News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Domingo, 11 de Abril de 2021

Livre

Com números assustadores de mortes por covid-19 e cemitérios lotados, a desobediência ao decreto ainda é um grande desafio - Por Carlos Caldeira

Os decretos governamentais, que uma hora fala em apertar fiscalização e outra em flexibilizar, não estão surtindo efeito esperado.
Sexta-Feira, 05 de Março de 2021 - 12:06

Até a data de ontem 04/03, Porto Velho já registrou, segundo dados da prefeitura, 1.391 óbitos causados pelo novo corona vírus, 405 deles somente de 01 de janeiro a 04 de março deste ano, média de 6,75 mortes por dia.

O cemitério de Santo Antônio está com sua capacidade QUASE que totalmente esgotadas, restando espaço para mais 100 sepultamentos e a prefeitura já abriu processo licitatório para a compra de mais 1.800 gavetas para atender a trágica demanda das mortes causadas pelo COVID-19.

Os números de óbitos que estão sendo divulgados oficialmente já são assustadores, e mesmo assim, muitas pessoas, até de dentro da própria administração municipal, são capazes de afirmar que esses números não são reais, que segundo eles, basta ir na central de óbitos para comprovar, que são bem maiores.

Os decretos governamentais, que uma hora fala em apertar fiscalização e outra em flexibilizar, não estão surtindo efeito esperado, e basta acompanhar a evolução das internações, espera em filas por uma UTI e óbitos, par comprovar que todas as essas medidas, até impopulares, estão esbarando na desobediência de uma parcela significativa da sociedade que teima em desafiar o vírus.

Nesta sexta feira o governo promete endurecer na fiscalização com a deflagração da OPERAÇÃO ALERTA, punindo quem desobedecer ao decreto até com TCO – Termo Circunstanciado de Ocorrência e multa, resta saber se a operação que vai as ruas da capital a partir da noite de hoje, vai chegar aos “locais manjados”, palco de grandes aglomerações, onde geralmente é frequentado por “filhinhos de papais” que não se importam em pagar multas de valores ínfimos e ridículo aplicados em quem coloca a vida de pessoas em risco.

Sei que vai ficar parecendo mórbido e até sensacionalismo de minha parte, mas governo e prefeituras deveriam se unir para espalhar outdoor de painel luminoso por todo o estado e em locais de maior circulação de pessoas desobedientes, tipo ESPAÇO ALTERNATIVO E SKATE PARQUE em Porto Velho, com imagens e números da evolução da pandemia e com o número de mortos diários.

 

 

Fonte - Carlos Caldeira - News Rondônia

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.