QUINTA-FEIRA, 28/03/2024

O pesadelo de um jovem de 23 anos internado na UTI de Covid

Somente seis meses após ter a experiência de ficar internado em uma UTI por nove dias e mais quatro no quarto da enfermaria, ele se sentiu confortável para compartilhar o que passou.

Publicado em 

O pesadelo de um jovem de 23 anos internado na UTI de Covid - News Rondônia

Renan Konig, natural de Tubarão, em Santa Catarina, estava em home office quando descobriu que havia sido infectado pelo novo coronavírus em julho de 2020. Sua suspeita é que o vírus tenha sido transmitido por seu irmão, que trabalha em um aeroporto da região e também testou positivo para a covid-19, embora não tenha ficado em estado grave.

Somente seis meses após ter a experiência de ficar internado em uma UTI por nove dias e mais quatro no quarto da enfermaria, ele se sentiu confortável para compartilhar o que passou. Ao VivaBem, Renan, hoje com 24 anos, relata o que sentiu e o que observou enquanto recebia o tratamento intensivo e como foi sua recuperação gradual.

O pesadelo de um jovem de 23 anos internado na UTI de Covid - News Rondônia

“Demorei para conseguir desabafar. É difícil encontrar, com detalhes, uma explicação da realidade nua e crua que é a UTI. Por isso, eu não tinha ideia de quão traumática é a experiência de ser um paciente crítico de covid-19, e muito menos esperava que acontecesse comigo, que tinha na época apenas 23 anos, e apesar de ter asma, é um grau leve.

Procurei uma UBS (Unidade Básica de Saúde) quando percebi que estava com sintomas de sinusite. Lá, os profissionais de saúde constataram que eu estava com alteração de pressão e a oxigenação um pouquinho mais baixa que o normal, mas nada muito preocupante. Não fui medicado e fui orientado a procurar um hospital.

Quando cheguei, já estava com 39ºC de febre, mas não pediram teste de covid-19 por serem sinais bem específicos de sinusite. Fui para casa com receita de antibióticos e como eu era o único da família com sintomas, não suspeitamos da infecção pelo Sars-CoV-2.

Senti que a doença avançava, mas minha família tinha medo da possível contaminação se fôssemos ao hospital. Depois de cinco dias, tive uma piora respiratória significativa e liguei para o meu irmão me levar até lá.

O primeiro passo foi checar a capacidade do meu pulmão, que estava operando entre 25 e 30%. Na mesma hora falaram ‘Vamos intubar você’. Meu objetivo era só respirar, então nem pensei em nada. Quando dei entrada, não tinha leito e meu irmão assinou para uma transferência, mas em duas horas, não sei se por óbito ou por alta, surgiu um lugar para mim.

Pelo relato do médico, depois de internado, minha melhora foi gradual e bem positiva, mas nem por isso deixei de sentir um medo paralisante. Foram cinco dias intubado e, no total, nove na UTI. Nos últimos três dias eu estava bem consciente e fui capaz de observar tudo.

Quando acordei e percebi que estava no hospital, não entendia exatamente por que estava ali. Ainda delirava bastante.

Olhei para o meu corpo e vi meu peito cheio de eletrodos e senti o cateter de oxigênio no nariz. Estava de fralda, com o braço todo marcado pelos furos das agulhas e não sentia bem as pernas.

Também tinha machucados causados pelo tubo na boca, que estava muito ressecada, a língua cortada, e não conseguia falar. Me vi completamente entregue, impotente, na dependência do outro.

Durante a internação, você não vê luz do dia, a rua, televisão, não vê nada. Eu contava as horas pelas aparições de uma pela enfermeira gentil que comentou comigo que fazia turnos de 12 horas de trabalho por 36 horas de folga.

A rotina foi composta por observar os outros pacientes, sentir muito medo e vontade de me mexer e sair dali, o que, claro, eu não podia. Passei horas ouvindo e vendo os cuidados com outros pacientes, além de notar quando os que estavam em estado mais grave ‘desapareciam’ da sala.

Todos os dias, recebia um pouquinho de água com uma gaze molhada. A sede era grande e eu choramingava pedindo mais, mas não recebia. No leito de banho, me viravam de um lado e do outro.

