QUINTA-FEIRA, 25/04/2024

A cartada de Hildon e os ônus de Rocha: as vacinas e a disputa pelo governo no ano que vem

PERGUNTINHA: Você que ainda não foi vacinado, apesar de fazer parte dos grupos de riscos, também está torcendo que sua salvação chegue para você antes do vírus mortal?

Publicado em 

A cartada de Hildon e os ônus de Rocha: as vacinas e a disputa pelo governo no ano que vem - News Rondônia

A cartada de Hildon e os ônus de Rocha: as vacinas e a disputa pelo governo no ano que vem - News Rondônia

Uma coisa tem sim a ver com a outra; uma é extensão da outra. Não são assuntos diferentes, embora devessem ser. Mas a crise, a pandemia, as vacinas, a forma como tudo está sendo enfrentado, tudo isso terá, sim, influência muito grande nas eleições gerais de 2022. Tanto em nível nacional quanto estadual. Por enquanto, quem sai com enormes dificuldades, nesse contexto, é o governador Marcos Rocha. A injustiça lhe atinge, porque mesmo com tudo o que tem feito; com todo o trabalho; com noites seguidas insones, com “almoços” feitos quase todos os dias por volta da meia noite; mesmo com todos os gastos e uma batalha árdua, o vírus ainda está ganhando a guerra. Na verdade, o Estado está fazendo quase tudo sozinho, com pouco apoio das Prefeituras. São raras as cidades parceiras, nessa questão, mas Rocha tem sofrido o ônus, embora poucos bônus tem recebido pela batalha que lidera. É injusto? Claro que é. Mas a história se conta também por suas grandes injustiças. No mesmo quadro, o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, jogou sua mais importante cartada, que, se der certo, pode colocá-lo na condição de principal adversário do atual governador, para a sucessão. E se não der? Ninguém espera que não dê, mas pelo tamanho da promessa (400 mil doses de vacinas em 30 dias), o competente Prefeito da Capital tem o ás de ouro na mão, para uma eventual corrida para o Palácio Rio Madeira. O problema, para ele, é o outro lado da moeda: caso enfrente obstáculos inesperados para cumprir o desafio, pode ser muito prejudicado, na corrida palaciana.

A cartada de Hildon e os ônus de Rocha: as vacinas e a disputa pelo governo no ano que vem - News Rondônia

Hildon pensou em política e na campanha de 22, quando saiu, célere, à busca de vacinas? Claro que não. Sua intenção é salvar vidas, imunizar 200 mil pessoas, derrotar o vírus. Mas, foge dele o resultado de todo esse esforço, que o coloca, perante os rondonienses, como uma espécie de herói, caso tudo dê certo. O que depende agora é que em 30 dias as doses cheguem e que, imediatamente a isso, comece o maior programa de vacinação que não só Porto Velho e Rondônia já viram, mas também grande parte do país. Hildon está fazendo tudo o que pode para dar certo. Só não dará por questões de podem escapar ao seu controle. Mas, perante a população, isso pode ser a diferença entre o heroísmo e a promessa vã. A torcida geral, agora, é que a Oxford entregue, dentro do que foi combinado, todo o pacote de vacinas. Já Marcos Rocha fica paga o preço de estar no poder, enquanto a pandemia cresce. E ainda pode sofrer mais, por ser aliado de primeira hora do governo Bolsonaro, que, ao menos até agora, não conseguiu sequer distribuir vacinas em abundância para o país. O quadro hoje é esse!

VACINAS: NESTA QUARTA, PODE CHEGAR NOVO PEQUENO LOTE

A quarta-feira pode marcar a chegada de mais algumas Coronavac. Certamente menos de 10 mil para Rondônia, em um lote de 2 milhões de doses entregues para serem distribuídas em todo o país, na segunda. A maior parte das vacinas serão entregues, proporcionalmente, a Porto Velho. Na Capital, a Prefeitura começa nesta semana a vacinar idosos a partir dos 79 anos. Com mais este lote que está chegando, há chances reais de que ao menos mais essa cota de idosos seja imunizada. Até o domingo, segundo dados oficiais da Sesau, já foram vacinados perto de 55.500 pessoas vacinadas e ainda outras 17.300 receberam a segunda dose. Mais de 5 mil indígenas foram imunizados, cerca de 950 deles com a dose final. O total de idosos que tiveram a primeira dose aplicada em perto de 19.700 idosos. Contudo, apenas 2.226 receberam a segunda dose. As vacinas que devem chegar na quarta, em seguida serão distribuídas para todas as 52 Prefeituras do Estado, proporcionalmente.

