A partir de segunda-feira (8 de março), o atendimento ao público em todas as unidades da Receita Federal no estado de Rondônia está suspenso como forma de prevenção e enfrentamento à epidemia causada pelo novo coronavírus.
A medida visa se adequar ao Decreto nº 25.853, de 2 de março de 2021, do Governo do Estado de Rondônia.
Dessa forma, a Receita Federal orienta que, primeiramente, os contribuintes utilizem a plataforma digital do órgão, a fim de solucionarem suas demandas.
1. APENAS PARA SERVIÇOS DE CPF
Para os serviços não disponíveis online, referentes à CPF, as solicitações poderão ser enviadas por e-mail, para o endereço eletrônico: [email protected]
INFORMAÇÕES QUE DEVEM ESTAR CONTIDAS NO E-MAIL
· NomeCompleto;
· CPF;
· Endereço;
· Descrição sucinta dopedido;
· Foto de rosto (selfie) do interessado ou responsável segurando o documento de identificação ao lado do rosto(Frente e verso, em que seja possível ver o rosto e o número do documento).
Preferencialmente, o documento de identificação deve vir em foto no formato selfie, na qual a pessoa o segura de modo que seja possível identificar o número e comparar o rosto com a foto constante no documento.
2.DEMAIS SERVIÇOS (EXCETOCPF)
Para os serviços não disponíveis nesses canais e previstos na Portaria SRRF02nº275-2020- Alteração da Portaria SRRF02nº234-2020, as solicitações poderão ser enviadas por e-mail, para o endereço eletrônico: [email protected]
Devendo Obrigatoriamente informar no E-MAIL:
· NomeCompleto;
· CPF;
· Endereço;
· Descrição sucinta dopedido;
· Foto de rosto(selfie).
O Órgão possui uma gama de serviços disponíveis à distância, seja através de sistemas disponibilizados on-line, como o Chat RFB ou Portal e-CAC, aplicativos para dispositivos móveis e/ou formulários eletrônicos do “Fale Conosco”.
Para mais informações, acesse:
https://www.gov.br/receitafederal/pt-br Opção “Canais de Atendimento”
Para alguns serviços (cadastro, CPF, certidões, situação fiscal, declarações, pagamentos, parcelamentos, restituição, entre outros), pode haver a necessidade de criação de código de acesso.
A lista completa de serviços disponibilizados pelo sítio eletrônico da Receita Federal pode ser acessada por meio do link abaixo:
http://receita.economia.gov.br/interface/lista-de-servicos/forma-de-atendimento/acesso-direto-ou-com-senha-especifica
Lembrando que, a partir de 1º de setembro de 2020, para acessar o Portal e-CAC por meio do certificado digital ou em nuvem será necessário o cadastro prévio e atribuição do respectivo selo de confiabilidade no Portal Gov.br. Por meio do cadastro no Gov.br também é possível acessar serviços da Receita Federal utilizando o próprio CPF.
Para mais informações, acesse:
https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/canais_atendimento/atendimento-virtual/acesso-ao-portal-e-cac-atraves-do-gov.br
As medidas serão adotadas por todas as unidades de atendimento da Receita Federal no estado de Rondônia.