QUINTA-FEIRA, 28/03/2024

Semana decisiva para a privatização do Aeroporto Jorge Teixeira. Leilão acontece até a sexta-feira

PERGUNTINHA: Não é uma espécie de justiça da vida real, que ricos empresários e políticos de Minas Gerais, que quiseram levar vantagem, terem tomado vacinas ilegais, vítimas de uma golpista, que lhes arrancou dinheiro para aplicar um placebo, inútil contra a doença?

Publicado em 

Semana decisiva para a privatização do Aeroporto Jorge Teixeira. Leilão acontece até a sexta-feira - News Rondônia

Semana decisiva para a privatização do Aeroporto Jorge Teixeira. Leilão acontece até a sexta-feira - News Rondônia

Finalmente uma boa notícia para o que alguns teimam de chamar de “aeroporto internacional”, aquele prédio que leva o nome do ex governador Jorge Teixeira e que, mesmo com seguidas reformas, continua muito aquém do que se poderia esperar de um aeroporto de uma capital do tamanho de Porto Velho. Aliás, chega ao ridículo de ser um dos únicos aeroportos do mundo em que não existe uma área onde as pessoas possam ver os aviões aterrissando e decolando. Pois a boa nova é que o Jorge Teixeira, será um dos 22 aeroportos brasileiros que serão privatizados, a partir de leilões que ocorrerão essa semana. Sete aeroportos da região norte, incluindo o nosso, serão privatizados: Manaus, Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tabatinga, Tefé e Boa Vista. No total, o governo espera arrecadar no leilão destes terminais, nada menos do que 47 milhões e 800 mil reais. Não se sabe ainda qual o valor que será pago, caso haja algum vencedor, pelo Jorge Teixeira e nem outros detalhes sobre como ele será administrado, caso haja um vencedor no pregão do leiloeiro. Mesmo sendo alvo de várias reformas, desde o antigo prédio, o aeroporto porto velhense continua recheado de problemas. Também são comuns as queixas dos preços absurdos cobrados aos frequentadores da Praça da Alimentação. Mas a maior queixa mesmo é que, na estrutura atual, a partir da implantação do Sistema Elo (que é um tipo de Finger, mas sem ser aéreo), não há mais como se observar os aviões que chegam e saem, coisa normal em qualquer aeroporto no mundo inteiro.

Semana decisiva para a privatização do Aeroporto Jorge Teixeira. Leilão acontece até a sexta-feira - News Rondônia

Há uma grande esperança, a partir de agora, de que as coisas comecem a melhorar, depois de tantos anos de deficiências e problemas simples, nunca resolvidos. Ao mesmo tempo, certamente, com a chegada da iniciativa privada para administrar nosso aeroporto, as chances de que ele seja realmente internacionalizado, tornam-se muito maiores. A instalação de uma Aduana, em parceria com a Polícia Federal, além de um posto da própria PF, já começaria a criar a estrutura, com voos internacionais chegando e saindo. Mais que isso, poderíamos inclusive ter um novo e fundamental meio de exportação dos nossos produtos, principalmente para os países vizinhos. Mas também podemos usar o sistema de carga aéreo para vendas aos Estados Unidos e Europa.  O valor arrecadado será pago imediatamente após o leilão, pelo vencedor, acrescido do ágio ofertado pelo vencedor. Além do pagamento inicial, o vencedor de cada bloco terá de pagar ao governo um percentual da receita obtida a partir do quinto ano de contrato. O prazo de concessão será de 30 anos. 

MP PREOCUPADO COM A REINTEGRAÇÃO. MAS E AS INVASÕES ILEGAIS?

Deve-se ressaltar como de grande importância a preocupação do Ministério Público rondoniense, em alertar as autoridades de segurança do Estado para que ajam com parcimônia e tomem todas as medidas necessárias na reintegração de posse da Fazenda Nossa Senhora Aparecida, em Corumbiara, invadida com violência por grupos de sem terra, liderados pelos famigerados membros da Liga dos Camponeses Pobres, a LCP, um grupo que usa táticas  de guerrilha em seus ataques. O que se lamenta, apenas, é que não tenha havido intervenção do nosso MP quando da invasão, no momento em que os criminosos invasores destruíram tudo o que viram pela frente, incluindo-se  prédios, queimando equipamentos e matando animais. Obviamente que a própria decisão judicial pede cuidados na reintegração, mas o MP chega a temer que possa se repetir o que chama de “Massacre de Corumbiara”, ocorrido nos anos 90, quando morreram vários sem terra, mas também policiais. A verdade é que enquanto os grupos invasores e principalmente a criminosa LCP for tratada como se fosse um ente legal, mesmo afrontando a lei de todas as formas, nunca teremos a verdadeira Justiça nestas terras rondonienses. Vamos ver o que vai dar essa reintegração, já que os invasores nada têm a perder…

