QUINTA-FEIRA, 18/04/2024

L

Saúde

Entenda os benefícios e o que ainda é discutível sobre o método de introdução alimentar para bebês

A sigla, traduzida para o português, significa 'desmame guiado pelo bebê'. A ideia consiste em deixar a criança iniciar o contato com os alimentos de forma mais independente - mas método não é consenso entre especialistas.

Publicado em 

Entenda os benefícios e o que ainda é discutível sobre o método de introdução alimentar para bebês - News Rondônia

Criado pela enfermeira Gill Rapley, no Reino Unido, o método BLW (baby-led weaning, "desmame guiado pelo bebê" em português) defende mais autonomia para os bebês na hora da introdução de novos alimentos que não sejam o leite materno. A ideia, que está longe de ser uma unanimidade entre especialistas, prevê o fim da papinha e do uso de talheres.

Entenda os benefícios e o que ainda é discutível sobre o método de introdução alimentar para bebês - News Rondônia

O que é o método BLW?

Tradicionalmente, a partir dos 6 meses, os bebês podem começar a fazer uma transição alimentar e experimentar novos alimentos. Fora do método BLW, os pediatras recomendam que os pais conduzam gradualmente o filho no caminho até uma mastigação mais firme – o processo começa pela apresentação das papinhas líquidas, depois pastosas, depois semissólidos até chegar aos alimentos sólidos.

O BLW prevê a menor interferência possível dos pais na hora de apresentar novos alimentos. Tudo o que for oferecido precisa manter ao máximo a textura original, com a comida cortada em pedaços ou tiras, sem o uso de talheres. O bebê deve receber as porções, usar as mãos e escolher o que deve comer e o quanto tempo quer demorar.

"É a oferta de alimentos que não sejam adaptados em consistência, que o preparo seja o mais natural possível em termos de consistência e de apresentação" – Hélcio de Sousa Maranhão, membro do Departamento Científico de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Vantagens

A inclusão de alimentos cada vez mais in natura e um despertar sensorial mais cedo para os bebês é, segundo os cientistas, uma medida que pode reduzir a chance de a criança ter problemas alimentares no futuro e desenvolver obesidade.

"Talvez o BLW desperte na família a necessidade que foi ao longo do tempo sendo desprestigiada. De que essa criança tenha contato com o alimento, que ela pegue, que ela manuseie, que ela sinta o cheiro, e que ela sinta a consistência da forma original", disse Maranhão.

Uma revisão dos estudos científicos já publicados sobre o assunto, divulgada em janeiro de 2020 por pesquisadores brasileiros, analisou 17 artigos sobre o BLW. O método, segundo os autores, aumentou a saciedade do bebê e gerou uma adequação do ganho de peso.

De acordo com o pediatra, de certa forma, há um resgate de uma alimentação natural. Ele defende que o manuseio e a manipulação são fundamentais na infância, o que pode contribuir para a criança ser menos seletiva no futuro e os pais poderem dizer finalmente: meu filho come de tudo.

"Muitas vezes a criança não é estimulada no que diz respeito a perceber as cores dos alimentos, o sabor, a textura, e isso pode ser um risco para que futuramente seja uma criança seletiva. Porque ela não conheceu isso ao longo desse aprendizado".

O que ainda é incerto

Esta relação direta entre o BLW e alimentação mais completa durante os primeiros anos de vida ainda não foi comprovada. Além de evitar uma seletividade por parte da criança, a criação do BLW também esperava taxas menores de obesidade e outros distúrbios alimentares.

O revisão brasileira também apontou a chance de redução da absorção de alguns nutrientes importantes. Além disso, em um estudo randomizado controlado sobre o método, as pessoas foram divididas aleatoriamente em dois grupos.

No total, foram 206 mães no final da gravidez, sendo que metade administrou o BLW e, a outra metade, não. Segundo a pesquisa, que foi publicada na revista "Jama Pediatrics", "nenhuma evidência sugeriu uma diferença na prevalência de "excesso de peso" entre as crianças ao longo do acompanhamento.

"Uma abordagem conduzida por bebês (BLW) para a alimentação complementar não parece resultar em um crescimento mais saudável ou em um risco reduzido de excesso de peso em comparação com as práticas tradicionais de alimentação", escreveram os autores do artigo.

Magalhães também diz que outros estudos apontaram uma leve deficiência de alguns nutrientes, como o ferro, comum em alimentos com consistência mais firme. Por ser uma escolha do bebê, segundo ele, não há a garantia de que ele irá comer de tudo um pouco, medida geralmente estabelecida pelos pais.

