SEXTA-FEIRA, 29/03/2024

Campanha Todos por Elas é sucesso mesmo na pandemia

Outros magistrados também prestigiaram a exposição, como a juíza Tânia Guirro, Marcia Serafim e o juiz Haruo Mizusaki.

Publicado em 

Campanha Todos por Elas é sucesso mesmo na pandemia - News Rondônia

Com uma média oscilante entre 20 a 30 atendimentos pessoais diários, além das pessoas que apenas visitavam a exposição de fotos ou paravam em frente a vitrine da loja da Campanha Todos por Elas, a Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron) conseguiu atingir os objetivos de levar a informação e a conscientização à sociedade rondoniense a respeito dos efeitos sobre a violência doméstica e a agressão contra a mulher. Ostentando fotografias que simulam diversos tipos diferentes de agressões, a exposição encerrou o ciclo de visitações públicas na última quarta-feira (31) e nem mesmo o cenário de pandemia tirou o brilho da campanha, iniciada no Dia Internacional da Mulher, pois atraiu visitantes de todas as idades e classes sociais.

Campanha Todos por Elas é sucesso mesmo na pandemia - News Rondônia

A presidente da Ameron, juíza Euma Tourinho, adianta que essa é apenas a primeira atividade de mobilização de temas relevantes à sociedade brasileira. "Durante esse mês, nós pudemos atender centenas de mulheres, mas não só elas como homens e famílias inteiras que vieram nos visitar. Com isso, constataram o nosso espaço em que havia a exposição de fotografias com mulheres caracterizadas com violências físicas, mas também descrevendo outros tipos de agressões. Ao final desses atendimentos, nós entregávamos uma cartilha explicando sobre os relacionamentos abusivos, as formas diferentes de violência e onde a pessoa poderia procurar caso essa violência ocorresse. Foi um mês riquíssimo em que nós pudemos demonstrar essa humanidade e esse acolhimento. Esperamos que continue sendo feita a Justiça por todas as mulheres, mostrando que nós estamos presentes e que elas não são invisíveis", declarou a magistrada.

A exposição surpreendeu a juíza do 2º Juizado de Violência Doméstica de Porto Velho, Silvana Maria de Freitas, devido a sensibilidade e a importância que a Ameron conferiu ao tema. "A Ameron está de parabéns por apoiar essa causa que marca a vida de tantas mulheres. A violência é mais frequente e devastadora do que se imagina. Está em todas as classes sociais e independe, inclusive, de nível de escolaridade. Não adianta jogar para debaixo do tapete. Enquanto esse problema não for admitido como um problema real, seguiremos patinando. Então, essa exposição é um convite a admitir o problema e é um passo em busca de melhores condições para todas as mulheres", opina a juíza que também é Conselheira Fiscal da Associação.

No ponto de vista da secretária-geral da Ameron, juíza Kerley Regina Ferreira de Arruda Alcântara, "é importante o posicionamento da Ameron ao dedicar o mês para a mobilização social e discussão sobre a violência doméstica e familiar. As imagens impactantes retratadas na exposição e o cuidado percebido com o material informativo apresentado foram importantes para sensibilização das pessoas que visitaram o stand", pondera a magistrada.

A tesoureira-geral da Ameron, juíza Fabíola Cristina Inocêncio, também visitou a exposição e teve impressões positivas a respeito da campanha. "Importante e inédita a iniciativa da Ameron em expor ao público a realidade de muitas mulheres em nosso país. É essencial que falemos em violência doméstica e suas consequências para a família e a sociedade, assim como é necessário fomentar políticas públicas de acolhimento aos envolvidos, trabalho que é uma incessante busca de nossa Instituição. Enalteço o empenho da presidente Euma Tourinho no formato, escolha do local e intensa participação no projeto, bem como aos parceiros, a quem agradeço", ressalta a tesoureira.