AMEAÇADO DE MORTE, EX SENADOR PEDE SOCORRO A BOLSONARO

Num longo depoimento, recheado de fotos, divulgados nas  outras redes sociais, o ex-senador e ex-prefeito de Ariquemes, Ernandes Amorim, pede ajuda das autoridades, por estar sendo ameaçado de morte. A tal ponto que teve que deixar o Estado (não contou, obviamente, onde está), porque teme ser assassinado por invasores das suas terras. Amorim afirma que já pediu socorro até ao presidente Jair Bolsonaro e ao vice, General Mourão, relatando o que está passando, sob a mira, segundo ele, de armas de sem terra que teriam invadido áreas de sua propriedade, destruindo prédios, caminhões e equipamentos. E que de lá não são defenestrados. Alega que está aguardando a reintegração de posse, mas que, até agora, nada foi feito não só para retirar aqueles a quem ele chama de criminosos, da área que tomaram à força (sempre segundo suas denúncias). O texto divulgado pelo ex senador afirma que “organizações criminosas fortemente armadas desafiam a Justiça e mantém invasão de terras na região de Campo Novo de Rondônia”. Ele critica também a polícia judiciária por não estar investigando os pretensos crimes dos invasores e nem ter prendido ninguém. O assunto ainda vai longe!

GONÇALVES JÚNIOR TERIA FECHADO ACORDO COM MARCOS ROCHA

Volta à pauta o caso do prefeito João Gonçalves Junior. Fontes palacianas garantem que o jovem alcaide de Jaru, considerado por políticos e personalidades como o melhor de todos no Estado (foi o que comentou a esse blog, o ex-secretário da Casa Civil de Confúcio Moura, o empresário Emerson Castro, apenas para citar um exemplo), já fechou um acordo de parceria com o governador Marcos Rocha, quando ele se lançar à reeleição. Sonho também do MDB, que quer vê-lo no Palácio Rio Madeira/CPA, João Gonçalves já divulgou um vídeo, agradecendo o convite, se dizendo envaidecido e orgulhoso, mas avisando que concorrer ao Governo não faz parte dos seus planos. O motivo seria a aliança já acordada com Rocha. Enquanto isso, em Jaru, palpiteiros e “comentaristas” pseudoisentos do Facebook, dão suas opiniões que podem mudar o mundo, eivadas de desconhecimento e maldade, tentando diminuir quem traz a informação correta. Lamentavelmente, para esses, a caravana continua passando…

OXIGÊNIO: O PERIGO AINDA RONDA OS NOSSOS HOSPITAIS

Mais um efeito colateral do aumento crítico dos casos de Coronavírus no Estado, é o susto de que poderia faltar oxigênio para o Estado. O secretário Fernando Máximo abrandou a situação, afirmando que, ao menos para a rede pública, isso não acontecerá, porque as providências já foram tomadas. Contudo, lamentou que ofícios da Sesau às Prefeituras, há várias semanas, questionando sobre o risco da falta de oxigênio nos municípios, foram ignorados. De uma hora para outra, de surpresa, começaram a surgir informações de que poderia faltar cilindros para atendimento aos doentes. O governo rondoniense já recorreu ao Ministério da Saúde, pedindo apoio. Neste final de semana, a crise chegou a Ariquemes e só não foi maior pela ação imediatas de lideranças como a prefeita Carla Redano e seu marido, o deputado Alex Redano, presidente da Assembleia. Nas redes sociais, Alex relatou o problema e agradeceu apoio do governo e a solidariedade de empresas e empresários, que ajudaram a socorrer o sistema de saúde da cidade. A possível crise do oxigênio, aliás, foi motivo de reunião na manhã desta segunda, no gabinete da presidência da ALE.