"Nessa alimentação, a vontade pessoal do bebê pode prejudicar a relação com alguns produtos que contêm zinco e vitaminas como a B12. Então, existem alguns estudos iniciais que já demonstraram que pode acontecer uma ingestão menor de micronutrientes".

Além disso, há o risco de a criança engasgar em saber exatamente como mastigar corretamente durante o desenvolvimento, o que assusta e precisa de monitoramento constante – isso também foi um dos pontos relatados na revisão brasileira publicada em janeiro de 2020. O método, apesar de ter menos intervenção dos familiares na preparação, precisa de uma vigilância para evitar acidentes.

"A nossa impressão é que o BLW poderia inclusive dar mais trabalho. A vigilância teria que ser até maior, justamente para evitar o engasgo. Mas o que o método recomenda? Que os pais não sejam um agente facilitador. Confiar na capacidade dessa criança de se autoalimentar", completou Magalhães.

Juntando as duas coisas

O pediatra recomenda um meio-termo. Uma alimentação guiada pelos pais, respeitando também o tempo do neurodesenvolvimento da criança, como a mastigação, a deglutição e o próprio paladar. Mas, de fato, incluir alimentos naturais e, além disso, respeitar a sensação de saciedade.

"Quando você faz uma alimentação balanceada no prato, atendendo à consistência cada vez maior para as crianças, atendendo às particularidades daquela determinada faixa de idade, certamente essa alimentação vai ser muito mais facilitada e não vai ser conturbada ou perturbada", opina Magalhães.

"Importante é ela comer em um período de tempo razoável. Agora, a gente não pode querer que uma criança faça uma refeição ultrarrápida. Mesmo estando nos tempos que estamos".

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Rondônia realiza primeiro transplante ósseo da região Norte

Todo o procedimento, desde a captação até a distribuição do tecido a ser transplantado, é gratuito.
L
Após covid, OMS define doença propagada "pelo ar"

Após covid, OMS define doença propagada “pelo ar”

Organização divulgou nesta quinta documento técnico sobre o tema
L
PAC Saúde: estados e municípios selecionados devem formalizar proposta

PAC Saúde: estados e municípios selecionados devem formalizar proposta

Nova etapa é obrigatória
L
Quase 4 bilhões de pessoas correm risco de infecção pelo Aedes

Quase 4 bilhões de pessoas correm risco de infecção pelo Aedes

Alerta é de técnica da Organização Mundial da Saúde
L
Teste para HTLV passa a ser indicado para gestantes durante pré-natal

Teste para HTLV passa a ser indicado para gestantes durante pré-natal

Proposta é reduzir a transmissão vertical do vírus durante amamentação
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Coluna do Simpi – Produção industrial cai 0,3% diz IBGE

Essa situação, combinada com a oscilação da taxa de câmbio, pode impactar ainda mais os preços finais dos produtos.
L

Zona de convergência provoca chuva na maior parte dos estados do norte

Sob alerta de perigo, chuvas ainda são previstas para hoje em Rondônia.
L
ELDORADO: PF realiza operação para coibir garimpo ilegal em Rondônia

ELDORADO: PF realiza operação para coibir garimpo ilegal em Rondônia

A ação que contou com a participação de 79 agentes públicos, resultou na inutilização de oito dragas usadas para extração de ouro.
10

Agenda News entrevista: Thais Cahulla e Queila Costa

Assista nesta quinta-feira, às 17h, no programa Agenda News da newstv.tv.br para uma entrevista especial com Thais Cahulla e Queila Costa, conduzida por Renata Camurça.
L

Agenda News: Descubra o poder do Fotorejuvenescimento com Luciana Belegante

Revitalize sua pele, elimine manchas e rugas com a técnica inovadora de Luz Intensa Pulsada (LIP).
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

A Empresa Minalinda está Contratando: Vaga Disponível para Auxiliar de Serviços Gerais / Produção

Estamos buscando um profissional dedicado e trabalhador para se juntar à nossa equipe.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Vagas de Emprego

Empresa abre vaga para Vendedor(a) em Porto Velho

A vaga, disponível em tempo integral, oferece um salário mensal de R$ 1.600,00, além de benefícios como Ajuda de Custo.
L
Vagas de Emprego

ULTRA POPULAR abre vaga para Auxiliar Administrativo em Porto Velho

O cargo oferece uma oportunidade em tempo integral, com um salário mensal de R$ 1.800,00.
L
Vaga de Empregos

SEGURESAT abre vaga para Auxiliar Técnico em Porto Velho

A vaga oferece uma excelente oportunidade para aqueles que desejam ingressar no campo da segurança eletrônica e desenvolver suas habilidades técnicas.
L
Publicidade

