TERÇA-FEIRA, 23/04/2024

Direito à vida e liberdade religiosa: os argumentos dos ministros do STF na sessão que vetou cultos na pandemia

A maioria da Corte considerou que restrição não fere a liberdade religiosa, pois é temporária e necessária para garantir o direito à vida em meio a uma pandemia que já matou mais de 345 mil pessoas no Brasil.

Publicado em 

Direito à vida e liberdade religiosa: os argumentos dos ministros do STF na sessão que vetou cultos na pandemia - News Rondônia

O STF (Supremo Tribunal Federal) formou maioria para decidir, nesta quinta (08/4), que governadores e prefeitos podem proibir a realização de cultos religiosos com objetivo de conter o contágio da covid-19.

Direito à vida e liberdade religiosa: os argumentos dos ministros do STF na sessão que vetou cultos na pandemia - News Rondônia

A maioria da Corte considerou que restrição não fere a liberdade religiosa, pois é temporária e necessária para garantir o direito à vida em meio a uma pandemia que já matou mais de 345 mil pessoas no Brasil e o número de óbitos vem crescendo nas últimas semanas.

Os ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio, Luiz Fux e Rosa Weber votaram a favor da possibilidade de restrição dos cultos religiosos. O relator do caso, Gilmar Mendes, já havia votado também nesse sentido na quarta.

Já o ministro Kassio Nunes Marques foi contra a possibilidade de governadores e prefeitos proibirem a realização de cultos religiosos, acompanhado por Dias Toffoli.

Nunes Marques já havia liberado no sábado a realização de celebrações religiosas em todo o país em uma decisão liminar (provisória). Sua decisão atendeu a um pedido da Anajure (Associação Nacional dos Juristas Evangélicos). Seu voto foi acompanhado pelo ministro Dias Toffoli, que não leu as justificativas de seu voto em voz alta.

Ainda faltam votos de outros ministros, mas com placar de 6×2, já há maioria para a decisão.

A decisão do STF, no entanto, é que Estados e municípios podem estabelecer a restrição temporária de cultos religiosos. A proibição ou liberação de fato dos cultos vai depender da decisão das autoridades locais.

Com a formação da maioria, houve uma pacificação no STF quanto ao assunto, já que até então havia duas decisões individuais conflitantes.

Além da decisão de Kassio Nunes proibindo estados e prefeituras de decretar a proibição de cultos, havia também uma decisão liminar concedida por Gilmar Mendes na segunda (5/4), autorizando o Estado de São Paulo a proibir cultos religiosos na pandemia.

Essa ação sobre São Paulo foi analisada na quinta pelo plenário, mas o resultado terá repercussão sobre outros casos, incluindo o julgado por Nunes Marques a pedido da Anajure.

No julgamento de quinta, Nunes Marques afirmou que a proibição de cultos e cerimônias religiosas é uma violação da liberdade religiosa e reclamou de ter sido "tachado de negacionista" por sua posição.

"Há atmosfera de intolerância, em que falar de direitos das pessoas é taxado de negacionismo", disse Nunes Marques. "Tenho ouvido que vivemos a pior crise sanitária dos últimos 100 anos. É verdade. Mas também vivemos uma das maiores crises de direitos individuais e coletivos dos últimos 100 anos."

Nunes Marques afirmou que a proibição de cultos na pandemia poderia fazer com que prefeitos e governadores "acabassem com grupos religiosos".

Disse também, sem citar nenhuma evidência, que não está havendo transmissão nas igrejas. "Sabemos onde essa doença está sendo transmitida: festas, baladas e bares estão lotados, sem distanciamento nem máscara. Não são nos cultos e nas missas que a pandemia está ganhando força".

Afirmou ainda que as condições que sugeriu para a abertura das igrejas — distanciamento entre os fiéis, máscaras obrigatórias, janelas abertas e limitação do público a 25% da capacidade — são "mais restritivas" que muitos protocolos locais.

Nunes Marques fez diversas críticas à imprensa durante seu voto, dizendo que foi chamado de negacionista e genocida e que 85% dos estados e 75% das capitais já autorizavam cultos presenciais antes de sua decisão, "estatística ignorada pela mídia".

O segundo a votar foi o ministro Alexandre de Moraes, que começou criticando os argumentos dos advogados que pedem pela abertura dos templos.

