SEXTA-FEIRA, 29/03/2024

Operação TAMOIOTATÁ deixa de fora zonas de conflitos entre sul de Lábrea e Canutama

O esquema montado se atem na instalação de um Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) em pontos estratégicos do Sul do Estado, com uso de novas tecnologias por imagens de satélites de alta resolução sobre o bioma dos Campos Amazônicos, Reserva Mapinguari e áreas paralelas de proteção ambiental, sobretudo no Sul de Labrea e Canutama.

Publicado em 

Operação TAMOIOTATÁ deixa de fora zonas de conflitos entre sul de Lábrea e Canutama - News Rondônia

Operação TAMOIOTATÁ deixa de fora zonas de conflitos entre sul de Lábrea e Canutama - News Rondônia

Canutama, SUL DO AMAZONAS – Num desdobramento de operações similares realizadas em anos anteriores, o Governo do Estado lançou a uma semana atrás, mais uma operação de combate ao desmatamento ilegal nesta parte da Amazônia Ocidental brasileira.

Prevista para alcançar um maior número de áreas livres de queimadas e de fogo atribuído a pequenos, médios e grandes produtores, a 'Operação Tamoiotatá', segundo o Palácio do Governo amazonense, vai consumir R$ 9,5 milhões dentro de um teatro operacional que irá abranger toda região do Sul do Estado, apontaram dirigentes da referida operação a partir da Capital da Zona Franca de Manaus (ZFM).

De acordo com lideranças entre povos tradicionais de Canutama, Labrea, Humaitá, Manicoré e Apui – este ainda e considerado o maior Projeto de Assentamento da América Latina, desde a era Gilberto Mestrinho -, 'o emprego das policias Civil e Militar, e servidores do Meio Ambiente deveria alcançar, não apenas infratores por queimadas, mas, grandes produtores vindos dos vizinhos estados do Acre, Rondônia e Mato Grosso'.

Operação TAMOIOTATÁ deixa de fora zonas de conflitos entre sul de Lábrea e Canutama - News Rondônia

Em linhas gerais, a Operação Integrada Tamoiotatá tem o objetivo de frear os elevados índices de queimadas registrados nas últimas décadas na região. Principalmente nos municípios de Canutama, Labrea e Humaitá com a Capital rondoniense e dos distritos da Ponta do Abunã – área de maior concentração de madeireiras que se alimentam da extração ilegal advindas das reservas Mapinguari, Campos Amazônicos e de áreas de proteção ambiental nos dois lados.

Operação TAMOIOTATÁ deixa de fora zonas de conflitos entre sul de Lábrea e Canutama - News Rondônia

A deflagração de mais uma operação, cujos objetivos teria o caráter, na inicial dessa nova empreitada, de acordo com os planos estratégicos traçados pelo Governo amazonense, 'miram o fim do continuísmo dos focos de desmatamentos e queimadas em propriedades rurais'.

Para isso acontecer, diante dos resultados considerados pífios durante a Operação Querequetê duas bases operacionais foram montadas para conter o avanço de crimes ambientais, uma em Apuy no viés da Transamazônica, outra na cidade de Humaitá, a 200 quilômetros de Porto Velho.

Na edição deste ano, segundo analistas ambientais consultados a partir da Capital Manaus, a ação visa empregar durante a Operação Integrada Tamoiotatá um sistema moderno de monitoramento por satélite e de estrutura de inteligência para botar fim aos desmatamentos ilegais e queimadas irregulares na região Sul do Estado.

O esquema montado se atem na instalação de um Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) em pontos estratégicos do Sul do Estado, com uso de novas tecnologias por imagens de satélites de alta resolução sobre o bioma dos Campos Amazônicos, Reserva Mapinguari e áreas paralelas de proteção ambiental, sobretudo no Sul de Labrea e Canutama.

Sobre o assunto, uma alta fonte do Governo amazonense acreditada na cidade de Humaitá, informou que estão participando da Operação Tamoiotatá, além da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), Instituto de Proteção Ambiental (IPAAM), Polícia Civil, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Militar. E já começaram a operar a partir da última  quinta-feira (1º de Abril).  