SOLIDARIEDADE: PREFEITA AGRADECE AO GOVERNO E EMPRESAS

 A prefeita Carla Redano, também em publicação que fez, fez agradecimentos às empresas White Solder e à Estanho de Rondônia (Ersa), “por nos socorrerem nessa madrugada, com cilindros de oxigênio. Vocês foram cruciais no momento em que mais precisamos”. Agradeceu também ao governador Marcos Rocha e ao secretário de saúde, Fernando Máximo, ‘pelos 50 cilindros de oxigênio que estão a caminho e também à empresa White Martins, por atender prontamente nosso pedido”. Carla ainda acrescentou que “a Prefeitura tem recursos e está adquirindo mais cilindros de oxigênio. Porém, devido ao momento de urgência e ao aumento da demanda em todo o Estado, algumas empresas também estão com dificuldades em adquirir mais cilindros. Por isso muitos empresários estão emprestando, até que cheguem os nossos”, explicou. É vital que ações sejam tomadas em todas as regiões de Rondônia, para que não se repita a tragédia de Manaus. Por enquanto, ao que parece, a situação ainda está sob controle, mas é bom ficar de olho, porque a crise do oxigênio pode chegar sim, a qualquer momento!   

IVES GANDRA DIZ QUE STF É QUARTO PODER POLÍTICO DO PAÍS

Dividido em quatro poderes políticos (Executivo, Legislativo, Judiciário e o Partido do Supremo Tribunal Federal), o Brasil vive momentos de grande risco, pela insegurança jurídica que enfrentamos, através de decisões inacreditáveis, vindas da mais alta Corte. O PSTF é de autoria do blog, mas a visão de quatro poderes é de ninguém menos do que Ives Gandra, que, aos 86 anos, continua sendo um dos mais respeitados juristas nacionais. Em entrevista ao programa “Jornal da Manhã”, da Jovem Pan, nesta segunda, Gandra disse ainda frases como “a corrente doutrinária no STF trará ainda maior insegurança jurídica para nosso país” e “os ministros estão debatendo como se fossem políticos”. Especificamente nessa questão, citou o caso dos ataques do ministro Marco Aurélio Mello, ao chamar seu colega Alexandre de Moraes de “Xerife” e o presidente do Supremo, Luiz Fux, de “autoritário”. Disse ainda o grande e respeitado jurista: “aideia dos ministros do STF é que podem consertar o vácuo no Legislativo e corrigir os rumos do Executivo. É o que permeia essa corrente de doutrina constitucional”. E concluiu: “essa insegurança jurídica não é para a democracia!”.

ROBÔS E PERFIS FALSOS ATACAM O GOVERNO, DENUNCIA ROCHA

Numa Live em suas redes sociais, domingo à noite, Marcos Rocha fez grave denúncia. Afirmou, entre outras coisas, que um grupo de milicianos digitais foi criado para criar Fake News e atacar o seu governo. Prometeu, inclusive, que nos próximos dias vai mostrar alguns dos perfis falsos, com imagens de pessoas de outros Estados e do exterior, que se passam por rondonienses, para os ataques via net. O sistema de robôs já existe há longo tempo e tyem sido utilizado principalmente em campanhas políticas. São mensagens falsas, criadas várias vezes ao dia, com ataques a governantes e autoridades, mas também a candidatos que disputam o pleito. Os “Mavi” são os militantes que criam perfis falsos, para fazerem seus ataques. Rocha disse que o presidente Bolsonaro também foi e continua sendo vítima deste tipo de ataque, “inclusive através de gente que ele ajudou a eleger e que agora o traem”, dizendo que o mesmo aconteceu em Rondônia. Aguarda-se agora mais detalhes sobre o assunto, com os perfis falsos mostrados pelo governador e seus parceiros.  

PERGUNTINHA

Você que ainda não foi vacinado, apesar de fazer parte dos grupos de riscos, também está torcendo que sua salvação chegue para você antes do vírus mortal?

