Livre
O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas (TCU) Lucas Rocha Furtado pediu esta semana a [suspensão de forma cautelar] do trecho de 52 quilômetros das obras da Br-319. A parte em questão liga Porto Velho a Manaus no Amazonas e é considerado uma as áreas mais preservadas da Floreta Amazônica.
Bolsonaro tem a obra como prioritária, inclusive foi tema de uma reportagem publicada pela Revista Veja. Desde então, a construção tem sido motivo de embargo. Ao motivo que a classifica como de alto grau de destruição para floresta e os animais.
Políticos de direita e esquerda, prefeitos, governadores e diversos setores defendem a reconstrução. Segundo a classe a obra vai tirar o Amazonas do isolamento com o restante do Brasil por meio rodoviário, que não seja o aéreo ou fluvial como acontece nos dias de hoje. O interesse é tanto que na semana passada foi criada no Congresso Nacional a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Pavimentação da BR-319.
Aos olhos de pesquisadores e ambientalistas, a pavimentação da rodovia é algo que pode trazer danos ambientais para a floresta, como o aumento descontrolado do desmatamento e o extermínio de diversas espécies.
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), vem estudando o licenciamento de 405 quilômetros, os quais o órgão já solicitou um aditivo para complementação dos estudos de impactos ambientais.
Além disso, ele aponta o governo Bolsonaro como duvidoso quando o assunto é são as boas práticas ao meio ambiente. “Minha preocupação reside no fato de a redução dos impactos ambientais depender diretamente da plena execução das chamadas “medidas mitigadoras”, condição que, pelo histórico da política ambiental do governo Bolsonaro, tende a não se concretizar. Pergunto: a par de todos os demandos trazidos ao conhecimento do Tribunal de Contas por meio de minhas representações pretéritas, é impossível atribuir, sem margem de dúvida, plena credibilidade às mais novas “boas intenções” do governo Bolsonaro? Acredito que não”, escreve ele.
News Destaques
News Política
News Polícia
Editoria de Cultura
Editoria Geral
News Eleições 2020
News Vagas de Emprego
Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.