MEIO ANO DA BRUTALIDADE E NENHUM ASSASSINO FOI PRESO

Aliás, só para que não se esqueça, completou meio ano do brutal assassinato, via emboscada, de um oficial e um sargento da Policia Militar de Rondônia, quando cumpriam reintegração de posse numa outra fazenda, desta vez no distrito de Mutum Paraná. Os crimes covardes foram praticados no início de outubro passado, quando o Tenente Figueiredo e o Sargento Rodrigues foram fuzilados por bandidos. Um terceiro militar, o Tenente Fredson Ferraz, atingido por tiros de fuzil à queima roupa pelos bandidos, conseguiu milagrosamente sobreviver, embora tenha ficado quase 60 dias entre a vida e a morte. Até agora, nenhum dos bandidos foram presos. As investigações estão sob o comando da delegada Leisloma Rodrigues, da Delegacia de Homicídios, comanda as investigações e, embora não haja informação sobre o caso, ouve-se nos bastidores que em breve a polícia deve por as mãos em pelo menos dois suspeitos de participarem da tocaia que vitimou dois bravos membros da PM rondoniense, que estavam cumprindo seu dever e que foram exterminados por bandidos sanguinários, ainda à solta!

CEMITÉRIO DE SANTO ANTÔNIO LOTOU COM 95 MIL SEPULTURAS

Quando começaram os sepultamentos, há cerca de 40 anos atrás, o Cemitério de Santo Antônio, em Porto Velho, jamais imaginaria que uma pandemia terrível, nos anos 20 do século 21, pudesse fazê-lo não abrir mais nenhuma sepultura para quem morreu de Covid 19. Só podem ainda ser enterradas ali, pessoas cujas famílias tiverem jazigos. Todos os demais irão para o cemitério particular Recanto da Paz, na BR 364, próximo à Unir, onde a Prefeitura adquiriu 1.800 jazigos. O Santo Antônio parou de receber vítimas do vírus neste último final de semana. Só até o final do ano passado, 777 pessoas que morreram com a doença foram ali enterradas, numa área separada. Dezenas de outras sepulturas foram abertas, de janeiro para cá, até que o local atingisse sua capacidade máxima. Desde o domingo, todos os novos sepultamentos de vítimas da Covid já estão sendo feitos no novo cemitério, com gavetas adquiridas pela Prefeitura. O Santo Antônio lotou com 95 mil sepulturas.

O SUPER EGO DE UMA DIVINDADE DO JUDICIÁRIO BRASILEIRO

Pouco antes de se aposentar, faltando menos de três meses, o maior ego do Judiciário brasileiro sai atirando. E contra seus colegas, embora as críticas dependam sobre o que eles decidam. Quando o ministro Fachin, de forma pessoal, votou, sozinho, contra o ex juiz Sérgio Moro e perdoou todos os crimes do chefe de quadrilha Lula, o voto monocrático não mereceu palavras duras de Marco Aurélio de Mello. Mas bastou o ministro Kássio Nunes Marques liberar o funcionamento de igrejas, mesmo com todos os cuidados, para Mello sair atirando. Afirma que tal decisão deveria ter passado pelo colegiado dos onze ministros. É impressionante a preocupação desses Deuses do Judiciário, em se manterem na mídia. Há um quase desespero. E ainda mais quando ganham espaço porque a abertura das igrejas é defendida pelo presidente Bolsonaro, o inimigo número 1 entre oito a cada dez jornalistas deste país. Marco Aurélio poderia dar um sossego ao seu superego e começar a sair de fininho. Mas, certamente não o fará. Quer continuar sendo uma divindade. Aliás, junto com muitos dos seus colegas, até pela pressa com que o assunto será votado pelo plenário, já nesta quarta.  

