News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Domingo, 07 de Março de 2021

Livre

CONCURSO: Banca suspende prova de concurso da PC-PR horas antes da aplicação

Certame tem mais de 100 mil inscritos de todo o país. Banca alegou falta de segurança para os candidatos devido à pandemia
Domingo, 21 de Fevereiro de 2021 - 17:40

Em comunicado enviado no começo da manhã deste domingo (21/2), a banca organizadora do concurso da Polícia Civil do Paraná (PC-PR) informou a suspensão das provas objetivas que seriam aplicadas hoje.

Segundo o Núcleo de Concursos da Unefar/UFPR, o adiamento do exame ocorreu devido à ausência de requisitos indispensáveis de segurança para aplicação de provas do certame durante vistoria feita no decorrer da madrugada.

Para os avaliadores, a falta dos itens poderia colocar em risco a integridade das avaliações e o tratamento isonômico dos candidatos, bem como a saúde deles.

Para Karime Buissa, que mora em Ubelândia (MG), a suspensão do certame no dia da prova “é muita falta de respeito com as pessoas que estão aqui, principalmente as que são de fora”. “Foi muito difícil para conseguirmos hotel, vaga em algum lugar”, avalia a candidata ao cargo de delegada.

Karime acredita que o exame já deveria ter sido “suspenso há algumas semanas”. Tanto pelo alto número de candidatos quanto pelo fato de que há, segundo ela, uma ação civil pública do MP contra a realização do concurso durante a pandemia. Para a bacharel em direito, “foi uma série de fatores que poderiam ter sido pensados com antecedência pela banca e não foram analisados”.

Ao todo, foram contabilizadas 106.332 inscrições para preencher 400 vagas, sendo 50 para o cargo de delegado; 300 para investigador; e 50 para papiloscopista. Desse total de candidatos, 34.884 disputavam o cargo de delegado; 64.144 a função de investigador e 7.304 a de papiloscopista. Os salários variam de R$ 5.867,45 a R$ 18.280,05.

A prova objetiva seria aplicada na capital paranaense e na Região Metropolitana de Curitiba, com início marcado para as 13h30 deste domingo. O exame teria duração de cinco horas.

Confira a nota da banca organizadora da Unefar/UFPR:

Considerando que, na última checagem realizada na madrugada de 21 de fevereiro de 2021, em observância ao seu protocolo de integridade, o Núcleo de Concursos da UFPR denotou a ausência de requisitos indispensáveis de SEGURANÇA para a aplicação das provas do concurso público em todos os locais previstos na capital e nas cidades da Região Metropolitana de Curitiba/PR, o que poderia colocar em risco a integridade das avaliações e o tratamento isonômico dos candidatos, bem como a saúde e a biossegurança de todos os envolvidos na realização das provas para o provimento de cargos públicos de delegado de Polícia, investigador de Polícia e papiloscopista, comunica-se – por cautela e com urgência – a SUSPENSÃO da aplicação de todas as provas previstas para o dia 21 de fevereiro de 2021 e o seu ADIAMENTO para outra data a ser oportunamente informada.”

Também em nota, a Polícia Civil do Paraná disse que foi surpreendida pelo aviso:

“A Polícia Civil do Paraná (PCPR) informa que, assim como os candidatos, também foi surpreendida, na madrugada deste domingo (21/2), acerca da decisão tomada pelo Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC-UFPR) de suspender a aplicação das provas agendadas para esta data.

A PCPR informa, ainda, que imediatamente encaminhou ofício ao NC-UFPR requisitando os motivos ensejadores da medida adotada pela banca contratada, pois, até então, era reportado por esta sobre a plena viabilidade de aplicação dessas provas. A retomada do andamento desse concurso é muito aguardada pela Instituição Policial Civil e pela sociedade paranaense, na medida em que visa a recomposição urgente do deficitário quadro de servidores para atender as demandas de área essencial, que é a segurança pública.”

Fonte - metropoles

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.