SEXTA-FEIRA, 26/04/2024

L

Mundo

Miami decreta estado de emergência e fecha comércio contra praias lotadas e aglomerações

Cenas de praias lotadas e aglomerações nas ruas de Miami Beach rodaram o mundo e acenderam o alerta para possível aumento de casos de Covid-19.

Publicado em 

Miami decreta estado de emergência e fecha comércio contra praias lotadas e aglomerações - News Rondônia

A cidade de Miami Beach, nos Estados Unidos, declarou estado de emergência frente à possibilidade de agravamento da pandemia do coronavírus. Medida surge em resposta às grandes multidões que se formam no chamado "spring break", tradicional feriadão que marca o início da primavera.

Miami decreta estado de emergência e fecha comércio contra praias lotadas e aglomerações - News Rondônia

O toque de recolher foi decretado das 20h às 6h até pelo menos o dia 12 de abril. Restrições de tráfego também foram acionadas durante o toque de recolher e o comércio na movimentada área de South Beach terá de fechar.

O prefeito de Miami Beach, Dan Gelber, disse que milhares de turistas trouxeram "caos e desordem" à cidade.

"Parece um show de rock, com pessoas por toda parte", disse Gelber à rede de televisão CNN. "Se você está vindo aqui para extravasar, vá para outro lugar."

O spring break, ou pausa de primavera, é um período de pausa de uma semana para escolas e universidades nos EUA que geralmente ocorre em março ou abril. Ele atrai milhares de estudantes para a Flórida e outros destinos de clima quente em todo o país.

Especialistas em saúde chamaram atenção para praias e bares repletos de jovens celebrando sem máscara e sem distanciamento social, como se não houvesse pandemia.

Eles temem que em algumas semanas haja um novo pico de infecções, que diminuíram na Flórida, e alertam para o risco do aparecimento e propagação de novas variantes do vírus que podem ser altamente transmissíveis.

"Estamos muito preocupados", diz José Gonzales, especialista em doenças infecciosas da Universidade de Miami, à BBC News Mundo, serviço em espanhol da BBC.

"Devemos insistir na necessidade de respeitar as medidas de precaução, como o uso de máscara e a manutenção da distância".

Soma-se à preocupação com a Covid-19 o alerta para atos de violência que já provocaram mais de 100 prisões e apreensões de armas de fogo nos últimos dias. Os episódios levaram a um aumento no número de policiais nas ruas, sobretudo no bairro turístico de South Beach.

Para os moradores de Miami Beach, a história de caos e descontrole de hoje não é novidade e as cenas registradas nos últimos dias se repetem todos os anos.

Para os visitantes, especialmente aqueles que moram em lugares frios, o sul da Flórida continua sendo um destino ideal e de fácil acesso graças às passagens aéreas de baixo custo.

"Viemos aqui apenas para nos divertir, não queremos problemas", diz Shafal, um jovem nova-iorquino do Bronx que acaba de chegar à cidade.

E para o governo local, que reconhece que a economia da cidade está fortemente ligada ao turismo e à hospitalidade, a situação se apresenta como um quebra-cabeças em que é necessário atender às necessidades de todos.

Como antes da pandemia

O período de chegada dos springbreakers na Flórida vai do fim de fevereiro a meados de abril.

São várias semanas em que os visitantes vêm e vão.

Mas agora é quando o fluxo de turistas é mais visível, não apenas nas praias, mas nas ruas e restaurantes de South Beach e de outras áreas ao norte.

No sábado passado, por exemplo, os engarrafamentos na área de North Beach, as filas nos supermercados e a quantidade de pessoas em varandas e no interior de estabelecimentos eram praticamente iguais ao cenário de antes da chegada do coronavírus.

Os proprietários do Juice & Coffee Bar, em North Beach, comemoram o fluxo de turistas.

"Entendemos a preocupação das autoridades", eles dizem, "mas no setor de hospitalidade tivemos um ano muito ruim e agora estamos começando a ver uma luz".

"Exigimos que nossos clientes usem máscara e seguimos todas as recomendações sanitárias. Mas a economia também é muito importante".

