News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Sabado, 10 de Abril de 2021

Livre

Rondônia tem duas potenciais startups selecionadas no Edital Catalisa ICT

Programa de aceleração criado pelo Sebrae apoiará pesquisas aproximando a academia do mercado
Quinta-Feira, 25 de Março de 2021 - 18:54

O Sebrae desenvolveu uma grande iniciativa de fomento e aceleração, voltada especialmente para pesquisas acadêmicas que possam desdobrar em modelos de negócios. É o Catalisa ICT, uma jornada de aceleração que vai oferecer a pesquisadores capacitação em gestão, mentorias, fomento a projetos e acesso ao universo empresarial.

O edital nacional foi lançado ainda em 2020 e contou com a inscrição milhares de proposituras que foram selecionadas com base no potencial de inovação das pesquisas inscritas. Rondônia teve nove propostas inscritas (proporcionalmente mais relevantes que outros centros e comunidades de inovação). Destas, duas pesquisas conseguiram ser selecionadas no exclusivo grupo do edital e seguem às próximas etapas.

Para Samuel Almeida, Diretor Técnico do Sebrae, o resultado é fruto de uma iniciativa do Sebrae em Rondônia em ser o grande mobilizador do cenário de Inovação no estado: “O Sebrae sempre esteve à frente de inciativas que visam fortalecer a cultura da transformação digital e a revolução do mundo VUCA, mesmo antes dos últimos acontecimentos. Trata-se do fomento à criação da comunidade de inovação no estado, além de projetos, capacitações e demais ações desenvolvidas pelo Sebrae em Rondônia nesse ecossistema”, comemora Samuel.

Os projetos selecionados em Rondônia são “Pesquisa e produção de briquetes com biomassa de resíduos sólidos urbanos como fonte de energia alternativa para desenvolvimento econômico em RO”, de Antônio dos Santos Júnior e “Produção de delicatesse de pescado”, de Raica Esteves Xavier Meante.

Para os pesquisadores, que são oriundos do Instituto Federal de Educação de Rondônia (Ifro), o Catalisa ICT é uma grande oportunidade: “Estou na expectativa do treinamento. O edital Catalisa ICT será de grande apoio aos trabalhos que já desenvolvemos dentro do Ifro”, comemorou Raica Xavier. “Uma imensa satisfação participar de uma proposta tão arrojada como o ICT Catalisa/Sebrae. Liderar uma das propostas selecionadas, representando Rondônia, traz a responsabilidade de estar dedicado a fazer o melhor e de mostrar como podemos contribuir para o desenvolvimento da nação, com o desenvolvimento e transferência de conhecimentos e tecnologia”, pontuou Antonio Júnior.

Segundo Rangel Miranda, analista de Inovação do Sebrae em Rondônia, o edital evidencia o nível de maturidade que Rondônia se encontra: “Sempre temos iniciativas que acabam avançando em nível nacional. Temos grande empreendedores e pesquisadores que buscam a inovação em modelos de negócios que podem gerar escala, tendo grande potencial e o nosso papel é justamente o de fomentar, capacitar e acompanhar até que os próximos setps”, disse ele.

Programa Catalisa ICT

O Brasil precisa de negócios inovadores de base tecnológica para acelerar seu desenvolvimento econômico e social. As universidades brasileiras produzem uma quantidade expressiva de conhecimentos que precisam ser aplicados para gerar inovações.

Para fazer a aproximação entre a academia e o mercado, o Sebrae criou o Catalisa ICT, uma jornada de aceleração que vai oferecer aos pesquisadores capacitação em gestão, mentorias, fomento a projetos e acesso ao universo empresarial.

Assim, será possível implementar planos e projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação que resultem na criação de negócios inovadores e na transferência de tecnologia.

O Catalisa ICT compreende uma jornada de aceleração e fomento ao pesquisador, da academia ao mercado, que inclui gates de seleção com base em critérios de mérito quanto ao potencial de inovação da proposta, em cada etapa.

Fonte - Imprensa-RO

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.