News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Quarta-Feira, 21 de Abril de 2021

Livre

Sicoob Norte, em parceria com o Sebrae em Rondônia, lança Sociedade Garantidora de Crédito (SGC)

A Sociedade quer ser um instrumento para apoiar o empresário da região a ter acesso a crédito bem estruturado
Terça-Feira, 09 de Março de 2021 - 17:25

A falta de garantias reais é uma das principais barreiras para o acesso de pequenos negócios ao crédito bancário. Pensando nessa dificuldade, o Sicoob Norte, em parceria com o Sebrae em Rondônia, lançou na sexta-feira, 26 de fevereiro, a Sociedade Garantidora de Crédito - Rondon Garante, a primeira da natureza criada na Região Norte do Brasil.

Filiada à Central Garantidora de Crédito, a Sociedade quer ser um instrumento para apoiar o empresário da região, para que este tenha uma carta de garantia para ir até as instituições financeiras e assim ter acesso a um crédito bem estruturado.

“A missão da Sociedade Garantidora de Crédito (SGC) é atender um público que tem um negócio. Um cidadão que empreende tem o apoio do Sebrae para fazer um bom plano de negócio, ou seja, o cidadão tem tudo para deslanchar, mas ele não consegue acessar um crédito para estruturar o negócio dele porque esbarra nas garantias. Então a SGC vem para dar garantia a esse tipo de público; para que ele consiga acessar o crédito mais bem estruturado, com condições de prazo, de juros adequados para desenvolver a sua empresa, e assim diminuir a mortalidade desses negócios”, argumenta Oberdan Ermita, Presidente da SGC.

A assembleia de fundação, totalmente on-line, contou com a participação de representantes do Sicoob de vários estados, Sistema OCB Rondônia, representante do governo de Rondônia, representantes da classe empresarial do estado, da diretoria do Sebrae em Rondônia, e de João Silverio representando o Sebrae Nacional.

Antes da avaliação do estatuto e da escolha dos conselheiros, Augusto Sperotto, presidente da Central das SGCs, fez uma apresentação, situando todos os presentes sobre o que é uma Sociedade Garantidora de Crédito, trazendo uma visão na prática da Sociedade no sul do país, e a sua missão. Sperotto chama atenção para o número de empresários que não têm acesso ao crédito, e da importância do Sicoob e das cooperativas para o apoio com o financiamento das micro e pequenas empresas neste período de pandemia.

Oberdan deixa claro que carta de garantia não será liberada de qualquer jeito, ou para quem não tem a responsabilidade com o negócio; pelo contrário, a ideia é apoiar quem realmente merece, precisa e sabe que pode horar com o compromisso. “Um comitê técnico vai avaliar as propostas - não significa que o banco vai jogar para a Sociedade Garantidora aquele crédito duvidoso, ou aquele que não pode pegar crédito. É algo muito mais estruturante: estamos falando de pessoas que merecem pegar o crédito, mas que devido a insuficiências de garantias, acabam tendo dificuldade de acessar linhas suficientes e adequadas para poder empreender. Então é com essa visão que nasce a SGC”, conclui.

O projeto nasce com o apoio de vários parceiros, como o Sebrae, que além de ser o braço técnico para levar capacitação aos micros e pequenos negócios, também será um portador do fundo garantidor.

“O nosso objetivo é ajudar este estado crescer cada vez mais. E a Sociedade Garantidora de Crédito vem trazer esse suporte aos empresários de micro e pequenos negócios da região. Estamos muito felizes de participar dessa Sociedade, e a história saberá registrar a grandeza daquilo que estamos fazendo. Todos nós estamos presenciando e fazendo história ao criar a Sociedade Garantidora de Crédito (SGC)”, enfatiza Daniel Pereira, superintendente do Sebrae em Rondônia

Samuel Almeida, diretor técnico do Sebrae em Rondônia, foi um dos defensores do projeto junto ao Sebrae Nacional, e não tem dúvidas de que a SGC vai ser um grande marco para o desenvolvimento econômico de Rondônia. “Só damos continuidade naquilo que acreditamos. E nós acreditamos no empreendedor dos micro e pequenos negócios, pois são eles que estão movimentando a economia do país, e eles precisam de apoio. Aqui em Rondônia, quantos empresários fecharam ou estão prestes a fechar as portas, por falta de crédito, por não terem como dar garantias? É para apoiar esse empreendedor que nasce a SGC. E nós, Sebrae em Rondônia, estamos juntos nessa ação que, não tenho dúvidas, vai ser um marco para a economia do nosso estado”, complementa.

A Sociedade Garantidora de Crédito Rondon Garante já nasce com os parceiros aportadores do fundo, o que significa que já vai ter o aporte para o fundo de risco inicial. Os próximos passos são: fazer a estruturação da SGC com a criação do CNPJ, estruturar a parte operacional e definir os agentes que vão difundir o negócio, para então receber as propostas para oferta das garantias.

Fonte - Imprensa RO

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.