News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Quinta-Feira, 06 de Maio de 2021

Livre

Ministro da Educação demite presidente da Capes

Benedito Aguiar confirmou saída, mas disse que não foi informado sobre os motivos da exoneração; Milton Ribeiro vem fazendo mudanças nas instituições ligadas ao MEC
Terça-Feira, 13 de Abril de 2021 - 10:05

BRASÍLIA — O ministro da Educação, Milton Ribeiro, decidiu demitir o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Benedito Guimarães Aguiar Neto. A decisão foi comunicada na última sexta-feira. A publicação da exoneração ocorreu em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) na noite desta segunda-feira.

Educação:  Corte de R$ 1,178 bi em universidades federais vai aumentar evasão, diz presidente da Andifes

Aguiar, engenheiro que estava no cargo desde janeiro de 2020, confirmou ao GLOBO sua saída e disse que não foi informado sobre os motivos da demissão. Ele afirmou também que não sabe quem assumirá a presidência da Capes, ligada ao Ministério da Educação (MEC). Não houve ainda nomeação de substituto.

— (O ministro) Só me comunicou que eu ia ser exonerado, mas não me apresentou motivo. Aí tem que perguntar para ele. Não sei — disse Aguiar, ao ser questionado sobre as razões da saída.

A mudança na direção da Capes circulou nos bastidores como uma decisão política de Milton Ribeiro, mas há quem duvide dessa motivação. Ele tem feito diversas trocas na estrutura do MEC e de instituições ligadas à pasta.

Recentemente, Ribeiro demitiu o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, e fez trocas em outros cargos importantes da autarquia. Pessoas da gestão do ex-ministro Abraham Weintraub estão sendo trocadas por Ribeiro, que assumiu o MEC há mais de oito meses, em julho de 2020.

A saída de Aguiar é apontada como inoportuna neste momento, segundo quadros técnicos da área, em função da avaliação quadrienal que será iniciada em breve pela Capes. Trata-se de um processo robusto de avaliação dos cursos de mestrado e doutorado no país.

A Capes tem papel fundamental no fomento e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) no Brasil, com atuação em todo o território brasileiro, além de atuar no sistema de avaliação dos cursos.

Benedito Guimarães Aguiar Neto, que deixa a Capes, é graduado e mestre em engenharia elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), doutor na área pela Technische Universität Berlin, na Alemanha, com pós-doutorado pela University of Washington, nos Estados Unidos, segundo currículo disponível na página da própria Capes.

Na tarde desta segunda-feira, Milton Ribeiro já havia anunciado em seu perfil no Twitter: "Informo que será publicada hoje a exoneração do Prof. Benedito Guimarães, presidente da CAPES. Agradeço o trabalho realizado nesse perído. Informo que o próximo presidente da CAPES será um profissional de perfil técnico e acadêmico, cujo nome será divulgado oportunamente".

Fonte - 010 - oglobo

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.