News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Terça-Feira, 20 de Abril de 2021

Livre

Inscrições para cursos de graduação no IFRO continuam até o dia 4 de abril

As inscrições vão até 4 de abril de 2021 e podem ser realizadas no site de seleção do IFRO.
Terça-Feira, 16 de Março de 2021 - 14:38

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) está com inscrições abertas para os cursos de graduação do Processo Seletivo (PS 2021/1), com ingresso no 1º semestre de 2021. As inscrições vão até 4 de abril de 2021 e podem ser realizadas no site de seleção do IFROhttps://portal.ifro.edu.br/ultimas-noticias/10886-processo-seletivo-do-ifro-possui-946-vagas-para-8-campi-da-instituicao

São 946 vagas para o ensino superior, modalidade presencial, distribuídas em 8 campi da instituição: Ariquemes (Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Biológicas e Engenharia Agronômica), Cacoal (Matemática, Geografia, Zootecnia e Agronegócio), Colorado do Oeste (Zootecnia, Engenharia Agronômica, Ciências Biológicas, Gestão Ambiental e Medicina Veterinária), Guajará-Mirim (Ciências Biológicas), Jaru (Medicina Veterinária), Ji-Paraná (Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia Florestal e Licenciatura em Química), Porto Velho Calama (Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação e Licenciatura em Física) e Vilhena (Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Licenciatura em Matemática e Arquitetura e Urbanismo).

Os cursos do IFRO são públicos e gratuitos, não sendo cobrada taxa de inscrição, de matrícula ou mensalidade. Enquanto instituição pública que oferta do ensino básico à pós-graduação, o Instituto Federal de Rondônia possui um "mundo de oportunidades", buscando a oferta de uma "educação que transforma". A acadêmica de Engenharia Civil do Campus Porto Velho Calama, Diennifer Filberg, conta que em sua trajetória no curso teve "oportunidades de vivenciar coisas novas, participar de eventos acadêmicos e científicos e cada vez mais me descobrir dentro curso".

No caso da Acadêmica de Medicina Veterinária do Campus Jaru, Angela Ferraz Caciano, o IFRO vem ajudando a realizar seu sonho de fazer o curso para contribuir com os pais, no sítio da família, e com os demais produtores de pecuária leiteira da região. Ela enfatiza que a formação é ofertada de forma gratuita e possui excelentes professores. "O IFRO ainda nos proporciona várias oportunidades, principalmente de projetos de ensino, pesquisa e extensão e que em sua maioria ainda contam com bolsa para auxiliar e estimular o estudante. Como estudante do IFRO, tive oportunidade de participar de alguns eventos, como o Conpex/IFRO e as visitas técnicas. E mesmo neste momento de pandemia, o Instituto tem se esforçado para manter o ensino de qualidade", comenta.

Conforme o Professor do Campus Colorado do Oeste e Coordenador de Agronomia, Márcio Adolfo de Almeida, o curso "possui professores capacitados, professores mestres, doutores e sempre prontos a trazer o melhor ensino que o curso merece. O Curso de Agronomia oferece oportunidade de participação de projetos de ensino, projeto de pesquisa, projeto de extensão, além disso, tem uma estrutura diversificada de laboratórios, mas também um grande mercado de trabalho nas propriedades rurais, fazendas, indústrias e como também na área de docência aqui no nosso campus".

Já Amanda Eloise Machado de Souza cursa Engenharia Agronômica no Campus Colorado do Oeste: "Ingressei no IFRO no ano de 2016 para fazer o Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio e terminei esse curso no ano de 2018, logo após isso, já no ano de 2019, eu ingressei novamente para fazer agora o curso superior de Engenharia Agronômica. Bom, o IFRO me ofereceu experiências incríveis que anteriormente eu nem mesmo pensava na existência, algo que me chamou atenção foram as instalações da escola que me condicionaram muito conhecimento, pois a instituição contou com diversos laboratórios amplos e específicos".

"Eu já participei de diversos eventos em outras localidades, também demonstrei meus conhecimentos em eventos memoráveis e conheci gente de vários lugares do país e do mundo afora, aprimorei minha segunda língua conhecendo novas culturas. A educação no IFRO é totalmente gratuita e mudou totalmente a minha maneira de enxergar o mundo, hoje eu vejo uma infinidade de possibilidades acessíveis da educação, ciências e tecnologia", conta Amanda, que diz ter aprendido muito com docentes e funcionários, e também devido a sua participação em projetos de pesquisa, ensino e extensão. Ela foi monitora de alunos e fez estágio profissional. "Se você quiser mudar a sua vida através da educação, acesse agora o portal do IFRO e faça já sua inscrição", finaliza.

PS 2021/1

Nesta oferta estão as vagas do sistema de ensino presencial para cursos de graduação do Processo Seletivo, no primeiro semestre de 2021, havendo como requisito de ingresso ter concluído o ensino médio até a data da matrícula. No âmbito do Instituto Federal de Rondônia, a retomada das atividades presenciais de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administrativas terá como balizadores a legislação, o cenário epidemiológico e as condições sanitárias.

O Processo Seletivo 2021/1 será realizado em uma única etapa: classificação do candidato pelo seu desempenho (notas/conceitos) nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Química, Física e Biologia do 1º ao 3º ano do ensino médio ou com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nas áreas do conhecimento (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologias) em uma das edições do exame, de 2010 a 2020.

Cada candidato concorrerá com uma inscrição, sendo válida somente a última inscrição realizada no sistema, caso haja mais de uma inscrição com o mesmo CPF. Em conformidade com a legislação vigente, há destinação de vagas ao sistema de Ações Afirmativas/Cotas Sociais e para PcD (Pessoas com Deficiência).

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pela internet através do link: https://bit.ly/3aJjymN.  É necessário ter em mãos o CPF (obrigatoriamente do candidato), o documento oficial de identificação e o histórico ou boletim escolar ou documento oficial equivalente. A Coordenação de Exames e Admissão (CEA/IFRO) destaca que é imprescindível a leitura do Edital.

Pelo cronograma da seleção, a publicação da lista dos candidatos inscritos e do resultado preliminar deve ocorrer no dia 6 de abril. Já a divulgação do resultado final está prevista para 13 de abril, data em que também é realizada a convocação em 1ª chamada para matrícula dos aprovados. Já a convocação em 2ª chamada deve ocorrer em 30 de abril de 2021.

Informações

Para acessar o Edital nº 9/2021/REIT - CEA/IFRO, clique AQUI.

Os endereços em que é possível tirar dúvidas e receber outras informações e atendimento são os seguintes:

Coordenação de Exames e Admissão (CEA/Reitoria): processo.seletivo@ifro.edu.br

Coordenação Geral de Registros Acadêmicos (CGRA/Reitoria): pscgra@ifro.edu.br

Campus Ariquemes: cra.ariquemes@ifro.edu.br

Campus Cacoal: campuscacoal@ifro.edu.br

Campus Colorado do Oeste: campuscolorado@ifro.edu.br

Campus Guajará-Mirim: campusguajara@ifro.edu.br

Campus Jaru: campusjaru@ifro.edu.br

Campus Ji-Paraná: campusjiparana@ifro.edu.br

Campus Porto Velho Calama: campusportovelhocalama@ifro.edu.br

Campus Vilhena: campusvilhena@ifro.edu.br

Fonte - 010 - Assessoria

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.