Aposta do governador

A economia foi justamente a grande aposta do governador da Flórida, o republicano Ron DeSantis, que no dia 25 de setembro reabriu o estado e suspendeu as restrições sanitárias.

DeSantis proibiu os governos das cidades e condados de aplicarem multas a quem não usar máscara ou não respeitar o distanciamento social, algo que Miami Beach vinha fazendo.

Meses depois da polêmica decisão, o governador recorre a dados econômicos do estado para defender que fez a coisa certa:

O desemprego está abaixo de 5% (em abril de 2020 subiu para mais de 13%), os restaurantes e bares funcionam quase no mesmo nível de antes do coronavírus, e a ocupação hoteleira é 20% menor do que o normal, percentual que indica a recuperação de um dos setores mais afetados pelos fechamentos nos primeiros meses da pandemia.

Tudo isso, se orgulha DeSantis, enquanto o índice de infecções e mortes por Covid-19 permanece inferior ao de outros estados que aplicaram medidas restritivas.

Para Gonzales, a autoconfiança é um dos principais riscos.

"Sabemos que os números estão caindo na Flórida", admite, "mas a presença de todas essas pessoas sem máscara e sem manter distanciamento é uma forma de arranjar problemas".

"Ter todas essas pessoas juntas aumenta a possibilidade de o vírus se espalhar novamente e aumentar o número de casos."

Ainda é cedo para verificar esse aumento, algo que só saberemos nas próximas semanas.

E o especialista lembra que o perigo não está só na Flórida: todos esses visitantes voltarão aos seus locais de residência habitual, onde podem infectar familiares e amigos.

Direito à diversão

Os jovens que hoje lotam as ruas de Miami Beach, muitos deles recém-chegados e atentos ao celular para saber para onde devem ir, não querem ser apontados como responsáveis ​​por uma possível nova onda de Covid-19.

"São minhas férias e venho para me embebedar e me divertir", diz Shafal empolgado, enquanto espera sentado em um banco com um amigo pelo horário de entrar no apartamento que alugaram.

"Não estou nem um pouco preocupado com o coronavírus. Vou ficar aqui quatro dias", exclama ele, dançando.

A poucos metros de distância, Lisa e Kate, duas jovens de Minnesota, assistem com entusiasmo a uma partida de vôlei na praia.

Esclarecem, quase ofendidas, que não estão aqui "para spring break", talvez cientes da atenção da mídia em relação a esse fenômeno.

Mas o fato é que elas estão em Miami Beach, de férias, por uma semana, e também não estão preocupadas com a pandemia.

No meio da manhã, ainda não é possível ver as imagens que têm circulado nas redes sociais de multidões em bares ou nas ruas impedindo a circulação do trânsito e pulando nos carros da polícia.

Toque de recolher

Os bares são locais particularmente perigosos, alertam os especialistas. Além de geralmente estarem superlotados, costumam ser barulhentos, fazendo com que as pessoas gritem, o que aumenta a disseminação do vírus.

"Não seja bobo. Não venha aqui se acha que aqui vale tudo. Vamos prendê-lo e isso vai arruinar sua estadia aqui", declarou o prefeito de Miami Beach.

Para alguns moradores, a situação está chegando ao ponto que exige medidas radicais de imediato, mesmo que isso prejudique o turismo.

"Vamos espalhar por aí que tudo fecha", diz Phil, um morador de South Beach que, pela primeira vez em 14 anos, está planejando deixar Miami.

"A narrativa nacional é que a Flórida está aberta e pode tudo. Alguns ficam surpresos ao saber que há um toque de recolher. Não podem festejar até as 4h da manhã como antes. Vai afetar nossa economia do turismo por alguns anos? Que assim seja. Vai afetar a nossa reputação? Que assim seja", defende indignado.

Para Colleen, outra moradora da área, é preciso presumir que os visitantes chegarão "de qualquer maneira".

"A maioria vem só para se divertir, são poucos desordeiros. Mas nós os colocamos na rua, em parte a culpa é nossa", afirma, se referindo ao fechamento dos estabelecimentos.