TEATRO OPERACIONAL – Estudos conhecidos nesta região apontam para a dificuldade que as Centrais Integradas de Coordenação Operacional Municipal (CICOP) terão que enfrentar das bases para as áreas de desmatamento, queimadas e até extração de minério. Apesar de o sistema assegurar análises dos dados diários vindos dos municípios durante a execução do Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas, lançado em Junho de 2020, 'existe a possibilidade de se enfrentar problemas com comunicação em tempo real, já que a rede de Internet costuma apresentar inconsistência' – o sistema local é ainda via rádio. 

Esses estudos extra-oficiais, também apontam para a necessidade de instalação de uma terceira base operacional na divisa dos distritos de Nova Califórnia, Vista Alegre e Extrema, áreas de conflitos agrários intensos por causa da cobiça de madeireiros e fazendeiros pelo potencial madeireiro nativo no lado amazonense desde as operações Ágata em conjunto com as Forças Armadas, IBAMA e a Policia Federal.  

A questão da deficiência entre as bases de Humaitá e Apui, segundo fontes militares, 'essas bases tendem a enfrentar problemas de mobilidade em áreas de difícil acesso guardadas por supostas milícias rurais instaladas a partir de guaritas de observação nos trechos entre Humaitá (sede do 54º Batalhão de Infantaria de Selva), o Sul de Canutama e de Lábrea na divisa com Porto Velho, distritos de Jacy-Paraná, Extrema, Abunã, Vista Alegre do Abunã e Nova Califórnia, informam lideranças ambientais e agrárias que escaparam de tentativas de assassinato por crime de mando ' – o popular crime de encomenda.  

Além das bases de Apui e Humaitá.

Com as fortes chuvas que caem sobre a região Sul de Canutama, Lábrea, Humaitá e Apui, por essas bases, a cobertura desse importante e estratégico território amazonense do Sul do Estado, 'ficará a descoberto por longos períodos, caso não haja garantia de uma rede contínua e fixa de Internet', prevêem militares consultados por este site de notícias com longa cobertura jornalística no Sul do Amazonas.

– Nessa imaginária rede de fragilidade, a exemplo dos resultados considerados pífios obtidos em várias operações de combate ao desmatamento e queimadas, os pontos mais críticos ao longo dos rios Ituxi, Iquiri, Queretetê e da Serra da Lua, ficarão a descobertos, revelaram militares com larga experiência em guerra (?) na selva do Sul do Amazonas.

Eles apontam, com a certeza de que os problemas das queimadas, desmatamentos e extração ilegal de madeira para dar lugar a criação de gado (pastos), caso as bases não estejam conectadas 24 horas com os centros de comunicação na Capital Manaus, 'a tendência, como nos anos anteriores, facilitara a potenciais infratores do lado rondoniense e acreano continuarem na impunidade', atestam os mesmos estudos.

Assim, sem estudo mais profundo de todos os focos de infrações que visam a Operação Tamoiotatá- e outras em breve futuro – , 'o roubo de madeira nessa região não serão contidos' durante a atuação dessa nova operação, sucedânea da Operação Querequetê, 'a vaca pode ir por brejo e pode não apresentar os resultados esperados pro seus coordenadores', assinalou um ex-tenente aposentado que resolveu abraçar a causa da preservação das florestas em pé.

EMPURRADAS COM A BARRIGA – Essas práticas ilegais, de acordo estatísticas tiradas em parte das operações Ágata e de outras sob o comando do IBAMA e da Polícia Federal na região da Ponta do Abunã, no limite dos territórios indígenas das nações Kaxarari e de nativos amazonenses, viriam ocorrendo ao longo das última três décadas, sobretudo em áreas da Reserva Mapinguari e dos Campos Amazônicos, no lado amazonense de Cautama e Lábrea.

Para remanescentes do massacre do Seringal São Domingos, no Sul de Lábrea, os maiores focos de desmatamento e queimadas ainda hoje são atribuídos a pequenos produtores rurais. 'Na verdade, quem desmata e rouba madeira das reservas, bota embaixo seringais e castanhais são madeireiros e fazendeiros do lado acreano e rondoniense', é o que afirmam nativos em depoimentos quando contaram os mortos às autoridades federais.

