Há tempos que o e-commerce surge não apenas como uma opção de investimento e lucro, mas também como uma necessidade para quem gerencia algum negócio. Ter umaloja virtual é oferecer mais possibilidades de compras para os clientes.
Da mesma forma, se levarmos em consideração o cenário de pandemia que, desde 2020, vem prejudicando as vendas presenciais, então o e-commerce entra em cena sendo uma luz no fim do túnel.
Não é difícil investir na criação e no gerenciamento de umalojavirtual. Porém, assim como qualquer investimento, exige planejamento e as ferramentas digitais adequadas. Com isso, se você quer saber se vale a pena investir em um e-commerce continue acompanhando esse post.
Conheça os benefícios de gerenciar uma loja virtual
Ter uma loja virtual é um investimento interessante e que está ao alcance de todos. Para viabilizar esse empreendimento, é necessário contar com um registro de domínio, contratar um serviço de hospedagem de site e encontrar uma plataforma digital adequada.
A hospedagem é um recurso fundamental, pois ela traz recursos que melhoram de forma significativa a experiência do usuário, ou seja, o atendimento ao cliente. Entre esses recursos estão velocidade no carregamento das páginas e segurança na hora da compra.
Lembre-se: se em um empreendimento físico o atendimento é essencial para a imagem da marca e a fidelização dos clientes, na loja virtual a situação não é diferente e uma boa hospedagem de site pode fazer toda a diferença.
Já quando o assunto é plataforma de e-commerce, não faltam opções. Apenas para citar algumas, temos o Magento e o Shopify. Todas elas são intuitivas e possuem recursos que permitem expor e vender os produtos, tudo online.
Diante de tudo isso, da praticidade promovida pelas vendas, é óbvio que o investimento traz uma série de vantagens. Confira algumas das mais evidentes a seguir.
Monitoramento em tempo real
As atuais ferramentas de e-commerce permitem que o gestor acompanhe em tempo real os rendimentos e o fluxo da loja virtual. Com isso, é possível ver quais produtos possuem mais pedidos, bem como avaliar melhor as ações do público consumidor.
Atualmente tais ferramentas ajudam a compreender melhor o comportamento e o perfil dos clientes, apontando quais produtos são mais acessados e geram mais engajamento. Desse modo, isso serve para viabilizar a eficiência das estratégias de Marketing Digital.
Custo reduzido de manutenção
Quando comparada com uma loja física, uma loja virtual demanda um menor custo em infraestrutura, isso acontece porque, o gerenciamento é basicamente online e não há gastos exorbitantes com aluguel, manutenção de espaços físicos e funcionários.
Os gastos com a manutenção também podem ser considerados baixos, visto que o valor que se gasta com o aluguel de um prédio para a instalação de uma loja física, por exemplo, é bem mais caro se compararmos com os gastos de hospedagem de uma loja virtual.
Funcionamento 24h
Na internet é assim, a sua loja vai estar sempre de portas abertas, faça chuva ou faça sol, domingos e feriados, pois a qualquer horário o cliente pode visitar o seu estabelecimento com apenas alguns cliques.
Só é importante lembrar que, para ela funcionar em tempo integral, um bom serviço de hospedagem de sites ajuda muito. As boas empresas de hospedagem disponibilizam recursos de suporte técnico que mantém o e-commerce sempre em excelente performance.
Por isso, na hora de escolher o serviço de web hosting para a sua loja online, avalie se ele assegura um Uptime de, no mínimo 99,9%. Um detalhe: Não custa lembrar que o Uptime consiste no tempo em que um servidor fica no ar.
Possibilidade de maior alcance
O fato da loja estar na internet já elimina a questão da barreira geográfica. Assim como os clientes que moram no seu bairro podem acessar o seu empreendimento, até mesmo alguém que mora em outra cidade, ou outro Estado brasileiro, também é bem-vindo.
Com isso, os produtos que você vende passam a ter mais alcance e também visibilidade. Isso é importante na hora de elaborar as estratégias de Marketing Digital.
Alternativa durante a pandemia
Em tempos de pandemia e quarentena, a atuação de uma loja online se torna uma saída viável para possibilitar o consumo de bens e serviços.
Por isso, no atual contexto, em que se fala muito em transformação digital e digitalização dos negócios, a possibilidade de gerenciar um e-commerce é uma solução durante esse período, caracterizado pela pandemia.
Saiba como divulgar o seu e-commerce
Agora que você já sabe que vale a pena investir em uma loja virtual, que ela traz uma série de benefícios, chega a hora de saber como realmente obter essas vantagens, como realmente torná-la um investimento lucrativo.
Sabendo disso é que se torna necessário criar estratégias eficientes de divulgação, de assegurar a presença digital e a visibilidade do seu e-commerce. Para isso, confira as dicas a seguir.
Atenção para as técnicas de SEO
As chamadas técnicas de SEO são importantes em qualquer projeto online, inclusive em uma loja virtual. As tais técnicas consistem no uso correto de palavras-chaves para a criação de conteúdo nos seus canais online, analise de concorrência, investimento em recursos que aumentam a performance do seu site e outros detalhes.
No caso de um e-commerce, é importante utilizar as técnicas de SEO nas descrições dos produtos. Além disso, as descrições devem destacar as principais informações do produto, tais como modo de usar e cuidados essenciais, por exemplo.
O cuidado com as fotos também é importante, pois quanto mais noção o cliente possuir a respeito do que é vendido, melhor será o atendimento e a experiência de usuário que o seu e-commerce proporciona. Vídeos e tutorais são mais que bem vindos!
Utilize o e-mail Marketing
O e-commerce tem um elevado poder de alcance, por isso é importante encontrar maneiras de segmentar o público. Nesse sentido, o e-mail marketing aparece como uma solução.
O e-mail marketing é um método de interação personalizado, feito especialmente para quem é o público do seu produto. Por meio dele você pode divulgar a sua loja virtual com comunicação direta.
Vale salientar que para essa abordagem realmente seja eficiente, é importante utilizar uma ferramenta digital adequada para ela. Mailchimp e a E-goi são dois exemplos.
Esteja presente nas redes sociais
A presença digital nos dias de hoje depende muito também das redes sociais. Todos os tipos de público utilizam as redes para interagir e isso faz com que elas sejam importantes para auxiliar a divulgar uma loja virtual.
Tenha um blog
O conteúdo é a solução para a divulgação de qualquer projeto na era digital, inclusive um e-commerce. Por meio do blog você pode divulgar produtos, promoções e outros tipos de informações pertinentes ao seu e-commerce.
Um e-commerce é um importante e lucrativo investimento
Durante o período de pandemia, uma loja virtual permite a compra de produtos sem o cliente necessitar sair de casa. Além disso, um e-commerce se torna um excelente investimento, pois denota um custo baixo e pode trazer lucro.
O e-commerce também é essencial inclusive para quem já administra uma loja online e quer digitalizar o seu negócio.
Por tudo isso, diante de tantas vantagens, dá para concluir que investir em um e-commerce vale sim muito a pena.