News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Sexta-Feira, 16 de Abril de 2021

Livre

HIDROVIA - Porto Público de Porto de Velho passa por obras de ampliação para aprimorar o abastecimento e escoamento da produção

Recentemente o Porto Organizado passou por algumas reformas nas estruturações para aprimorar ainda mais os serviços.
Quinta-Feira, 01 de Abril de 2021 - 10:03

Há 45 anos, o Porto Público de Porto Velho, tem contribuído fortemente com a economia de Rondônia, por meio da movimentação portuária, que hoje apresenta o percentual de 30% no Estado. Isso, graças ao trabalho desenvolvido pelo Governo de Rondônia, por meio da Sociedade de Portos e Hidrovias (Soph), que atua de forma estratégica e séria.

Recentemente o Porto Organizado passou por algumas reformas nas estruturações para aprimorar ainda mais os serviços. Umas das melhorias veio por meio da parceria com o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), em que as equipes executaram os trabalhos da estruturação asfáltica na área que compreende o Gate, local de entrada e saída de transportes de cargas pesadas, tornando viável o acesso ao Porto, além de trazer melhoria quanto ao controle do peso de carga, que é feito por uma balança específica.

De acordo com o diretor-presidente da Soph, Fernando Cesar Ramos Parente, os serviços do DER deram “cara nova” para quem entra com transporte de cargas pesadas. “Foi um serviço hábil, ocorrido em meados de março desse ano. A equipe do DER, juntamente com o maquinário executou um trabalho de qualidade, proporcionando uma nova adequação ao acesso do Gate. Agradecemos a atuação do Governo do Estado, visto que por meio dessas melhorias, temos uma perspectiva de crescimento ainda maior, que irá fomentar o escoamento de produtos”, declarou Fernando Cesar.

Outra parte que passa por processo de melhorias é o galpão que sediará o recinto alfandegado, já com 92% das obras avançadas, praticamente em fase de conclusão com previsão para ser entregue ainda no primeiro semestre deste ano. A estrutura trata-se de um local exclusivo para que a Receita Federal execute os trabalhos de verificação, inspeção, entre outras atividades que competem ao órgão. Apesar do cenário pandêmico, os trabalhos no Porto seguem a todo vapor, com a aplicação de todos os protocolos da Saúde necessários para os colaboradores, com ações educativas, de conscientização e fiscalização.

Ainda de acordo com o Fernando César, o Porto Organizado

foi um dos primeiros do país a apresentar um plano de contingência, em virtude da Covid-19 e passou a ser referência para aplicação em outros estados. Esse destaque ocorreu logo no início da pandemia, o que demonstra a preocupação e a expertise por parte da liderança em primar pela saúde dos colaboradores, sem afetar o processo dos trabalhos. O reflexo dessa iniciativa é a intensa movimentação de homens e máquinas atuando, com todos os cuidados, nas áreas operacionais do Porto.

O setor administrativo ganha nova sede, com 70% de construção já concluída, com previsão de entrega ainda este ano. No futuro bem próximo, a sede atual dará lugar à estrutura operacional do Porto, buscando a ampliação da movimentação. Todo esse trabalho de melhoria está inserido no “Programa de Modernização Portuária”, que também faz parte do Plano Estratégico do Governo de Rondônia. Uma visão estratégica convertida em ações pontuais já apresentam resultados positivos.

Fonte - 010 - SECOM - GOV/RO

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.