News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Terça-Feira, 20 de Abril de 2021

Livre

Casa em Cena: exibição do espetáculo Lete nesta sexta contará com interpretação em Libras

O espetáculo Lete da Cia Beradera de Teatro abre na noite desta sexta-feira (2) a programação do especial Casa em Cena. A exibição da peça online e o bate-papo com os artistas vai contar com a interpretação simultânea em Libras, a Língua Brasileira de Sinais, numa forma de proporcionar o acesso à arte a todos os públicos.
Sexta-Feira, 02 de Abril de 2021 - 15:51

A interpretação será feita pela professora bilíngue e intérprete tradutora de Libras Neide Alexandre. Segundo ela, hoje o Brasil tem 9,7 milhões de surdos. Em Rondônia são 67 mil, sendo 8.000 só em Porto Velho. "É um número bastante expressivo. Com a pandemia, as lives estão incluindo a acessibilidade linguística e isso é muito importante, é também uma questão de empatia. Os surdos também curtem cultura, curtem teatro, shows, e precisa ser incluído", reforça a professora.

Serão, no total, três espetáculos exibidos no mês de abril e todos eles contarão com o recurso. "Eu sempre acreditei que arte é para todas as pessoas e o projeto foi pensado exatamente para isso. Desde os primeiros rascunhos, a acessibilidade em Libras estava lá. Já tivemos a experiência de proporcionar esse acesso ao público surdo presencialmente e nessa adaptação online não poderia ser diferente", comenta Juraci Júnior, idealizador do projeto.

O projeto Casa em Cena foi contemplado pelo edital nº 77/2020/ SEJUCEL-CODEC - 1ª Edição Mary Cyanne do Edital de Chamamento Público de Fomento à Cultura e à Produção Artístico-Cultural para transmissões ao vivo/gravadas – Lei Federal 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc).

Fonte - News Rondônia

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.