Campanha Todos por Elas é sucesso mesmo na pandemia - News Rondônia

Outros magistrados também prestigiaram a exposição, como a juíza Tânia Guirro, Marcia Serafim e o juiz Haruo Mizusaki. Mas não foram apenas os magistrados que visitaram a exposição, a campanha arrancou elogios de funcionários de estabelecimentos comerciais, empresários e famílias que visitaram o local nos 24 dias em que esteve aberta para visitação pública, como é possível acompanhar nos depoimentos a seguir.

"A exposição foi muito bem elaborada, aborda todos os tópicos relacionados à violência contra a mulher e ainda nos dão uma cartilha informativa, com as especificações dos tipos de abusos e violências e com os números que podemos ligar, caso necessitemos ou alguma mulher próxima a nós. Então temos que nos unir, pois esse drama faz parte do cotidiano da vida da mulher, sendo um fenômeno antigo e silenciado ao longo da história. Então basta. Vozes a 'Elas'. Não se deixem agredir e procurem ajuda. Se amem. Então, nunca, jamais, em hipótese alguma, permita que um homem lhe agrida, da maneira que for, não permita", avalia a vendedora Dina Ceane Tolentino Pantoja.

"Parabenizo com louvor a iniciativa de terem criado um espaço temporário no Porto Velho Shopping, pois amplifica vozes femininas que precisam ser ouvidas, amparadas e orientadas. Muitas mulheres desconhecem que não existe apenas violência física. A violência verbal que muitas sofrem afeta a saúde mental. A violência psicológica não é natural e não é aceitável. Como mulher achei a iniciativa excepcional", comenta a empresária Cristiane Ralha.

"Prestigiar a apresentação da campanha de enfrentamento a violência contra mulher exposta no shopping me fez enxergar que essa violência está mais perto de nós que imaginamos. Ela está de forma sutil até das mais graves possíveis, como o feminicídio. Aparentemente o shopping é um local que você abrange públicos de todas as classes sociais, mas em maior número a classe média, que também possui mulheres que sofrem violência e muitas vezes passam por despercebidos pela sociedade, mais do que com mulheres de baixa renda, que tem suas violências mais expostas por conta dos famosos 'barracos'. Campanhas como essas devem existir todos os dias, pois precisamos mostrar para essas mulheres que estamos para apoiá-las e para os agressores que se faz necessário a punição, mas também tratamento. Vivemos em uma sociedade com um machismo estrutural que precisa ser combatido", analisa a advogada Tainá Amorim Lima.

"A impressão que eu tive é que muitas mulheres estão sendo vítimas de violência e ficam em uma situação bem difícil e complicada, porque muitas pessoas não tem noção do que se passa no dia a dia dessas mulheres. Através das fotos que estavam lá, eu pude ver a gravidade desse assunto e o quanto ele é importante. Essa campanha de combate a violência contra a mulher serve para mostrar que muitas mulheres são agredidas, mas elas não se expõem e por isso não é muito divulgado. É através dessas campanhas que a gente tem uma noção basicamente desse assunto. É um tema que devemos ter muito cuidado e um olhar especial. Eu vi lá que tem uma foto de uma mulher que saiu da Casa de Apoio e foi morta. Então, é um assunto muito sério e precisa ser tratado com mais rigor e um sensível olhar político e social. Eu fiquei pasmado quando vi aquela situação porque não convivo diariamente com isso, mas através da exposição, consegui compreender e entender essa situação", comenta o assistente administrativo, Alan Nascimento Silva.

Durante o período da campanha, os deputados Doutor Neidson e Sargento Eyder Brasil apresentaram o projeto de lei estadual do Sinal Vermelho. O último também visitou a exposição. Vários Estados aprovaram o respectivo projeto do "X" vermelho que foi um grande estímulo ao Pacote Basta, no Congresso Nacional, que prevê mudança significativa na legislação relativa a violência de gênero, como a punição aos perseguidores ("stalkings), cuja sanção presidencial ocorreu no início do mês de abril.