Diante do argumento de que a chegada de turistas é inevitável, o infectologista da Universidade de Miami reitera a importância de não relaxar as medidas de proteção, mesmo que não sejam exigidas por lei.

"Sei que não há restrições em restaurantes e outros locais, mas temos que ser conscientes, usar máscara, manter uma distância de dois ou três metros e evitar aglomerações", finaliza.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Zelensky diz que catástrofe de Chernobyl pode se repetir em Zaporizhia

Zelensky diz que catástrofe de Chernobyl pode se repetir em Zaporizhia

Acidente radioativo na antiga república soviética completa 38 anos
L
Índia vota em 2ª fase com campanha acirrada entre Modi e Gandhi

Índia vota em 2ª fase com campanha acirrada entre Modi e Gandhi

Quase 1 bilhão de pessoas estão aptas a votar em sete fases da eleição
L
Universidades dos EUA têm protestos pró-Palestina; autoridades reagem

Universidades dos EUA têm protestos pró-Palestina; autoridades reagem

Polícia prendeu estudantes e retirou barracas em Columbia
L
EUA iniciam construção de píer em Gaza para entrega de ajuda

EUA iniciam construção de píer em Gaza para entrega de ajuda

Apoio humanitário precisará passar pelo controle de Israel
L
Representante da ONU diz que limpeza de Gaza pode levar 14 anos

Representante da ONU diz que limpeza de Gaza pode levar 14 anos

Guerra já teria deixado cerca de 37 milhões de toneladas de detritos
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Ducati estreia versão da Multistrada V4 Rally Adventure no Brasil

Modelo será comercializado na configuração Travel & Radar com preço a partir de R$ 149.990,00
L

PodCast Entre Levels entrevista: MC Wset

O apresentador Alisson terá uma conversa empolgante com o renomado MC Wset. Juntos, eles explorarão os bastidores da música, a jornada do MC no cenário artístico e muito mais.
L

DESTAQUES DA SEMANA: Reunião do Consej em RO; intercâmbio e tablets à educação; e “Bizarrus” volta aos palcos são destaques do Governo de RO

Pela primeira vez, Rondônia realiza a Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Justiça
L
Confeitando Sonhos: A Doce Jornada de Gustavo Ferreira no Agenda News

Confeitando Sonhos: A Doce Jornada de Gustavo Ferreira no Agenda News

De bolos decorados a mentorias, descubra os segredos da Confeitaria O Doce Certo.
L

PF e PM apreendem 163kg de maconha em Rondônia

Uma pessoa foi presa em flagrante.
12
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Vagas de Emprego

Empresa Fortal abre vaga para Agente de Coleta de Lixo em Porto Velho

Essa vaga temporária representa uma chance para os interessados que desejam contribuir para a limpeza e manutenção da cidade.
L
Vagas de Emprego

Nova Era abre vaga para Encarregado de Padaria em Porto Velho

A vaga, destinada para tempo integral, representa uma oportunidade única para aqueles que desejam fazer parte de uma equipe dedicada e contribuir para o sucesso da empresa.
L
Vaga de Empregos

Boa Nova Comércio de Óculos abre vagas para Vendedores Internos em Porto Velho

Com quatro vagas disponíveis, a empresa busca profissionais dedicados e comprometidos para integrar sua equipe em tempo integral.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Grupo L’Aporto abre vaga para Camareiro(a) de Hotel em Porto Velho

A vaga, disponível em tempo integral, oferece um salário mensal de R$ 1.492,23, além de uma série de benefícios para o colaborador.
L
Publicidade

POLÍTICA

Assembleia Legislativa de Rondônia homenageará Policiais Civis aposentados na segunda, 29

Assembleia Legislativa de Rondônia homenageará Policiais Civis aposentados na segunda, 29

O proponente da sessão solene é o deputado e 2º vice-presidente, deputado Ribeiro do Sinpol.
L

Deputado Alan Queiroz solicita medidas para ampliar voos em Rondônia

Parlamentar defende ampliação de voos na Amazônia e região Norte para impulsionar desenvolvimento econômico e integração regional.
L
Deputado Edevaldo Neves parabeniza Irmãos Olímpio pelo título brasileiro de Jiu-Jitsu em São Paulo

