News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Terça-Feira, 13 de Abril de 2021

Livre

Tambaqui: peixe que tem conquistado o Brasil vem ganhando espaço internacional

No país o consumo cresce a cada ano. Apesar do crescimento na produção do pescado o consumo pelos brasileiros ainda é considerado baixo.
Segunda-Feira, 05 de Abril de 2021 - 10:21

Criado seja em rio aberto ou em laminas d’água, o tambaqui tradicional peixe da Amazônia está conquistando o mercado internacional. Mas se depender do empreendedor Édezio Rufino do Amazonas a carne do pescado vai longe. Pelo menos 8 cidades dos Estados Unidos já comercializam o produto. A expectativa do comerciante é expandir a comercialização do peixe e para isso ele enxerga o cenário com otimismo.

“Esperamos que chegue muitos outros cortes do peixe e de produtos amazônicos. Queremos aumentar o leque de mercadorias”.

Mas quem acha que a venda de Édezio começou com o peixe se engana, o açaí, o cupuaçu e a graviola foram seu carro chefe.


empreendedor Édezio Rufino do Amazonas

Para o mercado de peixe, ele conta que recebeu um convite para trabalhar como vendedor nos Estados Unidos, iniciando por visitar os locais, vendas e distribuição. O trabalho tem 2 anos e já se expandiu para 8 estados americanos. O próximo passo inclui colocar o tambaqui nas redes sociais, como o projeto “Tambaqui na Gringa”.

Até o momento, o Tambaqui na Gringa não possui loja física, mas a previsão é de que o negócio seja expandido até o final da pandemia. Para a comercialização o pescado é oferecido por meio do Instagram e Facebook, mas em breve a loja terá sua plataforma digital na internet.

A importação de pescados é regulamentada e controlada pela FDA, NMFS (Serviço Nacional da Marinha) e pelo FWS, (Serviço de Fauna e Peixes). As importações de pescados estão sujeitas as quotas. Para Édezio “esse vem sendo um dos maiores desafios na comercialização no país norte americano e também no Brasil. Ainda segundo o empresário, para certificar os peixes, é preciso passar por um processo no órgão regulador chamado FDA e ter todas as licenças estaduais, municipais e federais no Brasil e só assim pleitear as certificação”, explica.

Os maiores responsáveis pelo impulso na criação em peixes em cativeiros são os estados de Rondônia, Amazonas, Mato Grosso, Goiás, e o Maranhão. Mas de todos eles, Rondônia é considerado pela Associação Brasileira de Piscicultura como o maior produtor de tambaqui do Brasil.

No país o consumo cresce a cada ano. Apesar do crescimento na produção do pescado o consumo pelos brasileiros ainda é considerado baixo. O presidente da Associação estima uma quantidade de 3,5 kg por habitante ao ano. Implica ao fator questão culturais e até de mercado. “Nosso objetivo é contribuir para fomentar a oferta e a demanda,levando informações importantes aos consumidores”, destaca.

 

Fonte - News Rondônia

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.