POLÍTICA

Na Comissão de Aviação e Transportes, Cristiane Lopes conquista audiência pública para o debate dos desafios nos voos da Região Norte

Este é mais um passo significativo na incansável batalha da deputada federal para resolver o caos dos voos na região, especialmente em Rondônia
L
Cláudia de Jesus defende contratação de professores auxiliares e cuidadores para inclusão de alunos PCDs

Cláudia de Jesus defende contratação de professores auxiliares e cuidadores para inclusão de alunos PCDs

Indicação visa melhorar o suporte em sala de aula para estudantes com deficiência.
L

Programa Comunidade News entrevista: Reginaldo Souza de Oliveira

Sintonize no programa Comunidade News nesta quinta-feira, dia 18, às 15h30, para uma entrevista com Reginaldo Souza de Oliveira
L
FOGAÇA: Máquinas da SEMOB atuam nos bairros Três Marias, Universitário e Fortaleza após visita do prefeito e vereadores

FOGAÇA: Máquinas da SEMOB atuam nos bairros Três Marias, Universitário e Fortaleza após visita do prefeito e vereadores

Vereador destaca ação da prefeitura para minimizar alagamentos
L
Assembleia discute situação da Estação Ecológica Soldado da Borracha em audiência pública

Assembleia discute situação da Estação Ecológica Soldado da Borracha em audiência pública

Evento aconteceu em Cujubim, na última quarta-feira (17).
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Casal fica ferido em acidente entre motos na zona leste

A PM fará o registro do acidente.
12

FICCO/RO realiza prisão por tráfico de drogas na capital

O advogado detido é investigado pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico.
10

URGENTE: Dupla é presa com moto roubada após perseguição e tiroteio na zona sul

Os suspeitos foram encaminhados ao Departamento de Flagrantes.
12

PM recebe denúncia e prende apenado monitorado com tornozeleira desligada e drogas na zona leste

O suspeito era monitorado por tornozeleira eletrônica, porém o objeto estava desligado.
10

PF deflagra operação em combate a crimes contra a Previdência Social em Rondônia

Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em RO e SP, com a determinação judicial de sequestro de bens que ultrapassam R$ 18 milhões.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Estudantes indígenas de Rondônia compartilham experiências etnoculturais na 2ª edição da Maloca

O governador de Rondônia, Marcos Rocha ressaltou que, o projeto colabora no desenvolvimento humano da população do Estado.
L

Publicado resultado final do processo seletivo para contratação de professores Classe C, cuidador e intérprete de Libras

A Seduc informa que é importante que os candidatos estejam atentos à publicação do Edital de Convocação, nos próximos dias.
L

Investimentos de R$ 65 milhões em aeroportos somam-se às medidas para aumento de voos em municípios de Rondônia

As principais ações realizadas pelo Governo de Rondônia para melhor atender à população.
L

Potencialidades de Rondônia são apresentados em Córdoba, Argentina

A ação prevê uma série de atividades que vão desde missões comerciais até exibições, conferências, seminários e troca de informações.
L
UNIR oferece pós-graduação a professores municipais

UNIR oferece pós-graduação a professores municipais

Parceria com a Prefeitura de Porto Velho tem o objetivo de ampliar a qualidade da Educação Básica.
L
Decisão do Tribunal de Justiça impulsiona universalização do saneamento básico em Rondônia

Decisão do Tribunal de Justiça impulsiona universalização do saneamento básico em Rondônia

A revogação da liminar, proveniente da Ação Direta de Inconstitucionalidade, fortalece o projeto de universalização do saneamento do Executivo Estadual, atualmente sob responsabilidade da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd).
L
Em nova fase, projeto MP em Debate Acadêmico chegará a escolas públicas, privadas e a mais faculdades

Em nova fase, projeto MP em Debate Acadêmico chegará a escolas públicas, privadas e a mais faculdades

A ideia é também intensificar as ações nas faculdades, público original da iniciativa.
L
COB anuncia primeiros atletas do programa Vivência Olímpica

COB anuncia primeiros atletas do programa Vivência Olímpica

Taiane Justino e Ryan Kainalo acompanharão delegação em Paris
L

MPRO recebe instituições para implementar ações conjuntas na Segurança Pública em Porto Velho

A proposta é que a união de todas as instituições possa estabelecer a pacificação associada à garantia de direitos e ao controle social.
L
Presidente da FIERO participa do Fórum Empresarial Brasil-Colômbia em Bogotá

Presidente da FIERO participa do Fórum Empresarial Brasil-Colômbia em Bogotá

O evento, que contou com a participação de líderes empresariais e autoridades dos dois países.
L