News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Domingo, 18 de Abril de 2021

Livre

Festival Palhaçaí continua com mais seis espetáculos nos dias 12, 13 e 14 de março

Os espetáculos e as conversas contam com acessibilidade, por meio dos intérpretes de Libras e legendas nas apresentações.
Quinta-Feira, 11 de Março de 2021 - 10:04

No próximo fim de semana, de sexta a domingo, de 12 a 14 de março, serão exibidos mais seis espetáculos voltados para a linguagem circense. É o 1º Festival Palhaçaí, único festival voltado para o circo no estado de Rondônia e conta com presença de artistas de dez estados do Brasil: AC, AM, PA, RO, CE, ES, RJ, SP, PR e RS. Esta edição é uma femenagem à palhaça Kandura – Selma Bustamante - (1955-2019) artista do Grupo Baião de Dois (Manaus/AM) e que desenvolveu significativo papel na divulgação da palhaçada.

O Festival é uma realização do Teatro Ruante, contemplado no Edital nº 80/2020/SEJUCEL-CODEC - 1ª EDIÇÃO PACAÁS NOVOS DO EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA DIFUSÃO DE FESTIVAIS, MOSTRAS E FEIRAS ARTÍSTICAS E CULTURAIS – EIXO I – Festival Cultural - ITEM II – ARTES CÊNICAS, tendo como proponente a atriz Jamile Soares.

Toda programação será transmitido via plataforma digital (Facebook e YouTube) e conta com duas mestras de cerimônia, as palhaças Tinnimm e Tuminga, que farão as apresentações e as mediações entre os grupos e o público. Os espetáculos e as conversas contam com acessibilidade, por meio dos intérpretes de Libras e legendas nas apresentações.

Sobre a proponente

Jamile Soares, mulher amazônida, acadêmica do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Rondônia, atriz dos grupos: Teatro Ruante, Trupe dos Conspiradores e Cia Peripécias, atuando em diversos espetáculos desses coletivos como: Cidade Grande, João Ninguém, Era uma vez João e Maria... e ainda é, Cabaré Ruante, Ofélia-Pátria, Inimigos do Povo e Refugiados Show, diretora da obra audiovisual e futuro espetáculo Avesso; atriz e roteirista do vídeo Eldorado. Artisticamente possui afinidades com o teatro épico, o teatro de rua e a palhaçaria.

ESPETÁCULOS

DIA 12/03 (Sexta) 19h (horário de Rondônia)

O Imaginário (RO)

Espetáculo: Que palhaçada é essa!

Um espetáculo de comicidade onde duas palhaças e dois palhaços fazem uma viagem pela imaginação, com cenas carregadas de improvisação. São números cômicos onde mostram suas origens, suas histórias de vida, suas habilidades e a forma lúdica vão se revelando num jogo plateia-picadeiro. É um espetáculo sem fala. Atores emitem sons, mas não palavras.

Elenco: Palhaço Joaquim – Chicão Santos, Palhaço Gerebaldo – Edmar Leite, Palhaça Barina – Flavia Diniz, Palhaça Milonga – Amanara Brandão

Direção: Processo colaborativo

Palhaços Trovadores (PA)

Espetáculo: A vingança do Ringo

A Vingança de Ringo se passa em uma área de garimpo, dominada pelo cangaceiro Corisco. O centro dos acontecimentos é um bar de beira de estrada, o Boteco do Matias, onde o proprietário trabalha juntamente com sua filha Maria. É no bar que Corisco mata o dono das terras do garimpo, Juvência J Torres, pai de um jovem que segue para os Estados Unidos, acompanhando a mãe que está doente. Sete anos depois o jovem volta, agora como o vingador Ringo, um cowboy chegado do Arizona e por quem Maria, a filha do dono do boteco, se apaixona. Após muitas peripécias, Ringo revela quem é e o que veio fazer ali, matando o facínora Corisco num duelo. Como prêmio, além das terras que foram de seu pai, Ringo ganha a mão de Maria. A grande surpresa da peça é a revelação que Matias faz, antes do casamento da filha: um segredo guardado a sete chaves durante muitos anos, só revelado a quem for assistir o trabalho dos Palhaços Trovadores.

Elenco: Adriano Furtado/Palhaço Geninho (Juvêncio J Torres/Ringo), Alessandra Nogueira/Palhaça Neguinha (Matias), Cleice Maciel/Palhaça Pipita (Maria), Marcelo Villela/Palhaço Tchelo (Corisco), Marcelo David/Palhaço Feijão (Cachimbinho), Suani Correa/Palhaça Aurora (Cangaceiro), Rosana Darwich/Palhaça Bromélia (Cantora), Isac Oliveira/Palhaço Xuxo (Cangaceiro/Apresentador)

Direção Geral: Marton Maués

DIA 13/03 (sábado) – 19h (horário de Rondônia)

Árvore Casa das Artes (ES)

Espetáculo: Hoje tem palhaçada? Tem, sim senhor!

