News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Sabado, 15 de Maio de 2021

Livre

Em audiência, chacareiros obtém cobertura a projetos e demandas junto à Seagri e Emater

Além disso, ele garantiu, contudo, que, 'mudas de mandioca, abacaxi e café serão entregues no menor tempo possível'.
Quinta-Feira, 15 de Abril de 2021 - 17:34

Porto Velho, RONDÔNIA – O Secretário de Estado da Agricultura e Regularização Fundiária (SEAGRI), Evandro Padovani, recebeu nessa terça-feira (13), a diretiva dos chacareiros do Ex-Setor Militão, no Jardim Santana, na Zona Leste desta Capital. 

Na ocasião, o mandatário ouviu reivindicações do setor com destaque para a liberação do fomente agrícola, mudas, sementes, maquinários agrícolas, a intercessão da pasta da agricultura para garantir o transporte de calcário e atendimento de demandas repassadas ao Governador Marcos Rocha, no triênio 2019-20-21. 

O Secretário Padovani, ao mesmo tempo, que foi instado pela caravana da Associação de Ação Popular Integrada Hortifrutigranjeiros da União (AAPIHGU), convocou o Diretor-Presidente da EMATER, veterinário Luciano Brandão e a chefia da Coordenadoria da Agricultura Familiar, onde pôs em pauta demandas do setor.    

Depois de definirem as novas linhas de atendimento mais direto no campo chacareiro, a partir de uma atuação precisa para otimizar o calendário de atividades do setor, o Secretário determinou que, nessa inicial, o calcário a ser adquirido pela AAPIHGU será transportado até ao pátio da entidade. Além disso, ele garantiu, contudo, que, 'mudas de mandioca, abacaxi e café serão entregues no menor tempo possível'. 

Luciano Brandão, Diretor-Presidente da EMATER, fez um preciso relato aos presentes das atividades desenvolvidas no setor pelos técnicos da autarquia. E citou, na oportunidade, que, mesmo em meio à pandemia, observadas as garantias de segurança sanitária, 'o Governo está presente entre os chacareiros'. 

A AAPIHGU, no âmbito da Capital Porto Velho, dentre as demais entidades, destaca-se por sua atuação junto ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) através de entregas de produtos à CONAB ao SSC/Mesa Brasil, Prefeitura e Governo do Estado. 

No período atual de plantio, limpeza e preparação de várias cultivares – a maioria é de produtos orgânicos -, os chacareiros assistidos pela entidade já contam mais de 300 famílias, acrescidas de associados do Cinturão Verde da Estrada dos Periquitos, Estrada do Areia Branca e do outro lado da ponte sobre o Rio Madeira.

Ao Secretário Evandro Padovani, considerando-se a área de atuação da SEAGRI, os chacareiros propuseram a ampliação do PAA Estadual, injunção mais direta do Governo do Estado junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Agricultura (MAPA) no que concerne à regularização fundiária, bem como, no âmbito do Palácio do Planalto para conter a cobiça de imobiliárias na continuidade de ações judiciais vez que as terras que ocupam são da União. 

Sirlei Nobre dos Santos, 43, Presidente do Conselho Fiscal da AAPIHGU, na ausência da Presidente Gabriela Camargo, que assistiu comissão da EMATER na feitura de diagnóstico sobre o potencial pesqueiro local, agradeceu o apoio governamental nas ações e projetos em desenvolvimento no Setor Chacareiro. 

Fonte - News Rondônia

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.