O desespero e o medo me pegaram de tal forma que a todo profissional que passava eu pedia para pegar na minha mão. Eles perguntavam por que e eu respondia: ‘Por que estou com medo de morrer.’

Pode soar horrível dizer isso, mas quando você está intubado, pelo menos não sente medo. Não sabe que não pode andar, não pode beber água ou se alimentar, só pode ver e ouvir sobre cuidados médicos. Quando eu dormia, tinha pesadelos. Mas ao acordar, as cenas da realidade se misturavam, e percebia que partes do pesadelo eram realidade.

Me sentia completamente sozinho e não falava com a família por vídeo nem por áudio, apenas me avisavam que eles estavam bem. Minha sorte é que um dos profissionais que fazia exame do tórax era amigo do meu irmão —acabou sendo meu contato com o mundo externo.

Na enfermaria, vi meu colega de quarto partir

Saí da UTI com a equipe batendo palmas, e eu, iludido, pensei que ia para casa.

Passei mais quatro dias na enfermaria, onde dividia o quarto com um senhor em coma acompanhado de um cuidador, provavelmente parte de sua família.

Após cerca de três horas no quarto, os aparelhos desse senhor começaram a apitar muito e o cuidador começou a cantar uma música religiosa. Até os médicos chegarem, ele já tinha falecido. Aquela cena me marcou, até por que eu ainda estava debilitado. A gente sabe que as pessoas morrem dessa doença, mas é um choque quando acontece assim, tão pertinho.

Assisti toda a preparação do corpo pelas enfermeiras. Elas iam falando ‘ajeita ali, pega o saco, passa o tampão’. Tentei dormir, mas meu estado emocional não permitiu.

No dia seguinte, tive o meu primeiro banho de verdade desde o começo da internação. Não imaginava, mas foi uma emoção tremenda.

Na hora que comecei a sentir a água caindo em mim, desabei em choro, e em seguida ria por me perceber emocionado com algo tão simples. A partir desse momento, entendi que as coisas estavam começando a melhorar. Pude colocar uma roupa minha, pentearam meu cabelo… Já me sentia mais eu mesmo.

Depois, recebi a visita de diferentes profissionais: psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta… Um cuidado que eu não imaginava que os pacientes recebiam.

Ao sair, meu maior medo eram as sequelas

Quando recebi alta, além do impacto emocional, meu corpo sentia as sequelas da covid-19. Espasmos na face, dificuldade de locomoção, falta de ar ao deitar de lado, calos vocais… Tudo isso fazia eu me perguntar: ‘Será que eu vou andar direito novamente?’ ‘Conseguir subir uma escada?’.

Aos poucos, com o acompanhamento médico que faço até hoje, os sinais foram diminuindo. Mas ainda sinto, mesmo após seis meses, tontura, pressão atrás dos olhos, enxaqueca forte e sintomas que se assemelham à labirintite, além de não ter recuperado totalmente a força muscular.

A adaptação em casa também foi gradual. Na minha primeira noite, acordei de madrugada assustado, procurando a luz que ficava ao lado da cama do hospital para chamar a enfermeira. Passei os primeiros dias de fralda, fazendo pouca coisa sozinho. Me senti como um recém-nascido. Precisei reaprender a tomar banho sozinho, a comer algo além de comida batida… Foram nove dias que mudaram tudo para mim.

Ouvir histórias de outras pessoas, saber que não tem leito na minha cidade, essas coisas me causam aperto no peito, falta de ar, mas sei que é psicológico, são gatilhos.

Eu sempre fui uma pessoa grata, mais saí muito mais.

Se puder dar um conselho para quem ainda não acredita na gravidade da doença, ou não acha que poderia acontecer consigo, seria o seguinte: antes de apagar o incêndio, o mais importante é impedir que ele aconteça. É melhor que ninguém precise passar pelo que passei. Não desejo isso nem para o meu pior inimigo“.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Casamentos entre pessoas do mesmo sexo batem recorde em 2022

Casamentos entre pessoas do mesmo sexo batem recorde em 2022

Registros sobem 19,8% em relação a 2021 e representam 1,1% do total
L

No Debate Pod: Prefeito Hildon Chaves revela sua trajetória e visão para Porto Velho

Uma conversa franca com o líder da capital de Rondônia sobre mudanças, desafios e as curiosidades de sua vida política e pessoal
L