"Vendo as sustentações orais de ontem, fui checar o que estamos julgando: se era algum decreto proibindo alguma religião. Algumas coisas que ouvi eram inacreditáveis", afirmou Moraes.

"Há templos onde cabem 100 mil pessoas. Com 25%, é uma aglomeração de 25 mil pessoas", afirmou Moraes. De acordo com a Constituição, a restrição de aglomeração com base na defesa da vida não é um atentado à liberdade religiosa, disse o ministro.

"Como se restrição a escola fosse contra educação, restrição a comício fosse contra liberdade política. O que está em jogo é a defesa da vida! 4 mil mortes por dia. Onde está a empatia?"

"Continuo defendendo a liberdade de culto e de associação religiosa", afirmou Alexandre de Morais. "E o Estado laico. Porque a liberdade religiosa vai para os dois lados. O Estado não pode se meter na minha fé, mas as religiões também não podem impor seus dogmas ao Estado."

O ministro Gilmar Mendes, relator do caso, já havia votado na quarta e também teve posicionamento a favor da possibilidade de Estados e municípios proibirem cultos e assembleias religiosas.

Embora o direito à liberdade religiosa esteja garantido na Constituição brasileira, o ministro considera que ele pode ser restringido, tendo em vista a necessidade de medidas que reduzam o contágio da doença.

"A Constituição Federal de 1988 não parece tutelar um direito fundamental à morte", afirmou Mendes em seu voto.

Mendes ressaltou ainda que o STF já reconheceu no ano passado o poder de prefeitos e governadores de adotar medidas sanitárias para conter a pandemia.

"Assim o fez o Supremo Tribunal Federal levando em consideração pretensões do governo federal de obstar os Estados e municípios de adotar uma das poucas medidas que, por comprovação científica, revela-se capaz de promover o achatamento da curva de contágio de coronavírus, qual seja, o lockdown. Talvez a única disponível em um contexto de falta de vacinas", reforçou.

O ministro citou também, em seu voto, exemplos de outros países que adotaram restrições a atividades religiosas, como decisão da Suprema Corte alemã de abril de 2020 que recusou pedido para liberar cultos nas vésperas da Páscoa do ano passado.

'Restrições não são exclusivas para religiosos', diz Fachin.

Para Fachin, que também votou a favor da restrição, inconstitucional não são os decretos que estabelecem restrições, mas a falta de ação diante da gravidade da pandemia.

"A medida não impede realização de medidas não-presenciais", lembrou Fachin, e não "é absoluta, nem permanente".

"E não é exclusiva para religiosos – também estão restritas atividades esportivas, políticas, etc em que haja aglomeração", afirmou Fachin.

O ministro Luis Roberto Barroso lembrou que há consenso científico de que o isolamento social e a restrição a aglomerações são necessários ao combate à pandemia.

Disse também que as decisões precisam ser tomadas com base na ciência e não na ideologia e que "salvar vidas é nossa prioridade"

Barroso diz que devemos recorrer à ciência e aos especialistas, seja em que área for: "para calcular probabilidade: estatística. Para calcular curva da doença: médicos. Ainda é tempo, não é tarde demais. Precisamos de orientação para legitimar decisões', afirmou.

Lembrou também da importância da liberdade religiosa, mas explicou que a liberdade de culto é uma das facetas dessa liberdade. "Enquanto a liberdade religiosa como um tudo não pode ser tolhida, a liberdade de culto admite restrições temporárias", afirmou.

Quando dois princípios como direito à vida e liberdade religiosa se contrapõem em um caso concreto, disse Barroso, é preciso ponderar se a medida é necessária, é adequada, e é proporcional, ou seja, se o que se ganha com ela é maior do que o que se perde.

Segundo Barroso, a restrição temporária de cultos atende a todos esses critérios.

A ministra Rosa Weber, que teve seu voto interrompido por uma queda na internet, defendeu as medidas de isolamento social e afirmou que "a administrador diligente, não só pode como deve tomar mão delas".

"Negar a pandemia, ou a sua gravidade, não fará com que ela magicamente desapareça", afirmou a ministra.

'Aglomeração em templos é uma das formas de transmissão', diz Carmen Lucia

A ministra Carmen Lucia, que também votou pela possibilidade de restrição dos cultos, citou um caso estudado em Sidney, na Austrália, em que um culto se tornou foco de transmissão, levando a muitos infectados.