A SEGUNDA-FEIRA TROUXE MAIS 49 VÍTIMAS FATAIS NO ESTADO

Foi só o abrigo ilusório dos viajantes, como escreveu Raimundo Correia. Simples ilusão, tanto quanto as colhas das árvores, do texto do mestre, que não conseguiam proteger da tempestade. Os boletins da Sesau sobre os mortos pela Covid 19, no sábado (26 óbitos) e domingo (19 vidas que se foram), era apenas o prenúncio de uma segunda-feira novamente trágica. No Boletim 381, voltamos à realidade assustadora. Em apenas um dia, registraram-se 49 óbitos – 24 deles em Porto Velho – mantendo em alta a soma tétrica de rondonienses engolidos pela doença, que, ao que parece, não diminui de intensidade. Pelo contrário: só piora! Os últimos números do vírus são novamente dos piores. Nada menos do que 4.327 mortes desde o 23 de março do ano passado. Em 12 meses e meio, milhares de rondonienses choram sobre a saudade dos que se foram. Estamos batendo nos 191 mil casos de contaminados, no total. Só na segunda, foram mais 675. Hospitais e UTIs continuam superlotados. Estavam internados, até a noite da segunda, nada menos do que 703 doentes. A boa notícia é que quase 89 por cento dos infectados desde o início da pandemia estão curados. São praticamente 170 mil. Haverá alguma outra boa nova? Por enquanto, muito pouca coisa a se comemorar.

GUAJARÁ ESTOCA VACINAS, MESMO COM 5 MIL CASOS E 176 MORTES

Que venham mais vacinas, por enquanto, além do tratamento precoce que ajuda a diminuir a força do vírus, a única porta da esperança para que anda apavorado com a possibilidade de ser a próxima vítima. Já vacinamos perto de 113 mil rondonienses com a primeira dose e mais cerca de 35 mil com a segunda. Nesta segunda-feira, o governo do Estado, via Sesau, distribuiu mais 51.400 vacinas, todas a serem aplicadas como primeira dose. Quando todo esse lote for utilizado, teremos quase 170 mil imunizados, o que representaria algo em torno de 9,7 por cento de toda a população, colocando Rondônia num patamar assemelhado aos Estados que mais vacinaram. Mas como fazer isso, se a maioria das Prefeituras não está cumprindo seu papel de imunizar a população com extrema rapidez? Guajará Mirim, por exemplo, com mais de 5.040 casos confirmados e 176 mortes, estocou 490 doses da vacina, sem uso, desde a semana passada. Recebeu mais 490 doses nesta segunda. Quando as utilizará? Ou seja, 1.380 moradores da cidade, uma das que foi muito atingida pela doença, poderiam ter recebido ao menos uma dose. E até agora…nada!

MATERNIDADE E UBS RECEBEM OBRAS DE 26 MILHÕES DE REAIS

No meio da pandemia, uma boa notícia vinda da Prefeitura da Capital: unidades de saúde da Capital, distritos e comunidades indígenas ou estão sendo totalmente reformados ou o serão em breve. Pelo menos 29 processos para reforma e ampliação estão em andamento e uma delas, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Ernandes índio, no bairro Esperança da Comunidade, zona leste está praticamente pronta, será entregue para a população ainda neste mês. Das 29 unidades incluídas no pacote de obras, 17 estão na etapa de elaboração de projetos, orçamento e aprovação. Outras seis seguem em fase de licitação e as demais estão com os trabalhos avançados. Os investimentos vão totalizar quase 26 milhões de reais, confirma o prefeito Hildon Chaves. O dinheiro virá de emendas parlamentares e de recursos próprios do município.A Policlínica Hamilton Gondim e as UBS Aponiã, Ronaldo Aragão e Socialista, também na zona Leste, além das UBS de Nova Califórnia (próximo à divisa com o Acre) e das comunidades de Morrinhos e Palmares estão com cerca de 50% dos trabalhos finalizados. Outro prédio muito importante que será totalmente reformado é o da Maternidade Municipal.

CHAPECÓ COMEMORA VITÓRIA SOBRE O VÍRUS COM TRATAMENTO PRECOCE

Os resultados são impressionantes. Até meados de fevereiro, quando a cidade não havia adotado o tratamento precoce, o número de pessoas internadas era grande. O de casos de pessoas contaminadas e ainda não curadas, batia em cerca de 6.000. Hoje são menos de 800. Desde meados de fevereiro, nenhum internado na UTI. Tudo aconteceu a partir da decisão de aplicar, junto com outras medidas (como os testes rápidos em grande número), o tratamento precoce na população. Desde então, a cidade catarinense de Chapecó viu os números despencarem. O prefeito da cidade, João Rodrigues, gravou um vídeo no domingo de Páscoa, contando a experiência positiva e conclamando prefeitos e governadores: ”não tenham medo. Abram suas portas e tratem os seus pacientes com tudo aquilo que é possível!”, conclamou. Quem quiser ter informações mais detalhes sobre como Chapecó está vencendo o vírus, com uma queda acentuada de novos casos de internações e mortes, pode acessar os detalhes pelo link https://terrabrasilnoticias.com/2021/04/prefeito-de-chapeco-mostra-uti-vazia-revela-resultado-com-tratamento-precoce-e-faz-apelo-a-governadores-e-prefeitos-nao-tenham-medo-nossos-casos-estao-quase-zerados-veja-video/. Está tudo lá.  