Apesar da importância do ato, nessa fase crítica que enfrenta a humanidade com adventos que afetam o clima em todo o mundo por causa dos desmatamentos e queimadas, 'o Governo do Amazonas tem sido omisso para com os nativos do Sul do Estado, deixando-os à própria sorte no combate as incursões das madeireiras, grileiros e fazendeiros que incursionam no lado amazonense', atesta a assistente social Francisca da Silva, 57.

Para ela, o governador do Amazonas Wilson Lima, deveria envolver as Forças Armadas e a Polícia Federal na Operação Integrada Tamoiotatá. 'Ao que parece, grileiros e madeireiros ilegais até agora só respeitaram as forças de segurança, que ao ocuparem a região 'dão um freio à matança de nossos irmãos amazonenses', sobretudo, dos remanescentes de soldados da borracha e nativos já mortos e outros expulsos de suas terras no Sul do Amazonas, ela arrematou.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Lula concede a Macron a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul

Lula concede a Macron a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul

Condecoração é maior honraria do Brasil dada a um estrangeiro
L

Ex-presidente do CRP 24ª RO/AC afastado por assédio moral, continua exercendo função de conselheiro estadual de saúde

Documentos comprovam até o pagamento de diárias no nome do ex-conselheiro estadual de saúde.
L
Ciclo de Palestras sobre Autismo: Porto Velho Shopping recebe evento em parceria com a incluTEA

Ciclo de Palestras sobre Autismo: Porto Velho Shopping recebe evento em parceria com a incluTEA

O evento oferecerá uma plataforma para especialistas, mães atípicas e profissionais que trabalham diretamente com autismo compartilharem seus conhecimentos, experiências e perspectivas.
L
Macron tem o direito de ser contra o acordo UE-Mercosul, diz Lula

Macron tem o direito de ser contra o acordo UE-Mercosul, diz Lula

Presidentes de Brasil e França tiveram reunião bilateral em Brasília
L
Macron elogia atuação brasileira em prol da democracia

Macron elogia atuação brasileira em prol da democracia

Último dia de visitas do presidente francês ao Brasil
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Empregos com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE

Empregos com carteira assinada batem recorde, segundo IBGE

Número atingiu 37,995 milhões no trimestre encerrado em fevereiro
L
Vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão da dengue

Vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão da dengue

Avaliação é da Organização Pan-americana da Saúde
L

Alagamento interdita BR entre Ariquemes e Jaru em Rondônia

Veículos de grande porte estão autorizados a seguirem; PRF adota controle de tráfego pare/siga.
L

Abalo sísmico: registro em Pucallpa no peru foi sentido em cidade do acre

Sismo de magnitude 5,1 na Escala Richter ocorreu a 146,6 km de profundidade.
L
PF RO cumpre mandado de reintegração de posse em terra indígena

PF RO cumpre mandado de reintegração de posse em terra indígena

16 invasores foram retirados do local.
10
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Nilson Santos

Governo de RO abre inscrições para Processo Seletivo Simplificado em diversas áreas até dia 2 de abril

A remuneração varia de R$ 2 mil a R$ 5 mil; a carga horária dos selecionados será de 40 horas semanais.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Empresa oferece oportunidade para Instrutor de Trânsito em Porto Velho

A oportunidade foi divulgada em 28 de março de 2024 e representa uma chance para profissionais que desejam contribuir com a formação e atualização de motoristas na região.
L
Vagas de Emprego

Modi Serviços Administrativos Abre Vaga para Auxiliar de Cobrança em Porto Velho

A oportunidade foi anunciada em 28 de março de 2024 e representa uma excelente chance para profissionais que buscam ingressar ou se desenvolver na área de cobrança.
L
Vagas de Emprego

Modi Serviços Administrativos Abre Vaga para Auxiliar Financeiro em Porto Velho

A vaga foi anunciada em 28 de março de 2024 e representa uma chance para profissionais que desejam integrar uma equipe dinâmica e comprometida.
L
Vaga de Empregos

Empresa GLEYCE Oferece Vaga para Empregado Doméstico Diarista em Porto Velho

A oportunidade foi divulgada em 28 de março de 2024 e representa uma chance para profissionais que buscam integrar uma equipe comprometida e dedicada.
L
Publicidade