Também lembrou que não há discriminação contra as reuniões religiosas e todos os tipos de aglomerações podem ser proibidos.

"Quando se pede e se recomenda que não se faça encontros familiares, ninguém pode imaginar que isso seja porque se é contra a família — muito pelo contrário", afirmou a ministra Carmen Lucia.

Carmen Lucia lembrou também que a decisão da Corte é vinculantes – portanto não pode ser descumprida nem mesmo por outras instâncias da Justiça.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Selo UNICEF é promovido no Acre

Confira.
L
Não houve invasão externa em sistema do Tesouro, diz Haddad

Não houve invasão externa em sistema do Tesouro, diz Haddad

Segundo ele, alguém com acesso à ferramenta tentou desviar recursos
L
Ministra mantém indenização de Deltan a Lula por caso de powerpoint

Ministra mantém indenização de Deltan a Lula por caso de powerpoint

Decisão é da ministra Cármen Lúcia, do STF.
L
Força Nacional reforçará segurança do concurso unificado em 9 cidades

Força Nacional reforçará segurança do concurso unificado em 9 cidades

Com 2,1 milhões de inscritos, certame selecionará 6,6 mil servidores
L
Funai solicita Força de Segurança Nacional para TI Uru-Eu-Wau-Wau

Funai solicita Força de Segurança Nacional para TI Uru-Eu-Wau-Wau

Reserva com 1,8 milhão de hectares está localizada em Rondônia
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Le Petit Cirque: Tradições e Encantos no Coração de Porto Velho

Le Petit Cirque: Tradições e Encantos no Coração de Porto Velho

Descubra a magia dos circos tradicionais e aproveite descontos exclusivos no espetáculo.
L

Programa Agenda News entrevista: Dulia Passos

Não perca na próxima segunda-feira, dia 22, às 17h, uma entrevista imperdível no programa Agenda News
L

Giro News entrevista: Deputada Silvia Cristina

O News Rondônia irá lançar o programa Giro News em grande estilo no próximo dia 22, às 16h.
L

Agromotores apoia o 2º Congresso Estadual de Engenharia e Agronomia de Rondônia

Temos um questionamento: e a indústria que seria atraída com a geração de energia elétrica?
L

Primo do governador do Acre é assassinado em discursão; causa envolve ciúmes

O autor do crime continua desaparecido.
18
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura realiza 3º certame de seleção por competência para cargos de diretores e vice-diretores escolares

Seleção vai atender 16 unidades escolares e inscrições seguem até o último minuto do próximo dia 30
L

Classificados no programa de “Mãos Dadas com a Educação” devem comparecer à Semed até dia 30 de abril

Foram classificadas 100 pessoas no processo seletivo
L
Vaga de Empregos

Flow Coffee abre vaga para Auxiliar de Cozinha em Porto Velho

A vaga, divulgada em 22 de abril de 2024, destina-se a indivíduos com experiência prévia na função e disposição para trabalhar em tempo integral.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Maria Aparecida da Silva abre vaga para Caseiro em Porto Velho

A vaga, publicada em 22 de abril de 2024, destina-se a pessoas com experiência prévia na função e disposição para realizar trabalho braçal.
Vagas de Emprego

Imperio Centro Automotivo Abre Vaga para Chefe de Pátio em Porto Velho

A oportunidade, divulgada em 22 de abril de 2023, oferece um posto em tempo integral para profissionais qualificados e experientes na área.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lebrinha destina recursos para um novo refeitório na Escola Irmãs Juliane e Alini a pedido do Gardell

Lebrinha destina recursos para um novo refeitório na Escola Irmãs Juliane e Alini a pedido do Gardell

O recurso já está na conta bancária da prefeitura para execução da obra.
L
Ruas no Bairro Aeroclube são sinalizadas após solicitação do vereador Edimilson Dourado

Ruas no Bairro Aeroclube são sinalizadas após solicitação do vereador Edimilson Dourado

Conforme informou o parlamentar, moradores do Aeroclube informaram que a sinalização nos cruzamentos estava precária e muitos motoristas acabavam por invadir as vias preferenciais.
L