PERGUNTINHA

Não é uma espécie de justiça da vida real, que ricos empresários e políticos de Minas Gerais, que quiseram levar vantagem, terem tomado vacinas ilegais, vítimas de uma golpista, que lhes arrancou dinheiro para aplicar um placebo, inútil contra a doença?

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Bruno Eduardo: Jornalista é homenageado com o Prestigioso Prêmio Notável do Ano

Em noite de gala, o comunicador de Rondônia é reconhecido por sua contribuição exemplar à mídia e à comunidade
L
Mais de 5 mil Carteiras de Passe Livre foram emitidas pelo Governo de RO em três meses de 2024

Mais de 5 mil Carteiras de Passe Livre foram emitidas pelo Governo de RO em três meses de 2024

Em 2024, mais de 5.500 Carteiras de Passe Livre Intermunicipal foram emitidas pelo DER-RO.
L
Deputada Cláudia de Jesus pede melhorias urgentes em estradas de Costa Marques

Deputada Cláudia de Jesus pede melhorias urgentes em estradas de Costa Marques

Dois pedidos de indicação para as Linhas Mourão e 01 foram encaminhados ao DER.
L
Moraes dá prazo de 5 dias para PGR opinar sobre Bolsonaro em embaixada

Moraes dá prazo de 5 dias para PGR opinar sobre Bolsonaro em embaixada

Após parecer da procuradoria, ministro vai analisar caso.
L
PF busca suspeito de criar perfil falso de Lewandowski em rede social

PF busca suspeito de criar perfil falso de Lewandowski em rede social

Operação Inverídico acontece em Osasco
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Governo prorroga Desenrola até 20 de maio

Governo prorroga Desenrola até 20 de maio

Medida provisória deve ser publicada nesta quinta-feira (28)
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Casos de febre Oropouche crescem no país

Casos de febre Oropouche crescem no país

Suspeita no Nordeste é investigada
L
Nascimentos no país atingem em 2022 menor patamar em 45 anos

Nascimentos no país atingem em 2022 menor patamar em 45 anos

Segundo o IBGE, foram registrados 2,54 milhões de nascimentos
L
Casamentos entre pessoas do mesmo sexo batem recorde em 2022

Casamentos entre pessoas do mesmo sexo batem recorde em 2022

Registros sobem 19,8% em relação a 2021 e representam 1,1% do total
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Brasil registra mais de 306 mil empregos formais em fevereiro

Brasil registra mais de 306 mil empregos formais em fevereiro

Os cinco maiores setores da economia registraram saldo positivo
L
Vaga de Empregos

Vaga de Emprego: Auxiliar Técnico de Refrigeração na Tecno Center

Esta é uma excelente oportunidade para profissionais qualificados que desejam fazer parte de uma equipe dinâmica e contribuir para a excelência dos serviços oferecidos pela empresa.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Vaga de Emprego: Estágio de Auxiliar Administrativo na Tecno Center

Esta é uma excelente chance para estudantes interessados em adquirir experiência prática em um ambiente corporativo dinâmico e desafiador.
L
Vagas de Emprego

Vaga de Emprego: Assistente Administrativo na Tecno Center

Esta é uma oportunidade única para aqueles que desejam fazer parte de uma equipe dinâmica e contribuir para o crescimento de uma empresa líder no setor de tecnologia e serviços.
L
Vagas de Emprego

Vaga de Emprego: Zelador(a) na Euros Distribuidora de Materiais para Construção

Esta é uma excelente oportunidade para aqueles que desejam fazer parte de uma empresa sólida e contribuir para a manutenção e segurança das instalações.
L
Publicidade

POLÍTICA

Falta de quórum cancela reunião que analisaria audiência para debater crise de voos em Rondônia

A parlamentar pede no requerimento ampla discussão sobre cancelamento e atrasos de voos, altos valores de passagens aéreas, abertura de mercado, bem como sobre a diminuição de voos na região Norte do país.
L

