Livre
Os mais de 894 mil moradores do Estado do Acre estão apreensivos, depois de uma notícia de que eles poderão ficar as escuras a qualquer momento. O alerta foi divulgado pelo consórcio que administra a Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, durante um encontro com representantes do Ministério de Minas e Energia (MME), órgão ligado ao governo federal.
As informações, obtidas com exclusivamente pelo – O Estadão, em caráter confidencial revelam que o blecaute pode durar por até 57 dias, e afetar todo o Estado do Acre. Segundo o consórcio, 27 dias seriam de paralisação total e 30 para o restabelecimento da companhia.
Santo Antônio Energia justifica o problema, alegando que o volume de água que deverá passar por suas turbinas até junho, resultaria no desligamento das 50 turbinas. De acordo com a concessionária, “a interrupção do empreendimento desenvolvido no Rio Madeira em Porto Velho e inaugurado em março de 2012, teria um prejuízo bilionário. Além disso, pode levar o acionamento de usinas térmicas para restabelecer a carga enérgica”.
Em outro trecho do documento, a concessionária explica que espera do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), além do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), uma autorização para ampliar o volume de água do seu reservatório.
Vale lembrar que em 2017, a concessionária de energia elétrica havia conseguido uma autorização dos órgãos, para elevar o reservatório em 80 centímetros. Um levantamento apontou que caso isso ocorra uma área equivalente a 1.100 hectares da unidade de conservação, o Parque Nacional do Mapinguari, entre Rondônia e o Amazonas seria devastada pela inundação. O movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) declarou na época que a elevação também atingiria cerca de 400 famílias. Desta vez, a Santo Antônio energia declara que a inundação atingiria uma área de 536 hectares.
Uma nota divulgada pela empresa atenua os alertas levados ao Ministério de Minas e Energia. À matéria, declarou que “tem por prática fornecer informações aos órgãos reguladores do setor sobre os vários cenários sobre as condições operativas da UHE Santo Antônio e os possíveis impactos no fornecimento de energia ao Sistema Interligado Nacional (SIN)”.
As 50 turbinas da Santo Antônio Energia, produzem atualmente cerca de 3.568,00 Megawatts, servindo o consumo de pouco mais de 45 milhões de habitantes. A energia produzida pela concessionária atende aos consumidores de outras regiões do Brasil. A empresa responde por 40% do consumo total dos estados de Rondônia e Acre, que recebem energia elétrica por meio do Sistema Integrado Nacional (SIN).
News Destaques
News Política
News Polícia
Editoria de Cultura
Editoria Geral
News Eleições 2020
News Vagas de Emprego
Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.