Livre
A Câmara Municipal de Cacoal, por unanimidade, aprovou no dia 22/03, a moção de apelo 01, de autoria do vereador Dr. Paulo Henrique (PTB), para que o Governo do Estado de Rondônia, SESAU e Hospital Regional de Cacoal, tomem medidas necessárias para instalação dos 09 leitos de UTI Neonatal no complexo HRC, oriundas de emenda parlamentar do ex-deputado federal Nilton Capixaba (PTB/RO), bem como a devolução dos leitos de UTI Pediátrico, pós-pandemia, para ala pediátrica (atualmente na ala covid) para atender à necessidade das crianças que compõem os 34 municípios d a regional capital do café.
De acordo com o vereador, incubadoras e diversos equipamentos que compõem a estrutura para instalar os 09 leitos de UTI neonatal estão parados no almoxarifado do Hospital Regional de Cacoal desde 2017. ”A falta de gestão do Governo do Estado e a inércia da Secretaria de Estado da Saúde faz com que diversos equipamentos que deveriam estar a serviço da população estejam perecendo no almoxarifado” frisou.
UTI Neonatal e sua importância
Aproximadamente 04 mil gestantes são atendidas no Hospital de Base (Porto Velho) com gravidez de alto risco. Fato que se mostra cada dia mais inaceitável a não implantação e funcionamento da UTI Neonatal no Hospital Regional de Cacoal, o que obriga mães e nascituros, muitas vezes em estado grave, a transitarem por mais de 500 km em rodovias esburacadas, com o intuito de tentar salvar vidas.
“Agradeço aos pares desta Casa de Leis e solicito que as Câmaras das 33 cidades que compõem nossa regional façam o mesmo ato político para sensibilizarmos a comissão de saúde da Assembleia Legislativa e o Governo do Estado a quem está moção é encaminhada. Nosso Gabinete está aberto para dar orientação e participar de reuniões virtuais para confecção de moção de apelo da sua cidade e juntos ratificarmos o nosso pedido para instalação das UTIs neonatais no Hospital Regional de Cacoal” destacou Dr. Paulo.
News Destaques
News Política
News Polícia
Editoria de Cultura
Editoria Geral
News Eleições 2020
News Vagas de Emprego
Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.