiene bucal.

Fonte - 010 - SMC - Superintendência Municipal de Comunica

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.