POLÍTICA

Governo de Rondônia

Deputado Alan Queiroz propõe construção de praça pública em parceria com Governo e Prefeitura de Chupinguaia

Proposta do parlamentar visa melhorar qualidade de vida da população.
L

Falta de quórum cancela reunião que analisaria audiência para debater crise de voos em Rondônia

A parlamentar pede no requerimento ampla discussão sobre cancelamento e atrasos de voos, altos valores de passagens aéreas, abertura de mercado, bem como sobre a diminuição de voos na região Norte do país.
L

Deputado Coronel Chrisóstomo se afasta de suas atividades após testar positivo para Dengue

O teste positivo ocorreu quase uma semana após ele usar a tribuna da Câmara para pedir o envio, por parte do Ministério da Saúde, de lotes da vacina contra a dengue.
L
Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

O evento promove o Estado como destino para investimentos e integra representantes diplomáticos e empresariais apresentando potencialidades para atrair mais investimentos.
L

Governo de RO decreta ponto facultativo nesta quinta-feira, 28

Datas religiosas estão incluídas nos termos dos decretos que definem o calendário de feriados e pontos facultativos de 2024
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Motociclista fica ferida em acidente com carro na zona sul

A PM fez o registro da ocorrência.
12

Foragido e namorada são presos com pistola Glock após perseguição na zona leste

Na pesquisa nominal foi constatado um mandado de prisão em nome do motorista.
10

URGENTE: Motociclista morre em colisão com caminhão na Estrada do Belmont

A PM fez o registro do acidente.
18
Ex-Secretário de Saúde de Colorado do Oeste é investigado por Apropriação Indevida de Documentos

Ex-Secretário de Saúde de Colorado do Oeste é investigado por Apropriação Indevida de Documentos

O episódio teve seu início quando Gilmar Vedevotto Gervásio adentrou, sem autorização, na sala da Ouvidoria-Geral da Prefeitura Municipal.
L
Suspeito de roubo é baleado por testemunha no centro

ATUALIZADA: Policial Penal flagra esposa sendo assaltada e mete bala no criminoso em Porto Velho

O suspeito, fingindo estar armado, anunciou o roubo.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ipea: 2024 deve terminar com inflação oficial em 4%

Ipea: 2024 deve terminar com inflação oficial em 4%

Resultado ficaria dentro da meta do Banco Central
L
Reconstrução de ponte que desabou em Baltimore não será rápida

Reconstrução de ponte que desabou em Baltimore não será rápida

Governo dos EUA diz que prioridade é reabertura do tráfego fluvial
L
Dengue: Américas podem registrar pior surto da história, alerta Opas

Dengue: Américas podem registrar pior surto da história, alerta Opas

Acumulado de casos chega a ser três vezes maior que do ano passado
L
Banco Central revisa previsão de crescimento da economia para 1,9%

Banco Central revisa previsão de crescimento da economia para 1,9%

Previsão consta no relatório de inflação divulgado nesta quinta-feira
L
Prévia da carga tributária cai para 32,44% do PIB em 2023

Prévia da carga tributária cai para 32,44% do PIB em 2023

Isenções sobre combustíveis e abatimentos no IR influenciaram
L

Recebimento da Licença Ambiental: MUNDO DAS COPIAS LTDA

Licença Ambiental Previa, Licença Ambiental instalação  e Licença Ambiental de Operação
L

Requerimento da Licença Ambiental: G. O. DE LIMA PEDRO LTDA

Licença Ambiental Simplificada – LAS
L
Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue

Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue

Informou nesta quinta-feira o Ministério da Saúde
L
Brasileiro Feminino: Palmeiras derrota Grêmio fora de casa

Brasileiro Feminino: Palmeiras derrota Grêmio fora de casa

Botafogo e Real Brasília empatam sem gols no Nilton Santos
L
Leilão concede empreendimentos de transmissão de energia em 14 estados

Leilão concede empreendimentos de transmissão de energia em 14 estados

Previsão é que sejam investidos R$ 18,2 bilhões em 69 empreendimentos
L