Deputado Coronel Chrisóstomo se afasta de suas atividades após testar positivo para Dengue

O teste positivo ocorreu quase uma semana após ele usar a tribuna da Câmara para pedir o envio, por parte do Ministério da Saúde, de lotes da vacina contra a dengue.
L
Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

O evento promove o Estado como destino para investimentos e integra representantes diplomáticos e empresariais apresentando potencialidades para atrair mais investimentos.
L

Governo de RO decreta ponto facultativo nesta quinta-feira, 28

Datas religiosas estão incluídas nos termos dos decretos que definem o calendário de feriados e pontos facultativos de 2024
L
Projeto de lei que Institui o "Dia Municipal da Mulher Empresária" de autoria da vereadora Juliana, é aprovado na Câmara de Rolim de Moura

Projeto de lei que Institui o “Dia Municipal da Mulher Empresária” de autoria da vereadora Juliana, é aprovado na Câmara de Rolim de Moura

Visando conscientizar e estimular o empreendedorismo feminino no município
L
Publicidade

POLÍCIA

Ciclista fica ferido em queda na Rua da Beira

Ciclista fica ferido em queda na Rua da Beira

Por sorte uma ambulância do Samu que voltava do hospital João Paulo II parou e prestou socorro ao ciclista que foi encaminhado para uma unidade médica.
14
PF celebra seus 80 anos com diversas atividades na Capital

PF celebra seus 80 anos com diversas atividades na Capital

São realizadas Exposição Fotográfica, Exposição Física com viaturas, equipamentos, trajes operacionais, demonstrações das atividades de perícia e identificação civil, Grupo de Pronta Intervenção (GPI), ações interativas e muito mais. De 28 de março a 7 de abril, no Porto Velho Shopping.
L
Mototaxista vítima de acidente morre no Hospital em Porto Velho

Mototaxista vítima de acidente morre no Hospital em Porto Velho

Na ocasião, um carro avançou a preferencial e causou a colisão com a vítima que sofreu lesões e foi socorrido ao pronto socorro, onde acabou indo a óbito.
18
Casal com criança em moto sofre acidente na zona sul

Casal com criança em moto sofre acidente na zona sul

Devido a queda a passageira e a criança tiveram leves escoriações, já o piloto não ficou ferido.
12
polícia

Criminoso pede para limpar quintal de residência e assalta moradora

O criminoso pediu uma faca para podar as plantas.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de Rondônia oferece atendimentos médicos em geriatria na Policlínica Oswaldo Cruz

Governo de Rondônia oferece atendimentos médicos em geriatria na Policlínica Oswaldo Cruz

O atendimento além de gratuito, é de fácil acesso, podendo ser solicitado a qualquer tempo.
L
Cremero participa de fórum sobre Ato Médico realizado por CFM

Cremero participa de fórum sobre Ato Médico realizado por CFM

O trabalho dimensiona ainda os riscos aos quais a população está exposta pelas tentativas de invasão de competências da medicina por profissionais de outras categorias da saúde. 
L
Mortes por violência de gangues no Haiti aumentam em 2024

Mortes por violência de gangues no Haiti aumentam em 2024

Informação é de relatório da ONU
L
Receita lança nova fase do Litígio Zero a partir de 1º de abril

Receita lança nova fase do Litígio Zero a partir de 1º de abril

Renegociações são voltadas para dívidas de até R$ 50 milhões
L
Santos bate Bragantino e chega à final do Campeonato Paulista

Santos bate Bragantino e chega à final do Campeonato Paulista

Copa do Nordeste tem definição dos classificados para as quartas
L
Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família

Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família

Recebem nesta quinta beneficiários com NIS de final 0.
L
Sonda japonesa SLIM sobrevive à segunda noite lunar

Sonda japonesa SLIM sobrevive à segunda noite lunar

Equipamento, que aterrissou na Lua em janeiro, divulgou novas imagens
L
Putin considera absurda ideia de que Rússia quer atacar Europa

Putin considera absurda ideia de que Rússia quer atacar Europa

E diz que não há nenhuma intenção agressiva em relação a esses países
L
Taxa de desemprego fica em 7,8% no trimestre encerrado em fevereiro

Taxa de desemprego fica em 7,8% no trimestre encerrado em fevereiro

Taxa é superior aos 7,5% registrados no trimestre anterior, diz IBGE
L
Colômbia expulsa diplomatas argentinos após comentários de Milei

Colômbia expulsa diplomatas argentinos após comentários de Milei

Decisão foi adotada depois de Milei chamar Petro de terrorista
L