News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Domingo, 11 de Abril de 2021

Livre

Acadêmico de Engenharia Elétrica da UNIRON usa produtos recicláveis para criar amplificador

O jovem acadêmico da UNIRON, ressalta que quase todo o material utilizado, veio de resto de placas, carregadores, circuitos e até uma fonte interna de TV, tendo gasto apenas R$ 6,00, para ao final do terceiro dia, ter seu invento finalizado.
Quinta-Feira, 04 de Março de 2021 - 12:35

Para o jovem de 20 anos, Guilherme da Silva Damasceno, acadêmico do 5º período de Engenharia Elétrica da UNIRON, a ideia do projeto surgiu a partir de alguns vídeos que assistiu, onde eram montados amplificadores com o uso de componentes eletrônicos fáceis de serem encontrados em sucata de computadores ou semelhantes. Usando os conhecimentos aprendidos na faculdade e sua força de vontade, por várias vezes tentou e acabou desistindo. No entanto, recentemente, ganhou do papai Ivan um ferro de solda e um kit de chaves, e, resolveu tentar novamente. Desta vez, obteve êxito, porém apesar de amplificar bem o som, ainda continuava desorganizado, razão pela qual, acreditava que não teria eficácia. Foi então, que movido pela persistência, resolveu criar um projeto único e que fosse funcional.

Decidiu então, que a partir do uso de materiais encontrados em sua residência, foi ajustando o projeto, como uma case metálica, onde todos os componentes internos ficaram a mostra, além de um dissipador de calor, um Vu meter com 4 leds RGB e um controle passivo de tonalidade para volume, graves e agudos. O jovem acadêmico da UNIRON, ressalta que quase todo o material utilizado, veio de resto de placas, carregadores, circuitos e até uma fonte interna de TV, tendo gasto apenas R$ 6,00, para ao final do terceiro dia, ter seu invento finalizado. A falta de componentes específicos como transistores, capacitores e diodos dificulta o desenvolvimento do produto, o que fez com que Guilherme estudasse cada um dos mesmos e suas funcionalidades, para que pudesse substituí-los por outros com as mesmas características afim de obter sucesso na operação.

Damasceno, emocionado, relata que “Para ele, este invento é um troféu e que tem a intenção de fazer vídeos para auxiliar outras pessoas. Foi importante essa realização, pois foi minha primeira experiência e agora posso dizer que esse foi eu que fiz. Já estava pensando que não iria dar certo, mas não desisti de tentar, e, felizmente tive a alegria de chegar ao final”. Segundo ele, virão novos produtos em breve. Vamos aguardar.

Você pode conferir a invenção, acessando o link.

Fonte - News Rondônia

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.