Prefeitura de Alvorada do Oeste recebe emenda parlamentar de Cláudia de Jesus

Recurso deverá ser utilizado para compra de equipamentos agrícolas.
L

Ribeiro do Sinpol reforça compromisso com as forças de segurança e saúde no Cone Sul

Parlamentar afirmou que vai destinar mais de R$ 1,5 milhão de reais de emendas para a região.
L

Dra. Taíssa solicita informações sobre falta de água em Guajará-Mirim

Paralisação acontece há quase dez dias e a população enfrenta dificuldades
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Homem é atacado a tiros em lanchonete em frente à Ana Adelaide

URGENTE: Homem é atacado a tiros em lanchonete em frente à Ana Adelaide

Populares socorreram o rapaz para o hospital onde recebeu atendimento.
14
ATUALIZANDO: Homem é baleado pela esposa que tira a própria vida na zona sul

ATUALIZANDO: Homem é baleado pela esposa que tira a própria vida na zona sul

Agentes da Delegacia de Homicídios foram acionados.
18
Atropelamento deixa idoso com duas fraturas na zona leste

Atropelamento deixa idoso com duas fraturas na zona leste

Ambos foram socorridos por equipes de resgate.
12
PF RO atua na liberação de embarcação brasileira apreendida na Bolívia

PF RO atua na liberação de embarcação brasileira apreendida na Bolívia

Foram quatro dias de intensa negociação na fronteira.
10
Bandidos furtam bicicleta de criança em frente de supermercado na zona leste

Bandidos furtam bicicleta de criança em frente de supermercado na zona leste

Nas imagens o menino chega no estabelecimento comercial sob olhar de um dos criminosos, enquanto o outro está dentro do supermercado.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Descobrindo a tecnologia por trás do Gorilla Glass Armor: Samsung lança vidro exclusivo para o Galaxy S24 Ultra

Em um vídeo revelador, a Samsung expõe a engenharia sofisticada e a meticulosa precisão técnica envolvidas no desenvolvimento do Gorilla Glass Armor, um vidro inovador criado para maximizar a qualidade e a resistência da tela do novo Galaxy S24 Ultra.
L
Oposição no Equador vê derrota de presidente Noboa em referendo

Oposição no Equador vê derrota de presidente Noboa em referendo

Posição contrasta com a do governo, que tem defendido a vitória
L

Embriagado na BR-364, homem é preso após quase colidir em viatura da PRF

Durante os procedimentos administrativos, o condutor proferiu ofensas e ameaças à equipe, além de ter arremessado uma caixa de ferramentas contra um dos policiais
10

Mulher totalmente embriagada é presa na BR-364 após causar acidente

Segundo a PRF, os veículos envolvidos se encontravam sem licenciamento e com licenciamento atrasado.
12
Boxe: Brasil fatura 2 ouros e 3 pratas em 1º evento da Word Boxing

Boxe: Brasil fatura 2 ouros e 3 pratas em 1º evento da Word Boxing

Torneio internacional reuniu 150 atletas, 39 deles com vaga em Paris
L
Deadpool & Wolverine ganha novo trailer insano; assista

Deadpool & Wolverine ganha novo trailer insano; assista

Longa reúne Ryan Reynolds e Hugh Jackman
L

Recebimento da Licença Ambiental: UCB INDUSTRIA DE COMPONENTES ELETRONICOS E INFORMATICA S.A.

Licença Ambiental Simplificada – LAS n° 82 SOL/DLA
L

Mulher sofre acidente na BR-364 e morre no hospital

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve presente no local e registrou o acidente de trânsito. O caso agora deverá ser investigado.
18
EcoCast: série especial discute os desafios e oportunidades do mercado de carbono no Brasil

EcoCast: série especial discute os desafios e oportunidades do mercado de carbono no Brasil

O objetivo do projeto é diminuir os efeitos potencializadores do aquecimento global por meio da conservação do semiárido, a partir do desenvolvimento de um modelo integrado de conservação da Caatinga.
L
PS Especial UNIR 2024 – Inscrições via notas do Ensino Médio seguem abertas nos campi de Ji-Paraná e Vilhena

PS Especial UNIR 2024 – Inscrições via notas do Ensino Médio seguem abertas nos campi de Ji-Paraná e Vilhena

As vagas são destinadas aos candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente.  
L