News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Terça-Feira, 18 de Maio de 2021

Livre

Governo de Rondônia recebe 12ª remessa de vacinas contra a covid-19; mais de 27 mil doses serão distribuídas aos municípios

O imunizante foi recepcionado na Central Estadual de Rede de Frio, da Agencia Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), em Porto Velho.
Sexta-Feira, 09 de Abril de 2021 - 14:15

O Governo do Estado de Rondônia recebeu nesta quinta-feira (8), mais 27.950 doses de vacinas contra a Covid-19 enviadas pelo Ministério da Saúde (MS) divididas em 12.200 doses de Coronavac e 15.750 de Astrazeneca. O imunizante foi recepcionado na Central Estadual de Rede de Frio, da Agencia Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), em Porto Velho.

As 27.950 vacinas que chegaram serão distribuídas de forma proporcional as Regionais de Saúde do Estado localizadas nos municípios de Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena. Para facilitar a logística a Agevisa fará a entrega de parte das vacinas diretamente, aos municípios de Porto Velho, Candeias do Jamari, Itapuã do Oeste, Nova Mamoré e Guajará-Mirim.

A distribuição das doses das vacinas pela Agevisa obedece rigorosamente ao 10º Informe Técnico Ministerial, da Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI), do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis (DEIDT) da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do MS.

Em coletiva de imprensa durante a recepção das vacinas, o diretor executivo da Agevisa, Edilson Silva explicou que “os critérios adotados para a indicação do público alvo da campanha de vacinação contra a Covid-19 são definidos no Plano Nacional de Operacionalização (PNO), do ministério. As doses desta remessa serão destinadas a segunda dose dos trabalhadores da saúde, idosos entre 70 a 74 anos e a primeira dose das pessoas de 65 a 69 anos, além dos profissionais da segurança e salvamento, que atuam na linha de frente de combate a pandemia.”

Nesta remessa, 6% das doses serão destinadas a atender as corporações de Segurança, um quantitativo previsto parcialmente de pouco mais de 74o doses. O número será distribuído de forma compatível e de acordo com cada frasco que possui de 5 a 10 doses, a depender do laboratório. A distribuição vai obedecer rigorosamente a nota técnica do Ministério de Saúde que regulamenta o atendimento às categorias de segurança.

A nota contempla os profissionais envolvidos no atendimento e/ou transporte de pacientes, os trabalhadores envolvidos em resgates e atendimento pré-hospitalar, os trabalhadores envolvidos diretamente nas ações de vacinação contra a covid-19, os trabalhadores das ações de vigilância das medidas de distanciamento social e os que atuam em contato direto e constante com o público, independente da categoria.

A vacinação contra a Covid-19 foi iniciada em 18 de janeiro de 2021. Com esta entrega feita, o governo do Estado de Rondônia soma 12 recebimentos, totalizando a distribuição de 292.958 mil doses de vacinas, entre Coronavac e Astrazeneca.

IMUNIZAÇÃO

A vacinação contra a covid-19 em Rondônia foi iniciada em 18 de janeiro de 2021 com doses que somaram um quantitativo aproximado de 6 milhões, recebidas a partir do Laboratório Sinovac/Butantan. Em continuidade ao processo, o Ministério distribuiu 12 pautas consecutivas de vacinas (Sinovac/Butantan e AstraZeneca/Fiocruz), as quais já viabilizaram a entrega de um total aproximado de 47,5 milhões de doses, das quais 9,3 milhões da vacina AstraZeneca/Fiocruz e cerca de 38,2 milhões da vacina Sinovac/Butantan, com o alcance de aproximadamente 26,4 milhões de pessoas.

Fonte - 010 - SECOM - GOV/RO

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.