 

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Ex-presidente do CRP 24ª RO/AC afastado por assédio moral, continua exercendo função de conselheiro estadual de saúde

Documentos comprovam até o pagamento de diárias no nome do ex-conselheiro estadual de saúde.
L
Ciclo de Palestras sobre Autismo: Porto Velho Shopping recebe evento em parceria com a incluTEA

Ciclo de Palestras sobre Autismo: Porto Velho Shopping recebe evento em parceria com a incluTEA

O evento oferecerá uma plataforma para especialistas, mães atípicas e profissionais que trabalham diretamente com autismo compartilharem seus conhecimentos, experiências e perspectivas.
L
Macron tem o direito de ser contra o acordo UE-Mercosul, diz Lula

Macron tem o direito de ser contra o acordo UE-Mercosul, diz Lula

Presidentes de Brasil e França tiveram reunião bilateral em Brasília
L
Macron elogia atuação brasileira em prol da democracia

Macron elogia atuação brasileira em prol da democracia

Último dia de visitas do presidente francês ao Brasil
L
Moraes liberta coronéis da PMDF réus por omissão no 8 de janeiro

Moraes liberta coronéis da PMDF réus por omissão no 8 de janeiro

Eles usarão tornozeleira eletrônica e não podem utilizar redes sociais
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Alagamento interdita BR entre Ariquemes e Jaru em Rondônia

Veículos de grande porte estão autorizados a seguirem; PRF adota controle de tráfego pare/siga.
L

Abalo sísmico: registro em Pucallpa no peru foi sentido em cidade do acre

Sismo de magnitude 5,1 na Escala Richter ocorreu a 146,6 km de profundidade.
L
PF RO cumpre mandado de reintegração de posse em terra indígena

PF RO cumpre mandado de reintegração de posse em terra indígena

16 invasores foram retirados do local.
10
Programa Comunidade News entrevista: Manoel Serra

Programa Comunidade News entrevista: Manoel Serra

O programa “Comunidade News” apresentará uma entrevista exclusiva com Manoel Serra, Presidente do Banco do Povo
L

Magia Sob a Lona: Conheça os felizardos que vão ao Le Petit Cirque!

Aos vencedores, nossos parabéns! Preparem-se para uma noite que promete ser tão inesquecível quanto os atos que desfilarão diante de seus olhos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Nilson Santos

Governo de RO abre inscrições para Processo Seletivo Simplificado em diversas áreas até dia 2 de abril

A remuneração varia de R$ 2 mil a R$ 5 mil; a carga horária dos selecionados será de 40 horas semanais.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Empresa oferece oportunidade para Instrutor de Trânsito em Porto Velho

A oportunidade foi divulgada em 28 de março de 2024 e representa uma chance para profissionais que desejam contribuir com a formação e atualização de motoristas na região.
L
Vagas de Emprego

Modi Serviços Administrativos Abre Vaga para Auxiliar de Cobrança em Porto Velho

A oportunidade foi anunciada em 28 de março de 2024 e representa uma excelente chance para profissionais que buscam ingressar ou se desenvolver na área de cobrança.
L
Vagas de Emprego

Modi Serviços Administrativos Abre Vaga para Auxiliar Financeiro em Porto Velho

A vaga foi anunciada em 28 de março de 2024 e representa uma chance para profissionais que desejam integrar uma equipe dinâmica e comprometida.
L
Vaga de Empregos

Empresa GLEYCE Oferece Vaga para Empregado Doméstico Diarista em Porto Velho

A oportunidade foi divulgada em 28 de março de 2024 e representa uma chance para profissionais que buscam integrar uma equipe comprometida e dedicada.
L
Publicidade

POLÍTICA

Governo de Rondônia

Deputado Alan Queiroz propõe construção de praça pública em parceria com Governo e Prefeitura de Chupinguaia

Proposta do parlamentar visa melhorar qualidade de vida da população.
L

Falta de quórum cancela reunião que analisaria audiência para debater crise de voos em Rondônia

