News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Terça-Feira, 20 de Abril de 2021

10 anos

Diagnóstico sobre alagação, obras de drenagem e incentivo à produção agrícola será apresentado ao poder público

Confira.
Domingo, 28 de Fevereiro de 2021 - 12:36

Porto Velho, RONDÔNIA – Diante do vereador Paulo Tico e colaboradores ligados deputado Jair Montes (AVANTE), chacareiros pediram socorro aos parlamentares para que instassem autoridades governamentais das três esferas para contenham o avanço das águas sobre vias de acesso e das suas propriedades. 

Os fortes temporais que desabam sobre a Capital Porto Velho contribuem grandemente para obstruir ruas, vicinais, linhas e travessões em todo o circuito de produção do Cinturão Verde que abastece a cidade de hortifrutigranjeiros ao mercado local e região Leste da cidade. 

Depois de percorrer os trechos mais críticos, continuamente castigados pelas chuvas, o vereador do AVANTE foi instado a fazer uma série de pedidos de solução ao Prefeito Hildon Chaves para que desloque homens e equipamentos para readequar serviços de drenagens já feitos pelas secretarias de Obras (SEMOB) e da Agricultura, Produção e Abastecimento (SEMAGRIC). 

As chuvas do último sábado (27), segundo atestou a reportagem de o NEWSRONDÔNIA, afetaram toda a malha viária afeta ao Setor Chacareiro gestado pela Associação de Ação Popular Integrada Hortifrutigranjeiros da União (AAPIHGU), impedindo que a produção seja escoada, bem como, obstruindo as principais linhas de acesso às propriedades em terras da União – ocupadas, mansa e pacificamente.

No triste cenário do sábado 27, devido ao grande volume de águas que formaram verdadeiros lagos ao longo das linhas, vicinais e travessões foram içados pelo trator da Associação, depois de atolados por várias horas, sobretudo na ruela Três Amigos onde foi lançado apenas barro que não cascalho apropriado, o que vem causando transtornos aos chacareiros e moradores locais. 

O parlamentar Paulo Tico, acompanhado de equipe da AAPIHGU teve a oportunidade de, pela vez primeira, numa prévia da participação dos deputados Jair Montes e Alex Redano (Presidente da ALE-RO) ao encontro mensal da entidade (14.03, das 08h30 às 11h30), ficou de frente com os problemas nas linhas Mineiro, Travessão Santarém, Salvador Lira, Afonso Brasil, Nova Jerusalém, Amazonas, Raimundo Cantuária e outras de maior importância na região.

Os apelos às autoridades feitos pela presidente e pelo Conselheiro Presidente da AAPIHGU, respectivamente, Gabriela Camargo e Sirlei Nobre, durante a elaboração de um diagnóstico da situação durante o inverno amazônico 'é para que o Vereador e os deputados façam chegar às autoridades, Prefeito Hildon Chaves e o governador Marcos Rocha, nossas demandas mais urgentes'. 

Anteriormente à visita de trabalho do vereador Paulo Tico, pessoas desavisadas e não comprometidas com a produção no campo chacareiro do Ex-Setor Militão, tentaram atrapalhar os trabalhos de busca por melhorias da entidade junto ao poder público com postagens de Fakes News à classe política. Porém, os dirigentes da AAPIHGU sempre realizaram regularmente 'trabalhos e operações tapa-buraco e pequenas obras de drenagem com a Prefeitura para corrigir pontos críticos, pedindo instalação de bueiros e encascalhamento', informou Gabriela.

Ao final da inspeção do triste quadro em que se encontram linhas, vicinais e travessões que dão acesso ao Setor Chacareiro Jardim Santana, na periferia Leste da cidade, o Vereador Paulo Tico afirmou que, 'numa escala real de atendimento aos chacareiros, assim que tiver em mãos o diagnóstico da situação, irei apresentar, em plenário, pedidos de aprovação de providências'. Além de outros pleitos ao deputado Jair Montes, na Assembleia Legislativa.

Durante uma mesa redonda prevista para 14 de março na sede da Associação de Ação Popular Integrada Hortifrutigranjeiros da União (AAPIHGU), na Linha Vinícius de Morais, 235, o deputado Jair Montes, irá participar de reunião da entidade. Na ocasião, o diagnóstico sobre as enchentes, instalação de bueiros, encascalhamento, abertura de estradas, iluminação pública, segurança, incentivo à produção, além da regularização fundiária serão discutidos, também, com o parlamentar do AVANTE.  

Fonte - News Rondônia

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.