News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Quarta-Feira, 12 de Maio de 2021

Livre

O versátil Egresso do curso de Direito da UNIRON

O manauara, que chegou em Porto Velho, ainda no colo da sua mãe, sabe da sua evolução profissional e tem a convicção que precisa continuar se aperfeiçoando.
Quarta-Feira, 14 de Abril de 2021 - 09:30

Atualmente com 38 anos, formado em Direito pela UNIRON em 2013, o pai da jovem Evelyn, Doutor Fadricio Santos, já colhe os frutos da sua dedicação. O incansável operador do Direito, vem atuando de maneira versátil, na área criminal, Assessoria Jurídica à Vereador e Deputado Estadual, Conselheiro em Conselho de Prevenção ao Uso de Drogas, além de presidir a Comissão de Advogados Criminalista – COMACRIM, que faz parte da OAB/RO – Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Rondonia.

Antes mesmo de ingressar na UNIRON, Fadricio, já tinha laços com a Instituição, pois atuava como fornecedor na área de tecnologia. Como sonhava desde criança em cursar Direito, motivado pelo padrinho Paulo, que na ocasião era acadêmico, resolveu tornar-se discente a partir do ano de 2005. Por conta de demandas profissionais, acabou deixando para apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso no ano de 2013. Quando questionado sobre o motivo que o levou a escolher a UNIRON, ele cita a estrutura oferecida pela IES e o corpo docente. Atualmente, tem acadêmico da UNIRON, atuando em seu escritório de advocacia, o que demonstra que continua acreditando na metodologia adotada pela faculdade.

Para Santos, sua situação hoje é resultante do esforço que começou há mais de 15 anos, e que vem sendo solidificado diuturnamente com seu comprometimento e postura ética. Após a conclusão da sua formação, procurou usar da sua experiência profissional anterior e traçar uma estratégia, uma vez que não havia tradição familiar no ramo do direito e tampouco de amigos. Inclusive, foi o primeiro membro da sua família a concluir o ensino superior. Ele sabia que o Direito é muito amplo e precisava definir a sua área de atuação. Após analisar, definiu que iria empreender na área criminal, atuando num nicho formado por pessoas de baixo poder aquisitivo. No início, começou a atender seus clientes na Central de Polícia e no Fórum, o que o tornou conhecido. Para que pudesse realizar um serviço diferenciado, procurou fazer um elo entre os clientes e seus respectivos familiares, utilizando um linguagem de fácil entendimento, além do tratamento cortês. Essa forma de atuação, começou a render frutos, permitindo que pudesse associar seu nome a um renomado escritório, conhecido em todo o Estado, cujo principal sócio na ocasião era o Desembargador aposentado, Dr. Sebastião Teixeira Chaves. Com isso, melhorou os seus honorários e consequentemente sua condição financeira. Com essa parceria, passou a atuar na defesa de réus de grandes operações, nos Tribunais de Segundo Grau e Superiores, onde por diversas vezes fez sustentações orais e defesas em juri popular.

Essa sociedade deu visibilidade ao seu nome, resultando no convite para fazer parte como membro da Comissão de Advogados Criminalistas e Prerrogativas – COMACRIM, da OAB/RO, ainda na gestão do Presidente, Dr. Andrey Cavalcante. Naquele mesmo ano, atendendo a solicitação do Dr. Breno Mendes, aceitou o chamado para ser o Secretario Geral da Associação Brasileira de Advogados Criminalistas – ABRACRIM, cuja atuação se dá em âmbito nacional. Por conta do seu trabalho exitoso, passou a ocupar o cargo de Presidente da Comissão de Assuntos Penitenciários, também da OAB/RO, no início de 2019, e, no mesmo ano, começou a atuar como Presidente da COMACRIM e cumulativamente a Diretoria Executiva da Comissão de Prerrogativa da mesma Ordem.

Adepto a novos desafios , embora não constasse nos seus planos, há mais de 2 anos, atua como Assessor Jurídico, dando suporte a um Deputado e um Vereador da capital, orientando ambos nos aspectos jurídicos inerentes aos respectivos mandatos. Sempre se destacando nos locais onde atua, passou a exercer desde o ano passado  a Chefia da Divisão de Comissões, tendo sob sua responsabilidade a gestão dos trabalhos das comissões temáticas existentes na Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia.

Como se não bastasse os compromissos elencados anteriormente, foi nomeado em 2020, para representar a OAB/RO, atuando como Conselheiro no Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas – CONEPOD, tendo como função, analisar, propor e deliberar juntamente com os demais conselheiros a respeito das políticas públicas sobre drogas.  

O polivalente advogado ressalta aos futuros operadores de Direito, “A necessidade de primeiramente analisar o cenário e definir uma estratégia a curto, médio e longo prazo e  a partir disso definir uma área de atuação para que possa ter sucesso. Não adianta no início querer atuar em todas as áreas”.

Embora tenha tido o apoio de muitas pessoas, faz questão de agradecer “Ao Professor Sandro Moura, que foi fundamental no incentivo a conclusão do curso, razão pela qual tenho um sentimento de gratidão por ele e também pela colega de turma, Kattlen Carvalho Neves, que mesmo após ter colado de grau continuou me incentivando a concluir o curso e a prestar o exame da ordem. Não posso esquecer do Dr. Sebastião Teixeira, que acreditou no meu potencial, ajudou no meu desenvolvimento profissional e me ensinou a voar. Por último, agradeço a minha mãe, Graça, por sempre acreditar em mim, pelos valores que me passou, que mesmo não tendo estudado, nunca permitiu que eu faltasse as aulas. Agora o próximo desafio é atuar como Docente no ensino superior. Para isso, já estou verificando as possibilidades para ampliar minha formação e otimizar meu tempo”.

O Professor César Jacques, que Coordena o curso de Direito da UNIRON, menciona a satisfação ao falar do egresso Fadrício e saber da sua evolução profissional. Para o Coordenador “Certamente isso é fruto de sua dedicação e comprometimento à formação em Bacharel em Direito na IES, período em que o mesmo pôde usufruir da estrutura da instituição, além do qualificado corpo docente, eventos e aulas teóricas e práticas, a exemplo do estágio no NPJ (Núcleo de Prática Jurídica). Por conta disso, temos mais um egresso que alcançou o sucesso no campo profissional do Direito, fato esse que enche de orgulho os docentes, ao verem seus ex-acadêmicos conquistando seu espaço, hoje como colegas de profissão.”

Fonte - Assessoria

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.