Deputado Edevaldo Neves parabeniza Irmãos Olímpio pelo título brasileiro de Jiu-Jitsu em São Paulo

Os irmãos Olímpio já haviam demonstrado sua maestria no esporte ao conquistarem o título de campeões europeus em janeiro deste ano.
L

Dra. Taíssa solicita cronograma de obras na BR-364, em Jaci-Paraná

Limitação de trafegabilidade vem causando transtornos à população.
L
Alan Queiroz propõe instalação de lombadas para melhorar segurança viária em Porto Velho

Alan Queiroz propõe instalação de lombadas para melhorar segurança viária em Porto Velho

Proposta visa garantir segurança e mobilidade, reduzindo a velocidade de veículos na estrada da Penal e beneficiar a comunidade local.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é preso acusado de tentar matar o próprio irmão a tiros

Homem é preso acusado de tentar matar o próprio irmão a tiros

A dupla foi encaminhada e apresentada no Departamento de Flagrantes.
12

Tia e sobrinha ficaram em estado grave em um acidente entre carro e moto na zona leste

Duas equipes do Samu atenderam as vítimas.
14

Força Tática flagra motorista com arma dentro do carro em Porto Velho

O suspeito foi encaminhado ao Departamento de Flagrantes.
10
Colisão entre três veículos deixa motociclista em estado grave na zona leste

Colisão entre três veículos deixa motociclista em estado grave na zona leste

Os carros conduzidos por mulheres seguiam um em cada via, quando houve a batida e os veículos acabaram atingindo um motociclista que aguardava o fluxo para passar no cruzamento.
16
Princípio de incêndio atinge gráfica na Abunã

Princípio de incêndio atinge gráfica na Abunã

O fogo teria dado início em uma impressora, depois se espalhado para outros aparelhos eletrônicos em uma sala segundo andar do prédio.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Promoção 3079 Destilados: Descubra quem ganhou a Cachaça Original D’Minas de Tutti Frutti

Uma festa de paladares e fragrâncias aguarda o afortunado vencedor.
L

Confira os vencedores do sorteio e como desfrutar dos filmes em exibição no principal cinema da cidade.

Nossos cumprimentos aos sortudos da campanha News Rondônia e Cine Araújo.
L
Abril Verde: TRT-14 e TST assinam Acordo de Cooperação para saúde e segurança no trabalho

Abril Verde: TRT-14 e TST assinam Acordo de Cooperação para saúde e segurança no trabalho

O Acordo visa promover ações conjuntas entre a Justiça do Trabalho e a implementação de políticas nacionais para proteger a saúde dos trabalhadores.
L

Requerimento da Licença Ambiental: AGROINDUSTRIA TRÊS CASA

Licença Ambiental Prévia, de Instalação e de Operação
L
Agenda News: Surpreenda sua Mãe com Tratamentos Estéticos Exclusivos

Agenda News: Surpreenda sua Mãe com Tratamentos Estéticos Exclusivos

De Drenagem a Botox, presenteie com cuidados que promovem beleza e bem-estar.
L
Indígenas pedem discussão presencial sobre suspensão do Marco Temporal

Indígenas pedem discussão presencial sobre suspensão do Marco Temporal

Lideranças tentam convencer os ministros do STF.
L
Senado recorrerá de decisão de Zanin contra desoneração da folha

Senado recorrerá de decisão de Zanin contra desoneração da folha

Segundo Pacheco, existem fontes de recursos para compensar medida.
L
Aneel mantém bandeira tarifária verde em maio

Aneel mantém bandeira tarifária verde em maio

Dessa forma, os consumidores não terão custo extra nas contas de luz.
L
Ministro da Justiça suspende policial que ensinou tortura em curso

Ministro da Justiça suspende policial que ensinou tortura em curso

Suspensão de agente da PRF em Santa Catarina vale por 90 dias.
L
Portaria regulamenta regras para Desenrola Pequenos Negócios

Portaria regulamenta regras para Desenrola Pequenos Negócios

Renegociação não terá limite de valor nem de tempo máximo de atraso.
L