Xexa, Loloca e Raviera, "um trio familiar de três palhaços" apresentam seu repertório de números em seu Cirquinho da Árvore, trilhando no prazer da brincadeira a possibilidade de ver o mundo sob novos pontos de vista.

Atuação: Vanessa Darmani, Wyller Villaças e Ravi Darmani Mesquita

Criação e direção: Vanessa Darmani e Wyller Villaças

Grupo TIA (Teatro Ideia Ação) de Teatro (RS)

Espetáculo: Histórias de Circo sem lona

O espetáculo mostra as artimanhas de três palhaços "sem eira, nem beira", que não têm muitos dotes e precisam encontrar uma forma de ganhar a vida e conquistar o pão de cada dia. O espetáculo reflete, através da alegoria e da linguagem do palhaço, como o homem vai levando sua vida, equilibrando-se entre os contrários e compreendendo a necessidade de "ganhar o pão com o suor de seu rosto". Baseado em reprises e gagues dos palhaços tradicionais de circo. Um palhaço apresentador (Stripulia) faz a ponte entre plateia e artistas. O segundo palhaço (Badanha) representa as grandes orquestras circenses e a palhaça (Fadiga) interpreta as atrações, fazendo uma alusão aos vários artistas que se apresentam nos circos.

Elenco: Marcelo Militão, Mariana Abreu e Mário Ferrolho

Dramaturgia, realização e produção: Grupo TIA

Direção: Marcelo Militão

DIA 14/03 (domingo) – 19h (horário de Rondônia)

Circo Teatro Palombar (SP)

Espetáculo: Esquadrão Bombelhaço

É um espetáculo sem falas, direcionado à um público infantil e baseado em desenhos animados. Sua estrutura foi pensada para ser realizada em ruas e praças onde possa garantir o livre acesso do público. O grupo realiza técnicas de acrobacias cômicas e aéreas através do equipamento pizza e materializa a sua pesquisa fazendo uso de elementos cômicos como: cascatas, quedas, tombos, pontapés e tropeções, além de malabarismos e manipulação de objetos.

Artistas: David William, Giuseppe Farina, Guilherme Torres, Henrique Nobre,

Leonardo Galdino, Marcelo Nobre, Paulo Santos, Rafael Garcia, Vinicius Mauricio

Coordenação geral e Direção: Adriano Mauriz

Cia. Os Palhaços de Rua (PR)

Espetáculo: Vikings e o Reino Saqueado

Os palhaços Batata Doce e Turino estão agora imersos na cultura Nórdica, se apresentam como atrapalhados guerreiros Vikings voltando a seu reino após terem realizado grandes viagens e desastrosas batalhas pelo mundo. Ao chegarem a seu reino se deparam com sua rainha destituída e o trono tomado por Duques. O desafio dos Palhaços-Vikings é retirar os Duques do poder e devolve-lo para o povo. Para isso, vão se utilizar de suas ferramentas circenses construindo um espetáculo de circo e teatro de rua junto ao público.

Palhaços-Vikings: Adriano Gouvella e Lucas Turino

Direção: Cia. Os Palhaços de Rua

Dramaturgia: Cia. Os Palhaços de Rua

QUEM É TEATRO RUANTE

Situado na cidade de Porto Velho/RO desde 2015, vem contribuindo com a cena local por meio de suas montagens teatrais, aulas de palhaço, oficinas de técnicas circenses (acrobacia, malabares, perna de pau), teatro e contação de histórias. O grupo tem como fonte inspiradora o universo popular e busca fundir em seus espetáculos a linguagem circense, o teatro de rua e a música; tem como propósito apresentar-se em espaços abertos e alternativos, visando uma comunicação direta com o público das mais variadas idades.

O grupo foi criado em 2004 na cidade de São Paulo, onde produziu espetáculos, participou de eventos e de festivais de teatro. Atualmente o coletivo tem em repertório os seguintes trabalhos: No YouTube: Metendo o Nariz e Quarentena Ruante (2020). Espetáculos teatrais: Cotidiano-Mulher (2019), A Muy Lamentável e Cruel História de Píramo e Tisbe (2018), Cabaré Ruante (2017), Era Uma Vez João e Maria... e ainda é (2016), Histórias de Contar (2016) e Que Palhaçada é Essa Aqui? (2015).

São integrantes do coletivo: Selma Pavanelli, Adailtom Alves, Bruno Sellri, Jamile Soares, Maycon Moura e Stephanie Matos.

Fonte - News Rondônia

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.