Alerta no Pahpowcast: O Silêncio Perigoso do Glaucoma

Dra. Maria Ivanete esclarece como prevenir e detectar precocemente uma das principais causas de cegueira no mundo
L
Bolsonaro diz ao STF que seria "ilógico" pedir asilo a embaixador

Bolsonaro diz ao STF que seria “ilógico” pedir asilo a embaixador

Ex-presidente esteve na Embaixada da Hungria de 12 a 14 de fevereiro.
L
Haddad diz que é preciso insistir em acordo Mercosul-União Europeia

Haddad diz que é preciso insistir em acordo Mercosul-União Europeia

Em evento em São Paulo, ele destacou o crescimento econômico do Brasil
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Brasil registra mais de 306 mil empregos formais em fevereiro

Brasil registra mais de 306 mil empregos formais em fevereiro

Os cinco maiores setores da economia registraram saldo positivo
L

Falta de quórum cancela reunião que analisaria audiência para debater crise de voos em Rondônia

A parlamentar pede no requerimento ampla discussão sobre cancelamento e atrasos de voos, altos valores de passagens aéreas, abertura de mercado, bem como sobre a diminuição de voos na região Norte do país.
L

Deputado Coronel Chrisóstomo se afasta de suas atividades após testar positivo para Dengue

O teste positivo ocorreu quase uma semana após ele usar a tribuna da Câmara para pedir o envio, por parte do Ministério da Saúde, de lotes da vacina contra a dengue.
L

Reinauguração Farma e Farma: saúde e economia em um novo espaço

A franquia que conquistou o Brasil com preços acessíveis inaugura nova loja em Porto Velho com ofertas imperdíveis
L
Vacinação

Vacina da Dengue: Ministério remaneja imunizantes entre estados e Rondônia fica de fora novamente

O imunizante é destinado a pessoas de 10 a 14 anos, público que concentra a maior proporção de hospitalização pela doença.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de Empregos

Vaga de Emprego: Auxiliar Técnico de Refrigeração na Tecno Center

Esta é uma excelente oportunidade para profissionais qualificados que desejam fazer parte de uma equipe dinâmica e contribuir para a excelência dos serviços oferecidos pela empresa.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Vaga de Emprego: Estágio de Auxiliar Administrativo na Tecno Center

Esta é uma excelente chance para estudantes interessados em adquirir experiência prática em um ambiente corporativo dinâmico e desafiador.
L
Vagas de Emprego

Vaga de Emprego: Assistente Administrativo na Tecno Center

Esta é uma oportunidade única para aqueles que desejam fazer parte de uma equipe dinâmica e contribuir para o crescimento de uma empresa líder no setor de tecnologia e serviços.
L
Vagas de Emprego

Vaga de Emprego: Zelador(a) na Euros Distribuidora de Materiais para Construção

Esta é uma excelente oportunidade para aqueles que desejam fazer parte de uma empresa sólida e contribuir para a manutenção e segurança das instalações.
L
Vaga de Empregos

Vaga Disponível: Auxiliar Administrativo no Fortal Supermercado

Esta é uma oportunidade para aqueles que desejam fazer parte de uma equipe dinâmica e contribuir para o sucesso de uma das principais redes de supermercados da região.
L
Publicidade

POLÍTICA

URGENTE: Apenado monitorado é encontrado degolado em Linha no Candeias

Após confirmação do crime, foram solicitadas as equipes da perícia e rabecão.
18
Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

O evento promove o Estado como destino para investimentos e integra representantes diplomáticos e empresariais apresentando potencialidades para atrair mais investimentos.
L

Governo de RO decreta ponto facultativo nesta quinta-feira, 28

Datas religiosas estão incluídas nos termos dos decretos que definem o calendário de feriados e pontos facultativos de 2024
L
Projeto de lei que Institui o "Dia Municipal da Mulher Empresária" de autoria da vereadora Juliana, é aprovado na Câmara de Rolim de Moura

Projeto de lei que Institui o “Dia Municipal da Mulher Empresária” de autoria da vereadora Juliana, é aprovado na Câmara de Rolim de Moura

Visando conscientizar e estimular o empreendedorismo feminino no município
L

Cláudia de Jesus busca melhorias na ortopedia especializada em joelho no SUS de Rondônia

A parlamentar requisita ao governo dados e ações para enfrentar a demanda reprimida na área.
L
Publicidade

