News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Segunda-Feira, 17 de Maio de 2021

Livre

Avenidas de Vilhena são contempladas com iluminação de LED, mais projetos estão previstos

Trabalho realizado pela Semosp garante nova iluminação para as tradicionais avenidas da cidade
Sexta-Feira, 16 de Abril de 2021 - 08:23

Em andamento desde o ano passado, a renovação da iluminação pública de Vilhena pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) com instalação de lâmpadas de LED nas principais avenidas de Vilhena já contemplou a Major Amarante, a Tancredo Neves, a Curitiba, e a Presidente Nasser, bem como o trecho que liga a BR-174 até o aeroporto. O projeto é fruto de um convênio com a JBS Friboi. Dentro dos próximos meses, novas avenidas serão contempladas com LED, que é mais econômico, eficiente e durável.

"Como é bom passar por essas avenidas e observá-las mais iluminadas. Agora com LED nestas avenidas, economizamos recursos públicos para o município, pois elas consomem até 70% menos energia que as tradicionais. Além disso, a durabilidade é quatro vezes maior, sem contar a menor frequência de manutenção. São lâmpadas de um ótimo custo-benefício", aponta Eduardo Japonês, prefeito de Vilhena.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), após a conclusão do projeto, serão 17 ruas e avenidas do município com lâmpadas de LED, com aproximadamente 1.619 novas lâmpadas instaladas, além de praças e outras áreas públicas.

"Já concluímos algumas avenidas. Nossa cidade fica mais bela desta maneira e mais iluminada. A equipe da Semosp está focada em finalizar o projeto e a previsão é que tudo esteja feito ainda em 2021", explica o secretário municipal de Obras, Carlos Schramm, popularmente conhecido como "Kalu".

Portanto, além das avenidas que já contam com o LED, outras avenidas que estão no planejamento para receber a iluminação nova são: José do Patrocínio (100 lâmpadas), Capitão Castro (95), Rondônia (78), Perimetral/Linha 135 (186), Marques Henrique (35), Brigadeiro Eduardo Gomes (88), Jô Sato (180) e as ruas 916 (18), 7601 (41), 7605 (59).

Dayvit Faca, servidor responsável pelo setor de elétrica da Semosp, fala sobre a economia e a durabilidade destas novas lâmpadas. "As antigas, amarelas, consumiam cerca de 400 watts cada. Nestas novas, o consumo é bem menor. Utilizo de exemplo os postes que têm quatro lâmpadas cada, com as amarelas: o consumo era de cerca de 1.600 watts por poste. Agora, com as de LED, que oferecem a mesma capacidade de iluminação, o consumo é de 120 watts por lâmpada, que dá 480 watts para cada poste. São lâmpadas mais potentes, que geram menos manutenção e que duram muito mais", explica Dayvit.

Fonte - 010 - Assessoria

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.