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Nova agência de atendimento da Energisa em Vilhena oferece conforto e facilidade para os clientes

Nova agência de atendimento da Energisa em Vilhena oferece conforto e facilidade para os clientes

Com instalações modernas, a nova agência foi planejada para prover o atendimento em um ambiente confortável, respeitando as necessidades do consumidor e as normas de construção e acessibilidade. 
L
Em Brasília, TRT-14 (RO/AC) compartilha estratégias eficazes em gestão de precatórios

Em Brasília, TRT-14 (RO/AC) compartilha estratégias eficazes em gestão de precatórios

Na ocasião, o presidente e corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região e o juiz Auxiliar de Precatórios, apresentaram aos presidentes e corregedores dos TRTs a experiência de sucesso que culminou no aumento da produtividade
L
No México, Escolas Judiciais dos TRTs da 14ª (RO/AC) e 24ª (MS) Regiões realizam evento internacional sobre Comércio Internacional e Direito do Trabalho na América Latina

No México, Escolas Judiciais dos TRTs da 14ª (RO/AC) e 24ª (MS) Regiões realizam evento internacional sobre Comércio Internacional e Direito do Trabalho na América Latina

O evento foi uma parceria entre as Escolas Judiciais dos TRTs da 14ª e 24ª Regiões, em colaboração com o Conselho do Poder Judiciário Federal do México.
L
Conab estima recorde na produção de açúcar mesmo com redução na produção de cana-de-açúcar na safra 2024/2025

Conab estima recorde na produção de açúcar mesmo com redução na produção de cana-de-açúcar na safra 2024/2025

De acordo com o levantamento da Companhia, a área de colheita da cana apresentou crescimento de 4,1%, passando de 8,33 milhões de hectares para 8,67 milhões de hectares.
L
TCE-RO abre seleção para cargo com salário superior a R$ 14 mil

TCE-RO abre seleção para cargo com salário superior a R$ 14 mil

O salário, envolvendo subsídio e auxílios, pode superar os R$ 14 mil.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

WOOD PIRATES: FICCO/RO realiza operação em combate ao crime organizado na capital

WOOD PIRATES: FICCO/RO realiza operação em combate ao crime organizado na capital

Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão. Uma pessoa foi presa em flagrante.
10
Malária: gestantes, crianças e pessoas vulneráveis são mais afetadas

Malária: gestantes, crianças e pessoas vulneráveis são mais afetadas

94% dos casos da doença foram registrados na África
L

Escuridão Urbana: O Impacto dos furtos de fiação em Porto Velho

De parques revitalizados a praças públicas, a capital rondoniense enfrenta uma onda de criminalidade que compromete sua infraestrutura e segurança, gerando prejuízos significativos aos cofres públicos.
L
Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023

Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023

Dados são da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L

Oportunidade Única: Concurso Público em Ouro Preto do Oeste Abre 964 Vagas!

Inscreva-se até 05/06/24 para cargos de todos os níveis – Taxas a partir de R$60! Não perca essa chance de transformar sua carreira!
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Oportunidade de Emprego: Agregar Gestão Estratégica de Pessoas busca Empregada Doméstica em Porto Velho

Se você é uma pessoa dedicada, organizada e proativa, esta pode ser a oportunidade que você estava esperando.
L
Vagas de Emprego

Coisa Bonita abre vaga para Vendedor Interno em Porto Velho

Se você tem paixão por vendas e deseja fazer parte de uma equipe dinâmica, esta pode ser a chance que você esperava.
L
Vagas de Emprego

Casa das Ferramentas abre vaga para Gerente de Loja Varejista em Porto Velho

Se você possui experiência em gestão de vendas e está em busca de uma oportunidade desafiadora, essa pode ser a sua chance.
L
Publicidade

POLÍTICA

Cláudia de Jesus repassa mais de R$ 590 mil para o esporte de Rondônia

Cláudia de Jesus repassa mais de R$ 590 mil para o esporte de Rondônia

Emenda parlamentar foi uma solicitação de vários vereadores e lideranças regionais importantes.
L
Deputado Edevaldo Neves solicita esclarecimentos sobre suspensão de policiamento ostensivo no Distrito de São Carlos

Deputado Edevaldo Neves solicita esclarecimentos sobre suspensão de policiamento ostensivo no Distrito de São Carlos

Comunidade manifesta preocupação diante de possíveis planos de desativação de posto policial na região
L
Castra Móvel atenderá em abrigos para atender animais após solicitação de vereadora Márcia Socorrista

Castra Móvel atenderá em abrigos para atender animais após solicitação de vereadora Márcia Socorrista