POLÍCIA

polícia

Criminoso pede para limpar quintal de residência e assalta moradora

O criminoso pediu uma faca para podar as plantas.
10
Funcionários da Ambev são assaltados durante entrega de bebidas na zona sul

Pedestre é atropelado por motociclista inabilitado na Amazonas

Uma equipe do Samu prestou socorro e encaminhou o idoso para a Policlinica Ana Adelaide.
12
Operação da PF combate abuso sexual de crianças; 18 pessoas são presas

Operação da PF combate abuso sexual de crianças; 18 pessoas são presas

Foram expedidos 59 mandados de busca e apreensão
L

Polícia Militar recupera motos furtadas em estabelecimento comercial em poucas horas no município de Jaru

A ação rápida dos militares, resultou na apreensão de cinco menores e um maior, dos sete que participaram da ação delituosa, em poucas horas do acontecido.
12
Idoso é espancado e assaltado no bairro Lagoinha

Idoso é espancado e assaltado no bairro Lagoinha

O idoso disse que foi cercado por cerca de cinco indivíduos, depois foi agredido a pauladas e teve dinheiro e a bicicleta roubada pelo bando.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vendas do Tesouro Direto caem 16,7% em fevereiro

Vendas do Tesouro Direto caem 16,7% em fevereiro

No mês passado, foram vendidos R$ 3,04 bi em títulos
L
IFRO lança Projeto IFROAtleta Cidadão nesta quinta-feira, no Campus Calama, em Porto Velho

IFRO lança Projeto IFROAtleta Cidadão nesta quinta-feira, no Campus Calama, em Porto Velho

Desenvolvido em parceria com o Senador Confúcio Moura, o Projeto IFROAtleta Cidadão foi criado conforme a necessidade de oferecer aos estudantes de escolas públicas e privadas oportunidades quanto à prática esportiva.
L
FIERO apoia e parabeniza decreto que visa incremento na oferta de voos para Rondônia

FIERO apoia e parabeniza decreto que visa incremento na oferta de voos para Rondônia

Além do mais, o aeroporto internacional Jorge Teixeira de Oliveira passa por reformas para melhor atender seus usuários.
L
Programa liderado pelo TCE promove grandes avanços na Educação de Rondônia

Programa liderado pelo TCE promove grandes avanços na Educação de Rondônia

Com o nível máximo de implementação do programa, o aluno beneficiado pelo PAIC possui, em média, um ano a mais de aprendizado em relação aos que não estão no programa.
L
Cresce número de divórcios no Brasil, com processo mais rápido e mudanças na guarda

Cresce número de divórcios no Brasil, com processo mais rápido e mudanças na guarda

Dados do IBGE revelam aumento significativo nos divórcios, com divórcios ocorrendo mais cedo e guarda compartilhada em ascensão.
L
Promotora pede 2 anos e meio de prisão para Rubiales por beijo forçado

Promotora pede 2 anos e meio de prisão para Rubiales por beijo forçado

Presidente da Federação Espanhola de Futebol cometeu o ato em 2023.
L
Caixa começa a oferecer financiamentos com FGTS Futuro em abril

Caixa começa a oferecer financiamentos com FGTS Futuro em abril

Modalidade é ofertada para trabalhadores com salário de até R$ 2.640
L
Conselhos da Mulher Empreendedora e da Cultura vem ganhando espaço em Rondônia e reúnem quase 1.000 (mil) mulheres em um ciclo de eventos

Conselhos da Mulher Empreendedora e da Cultura vem ganhando espaço em Rondônia e reúnem quase 1.000 (mil) mulheres em um ciclo de eventos

Vale destacar que o Sebrae também foi um grande parceiro deste ciclo de eventos, ao designar a palestrante Franciane do Carmo para participar de todos os encontros.
L
Saúde amplia vacinação contra a dengue para mais 154 municípios

Saúde amplia vacinação contra a dengue para mais 154 municípios

Até agora, 521 cidades tinham sido selecionadas.
L

Requerimento de Mudança de Titularidade na Licença Ambiental: NASCIMENTO & CIA LTDA

MUDANÇA DE TITULARIDADE: de NASCIMENTO & CIA LTDA para A BENTO DO NASCIMENTO COMÉRCIO DE COMBUSTÍVEL LTDA
L