A parlamentar pede no requerimento ampla discussão sobre cancelamento e atrasos de voos, altos valores de passagens aéreas, abertura de mercado, bem como sobre a diminuição de voos na região Norte do país.
L

Deputado Coronel Chrisóstomo se afasta de suas atividades após testar positivo para Dengue

O teste positivo ocorreu quase uma semana após ele usar a tribuna da Câmara para pedir o envio, por parte do Ministério da Saúde, de lotes da vacina contra a dengue.
L
Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

O evento promove o Estado como destino para investimentos e integra representantes diplomáticos e empresariais apresentando potencialidades para atrair mais investimentos.
L

Governo de RO decreta ponto facultativo nesta quinta-feira, 28

Datas religiosas estão incluídas nos termos dos decretos que definem o calendário de feriados e pontos facultativos de 2024
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Motociclista fica ferida em acidente com carro na zona sul

A PM fez o registro da ocorrência.
12

Foragido e namorada são presos com pistola Glock após perseguição na zona leste

Na pesquisa nominal foi constatado um mandado de prisão em nome do motorista.
10

URGENTE: Motociclista morre em colisão com caminhão na Estrada do Belmont

A PM fez o registro do acidente.
18
Ex-Secretário de Saúde de Colorado do Oeste é investigado por Apropriação Indevida de Documentos

Ex-Secretário de Saúde de Colorado do Oeste é investigado por Apropriação Indevida de Documentos

O episódio teve seu início quando Gilmar Vedevotto Gervásio adentrou, sem autorização, na sala da Ouvidoria-Geral da Prefeitura Municipal.
L
Suspeito de roubo é baleado por testemunha no centro

ATUALIZADA: Policial Penal flagra esposa sendo assaltada e mete bala no criminoso em Porto Velho

O suspeito, fingindo estar armado, anunciou o roubo.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: MUNDO DAS COPIAS LTDA

Licença Ambiental Previa, Licença Ambiental instalação  e Licença Ambiental de Operação
L

Requerimento da Licença Ambiental: G. O. DE LIMA PEDRO LTDA

Licença Ambiental Simplificada – LAS
L
Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue

Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue

Informou nesta quinta-feira o Ministério da Saúde
L
Brasileiro Feminino: Palmeiras derrota Grêmio fora de casa

Brasileiro Feminino: Palmeiras derrota Grêmio fora de casa

Botafogo e Real Brasília empatam sem gols no Nilton Santos
L
Leilão concede empreendimentos de transmissão de energia em 14 estados

Leilão concede empreendimentos de transmissão de energia em 14 estados

Previsão é que sejam investidos R$ 18,2 bilhões em 69 empreendimentos
L
MEC notifica universidades oferecem cursos de medicina sem autorização

MEC notifica universidades oferecem cursos de medicina sem autorização

Instituições deverão suspender a oferta de vagas imediatamente
L
Novela Elas por Elas: Conflitos e Resgates

Reviravoltas e Conflitos em “Elas por Elas”

Segredos Revelados e Decisões Drásticas Abalam as Personagens
L
Auditores Fiscais de Rondônia ingressarão com ação contra portaria discriminatória

Auditores Fiscais de Rondônia ingressarão com ação contra portaria discriminatória

O SINDAFISCO espera que a Justiça reconheça a ilegalidade da portaria e determine sua suspensão.
L
A Importância da Constituição: Legislativo representa a totalidade da nação, por Ives Gandra

A Importância da Constituição: Legislativo representa a totalidade da nação, por Ives Gandra

Por essa razão, digo o que está escrito na Constituição o que muitos, até mesmo na Suprema Corte, não perceberam ainda ou, se perceberam, não quiseram aceitar.
L
Dívida Pública sobe 2,25% em fevereiro e aproxima-se de R$ 6,6 tri

Dívida Pública sobe 2,25% em fevereiro e aproxima-se de R$ 6,6 tri

Baixo volume de vencimento de títulos contribuiu para alta
L