News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Quinta-Feira, 22 de Abril de 2021

Livre

Judcar: aplicativo de mobilidade urbana é utilizado como alternativa econômica de transporte no Judiciário

O novo modelo de transporte no TJRO reduziu frota a menos da metade e trará economia de 3,6 milhões ao ano
Quinta-Feira, 18 de Março de 2021 - 09:56

O Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia economizará cerca de 3 milhões e 600 mil reais por ano com a mudança no modal de transportes da instituição, que passou a utilizar aplicativo de mobilidade urbana para deslocamentos de servidores e servidoras nas áreas urbanas.

Com a redução da frota de 125 para 55 veículos e a contratação de empresa para realizar entrega de materiais nas comarcas do Estado, a redução de custo para deslocamento chega a quase 70%.

Um dos grandes benefícios dessa tecnologia é o barateamento do preço das corridas, o que fez com o mercado de transportes públicos passasse por grandes transformações.

No Judiciário de Rondônia o nome dado ao aplicativo é "Judcar", que é uma das soluções que integram o projeto de mudança do modelo de transporte adotado pelo Tribunal na capital, Apenas os deslocamentos mais distantes (distritos e zona rural,) serão feitos na enxuta frota remanescente (1 carro por comarca) ou em veículos locados especificamente para o atendimento de determinada demanda. A adoção desse sistema permitiu a redução da frota do Tribunal de 125 para apenas 55 veículos.

Além do preço menor, inclusive até do que é pago pela União, que também se utiliza dessa tecnologia (taxi-gov), a adesão ao transporte por aplicativo dispensa a utilização de motorista do quadro, que pode ser aproveitado em outras áreas da administração. Com esse sistema, o Tribunal também se desonera dos custos com combustível, limpeza, seguro, multas e eventuais acidentes que vez por outra ocorrem.

Outro fator preponderante é a facilidade de fiscalização. "Quando a pessoa faz o deslocamento, que só poderá ser feito exclusivamente em serviço, vem para o gestor o nome do servidor que solicitou o transporte, o dia e a hora que o serviço foi solicitado, o momento exato em que o servidor entrou e saiu do veículo, além de detalhar qual o trajeto realizado. É um controle absoluto, pois o envio deste relatório é de maneira automática e imediata", informou o juiz secretário-geral do TJRO, juiz Rinaldo Forti.

Como pontuou o magistrado, a implantação do transporte por aplicativo no TJRO simplificou, barateou e aumentou a eficiência dessas atividades. Em um deslocamento urbano, o servidor e a servidora só precisam se preocupar em acionar o serviço. Uma vez dentro do carro não precisam se preocupar com o trânsito, com o local em que deixarão o carro, se está abastecido ou se tem algum problema técnico. Basta entrar no carro e usufruir a viagem, podendo inclusive seguir trabalhando durante o deslocamento por meio dos aplicativos de mensagem de seus celulares.

Na prática

Uma das primeiras unidades a utilizar o Judcar é a Secretaria de Orçamento e Finanças - SOF/TJRO, cuja experiência tem agradado aos colegas, que utilizam os serviços (app Yet Go Motorista) para levar documentos aos bancos da cidade. Eficiência, controle e economia que transformam o cotidiano judiciário, evidenciando a disposição por modernização, economicidade e criatividade para realizar as atribuições institucionais com menos recursos e melhores resultados para o conjunto da sociedade rondoniense.

Fonte - 010 - tj ro

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.