Diante desta demanda, a vereadora Márcia Socorristas buscou a Sema para interceder pelos protetores voluntários e garantir que os animais que estão sob suas guardas possam receber o atendimento público.
L
Fernando Máximo posiciona-se contra a utilização da injeção letal para casos de aborto

Fernando Máximo posiciona-se contra a utilização da injeção letal para casos de aborto

O parlamentar rondoniense, que também é médico, realizou uma série de mobilizações no Congresso Nacional, incluindo apresentação de dados científicos que embasam o posicionamento contrário à legalização do aborto.
L
Compromisso Contínuo com as Apaes: Deputada Sílvia Cristina participa de reunião da Federação Nacional das Apaes

Compromisso Contínuo com as Apaes: Deputada Sílvia Cristina participa de reunião da Federação Nacional das Apaes

Em reunião com a Fenapaes, a parlamentar reafirma seu apoio e anuncia significativos recursos para as Apaes de Rondônia, destacando a importância do trabalho social das entidades.
L
Publicidade

POLÍCIA

Carro bate em papa-entulho e motorista fica ferido em Porto Velho

Carro bate em papa-entulho e motorista fica ferido em Porto Velho

O carro modelo Mobi seguia sentido bairro, quando o motorista teria tentado desviar de um ciclista e acabou batendo em cheio em um papa entulho na frente de uma residência.
10
Motociclista sofre queda após atropelar cachorro na zona leste

Motociclista sofre queda após atropelar cachorro na zona leste

A vítima com várias escoriações foi amparada por populares até a chegada do Samu, depois foi socorrida para uma unidade médica.
12
polícia

Motoboy é alvo de bandidos armados na zona leste

O rapaz contou que estava realizando uma entrega, quando foi cercado por três indivíduos armados que anunciaram o roubo.
14
Acidente entre moto e caminhão deixa homem em estado grave na zona leste

Acidente entre moto e caminhão deixa homem em estado grave na zona leste

De acordo com testemunhas, o motorista do caminhão estava fazendo uma manobra para entrar em uma loja, quando acabou causando a batida com o motociclista que seguia na via preferencial.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Renovação de Outorga: BMG FOODS IMPORTACAO E EXPORTACAO LTDA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS SUPERFICIAL OU SUBTERRÂNEO
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental e Outorga: BMG FOODS IMPORTACAO E EXPORTACAO LTDA

Outorga e LICENÇA DE OPERAÇÃO do Poço Tubular Profundo
L

Requerimento da Licença Ambiental: LEONARDO CORDEIRO PESTANA

LICENÇA DE OPERAÇÃO Nº. 147238
L
Solicitação do Presidente da Câmara Municipal, Márcio Pacele, é atendida e bueiro é tampado no bairro Santa Barbara

Solicitação do Presidente da Câmara Municipal, Márcio Pacele, é atendida e bueiro é tampado no bairro Santa Barbara

Ação da Secretaria Municipal de Obras garante segurança e evita acidentes na rua Marechal Deodoro.
L
Jaime Bagattoli destaca projeto de incentivo à indústria que relatou na CAE

Jaime Bagattoli destaca projeto de incentivo à indústria que relatou na CAE

O parlamentar relatou o PL 2/2024 no colegiado.
L
Uma em cada dez famílias brasileiras enfrenta insegurança alimentar

Uma em cada dez famílias brasileiras enfrenta insegurança alimentar

Mais de 20 milhões de pessoas convivem com o problema, diz IBGE
L
Moradores do campo ainda são mais afetados por insegurança alimentar

Moradores do campo ainda são mais afetados por insegurança alimentar

Números foram divulgados nesta quarta-feira pelo IBGE
L
Segunda parcela do Pé-de-Meia começa a ser paga nesta quinta-feira

Segunda parcela do Pé-de-Meia começa a ser paga nesta quinta-feira

Depósito de R$200 será para estudantes nascidos em janeiro e fevereiro
L
Brasil enfrentará seleções europeias antes de Pré-Olímpico de Basquete

Brasil enfrentará seleções europeias antes de Pré-Olímpico de Basquete

Amistosos serão contra Eslovênia de Luka Doncic, Croácia e Polônia
L
A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país

Sudeste teve o maior número de ocorrências em 2022
L