Nos dias de hoje, diante de um público cada vez mais à vontade para fazer compras online, ter uma loja virtual se tornou um investimento bastante lucrativo.
Quem gerencia uma loja física deve também digitalizar o seu empreendimento, investindo em um e-commerce. Se no período de pré-pandemia isso já era uma solução importante, no atual contexto se tornou uma questão de sobrevivência.
No entanto, apesar do público aderir às compras online, é importante saber como gerenciar e divulgar esse tipo de empreendimento. Assim como qualquer projeto na web, uma loja virtual necessita de divulgação.
Por conta disso, é que vale dar uma lida no artigo abaixo, em que trazemos para você alguns assuntos pertinentes a respeito desse tema.
A divulgação do seu e-commerce
Ter uma loja virtual não é difícil, pois atualmente existem ferramentas digitais que agilizam esse processo de forma rápida e segura. Graças a elas, em pouco tempo você tem a possibilidade de efetuar vendas online.
Além disso, o investimento em um e-commerce é mais barato do que investir em toda a infraestrutura de uma loja física. Ou seja, não faltam motivos para você ter uma loja virtual para chamar de sua.
Porém, de nada adianta colocar o seu projeto no ar e aguardar que os clientes acessem o seu endereço. Se para o público bater na porta de um estabelecimento físico é necessário atrair e divulgar, a situação é semelhante quando o assunto é um e-commerce.
Da mesma forma, é preciso divulgar, atrair os clientes, mostrar para os consumidores que os produtos e serviços na sua loja online são as soluções que o público espera. É aí que entram em cena algumas estratégias que vão ajudar muito no processo de divulgação.
Onde divulgar seu e-commerce
Antes de saber como divulgar é importante saber para quem você vai efetuar essa divulgação. Por isso, é essencial conhecer o seu público-alvo, entender o comportamento e as necessidades de quem realmente tem interesse naquilo que você tem para vender.
Com isso não é errado afirmar que o gerenciamento de um e-commerce, assim como o de um estabelecimento físico, também demanda estratégias e planejamentos.
Como criar uma boa estratégia para divulgar o seu e-commerce
No caso de uma loja virtual, um bom planejamento indica onde e como divulgar o seu e-commerce. Sendo assim, confira a seguir as possibilidades.
Redes Sociais
Você conhece alguém hoje em dia que não tem uma conta ou no Twitter, Instagram ou alguma outra rede social? Provavelmente não, pois as redes sociais, de uma forma geral, agregam os perfis mais diversos de usuários.
Por esse motivo é necessário adotá-las em suas estratégias de divulgação. Não custa lembrar ainda que o WhatsApp e o Instagram, por exemplo, possuem uma versão “business”, ou seja, voltada para quem é empreendedor e gerencia algum negócio.
Anúncios pagos
Esse tipo de anúncio pode ser um bom investimento para ampliar a divulgação de um e-commerce. Inclusive, tal iniciativa pode ser bastante vantajosa para anunciar eventos, lançamentos de produtos e promoções.
Os anúncios pagos são usados em plataformas de mídias como o Google, Facebook, Taboola e outros canais. Esse tipo de investimento gera retorno rápido e pode ser segmentado de acordo com o público a ser atingido.
Blogs e canais de vídeos
Na era digital o conteúdo é o combustível para turbinar qualquer projeto na internet. A situação não é diferente quando se trata de uma loja virtual.
Um blog, dotado de uma boa hospedagem de site e construído com uma plataforma de qualidade – como o WordPress – é uma excelente fonte de conteúdo para atrair clientes ao seu negócio.
Por meio dele é possível efetuar postagens falando sobre as vantagens dos seus produtos e serviços. Ter um canal de vídeo também ajuda muito na divulgação. Hoje em dia o audiovisual tem bastante apelo entre o público em geral.
Além disso, é importante sempre criar conteúdo sabendo o quanto as técnicas de SEO são fundamentais para promover o seu negócio de forma orgânica.
Como divulgar o seu e-commerce
São várias as opções para quem quer saber como divulgar a sua loja online. Para saber quais alternativas são as mais viáveis, é necessário antes traçar algumas estratégias levando em consideração os seus objetivos e o perfil do público. Confira algumas alternativas a seguir.
Adote o E-mail marketing
Os e-mails estão aí praticamente “desde que a internet era mato” e sempre se mostram um eficiente método de interação, especialmente quando se trata do gerenciamento de um negócio.
Os e-mails permitem segmentar o público e ainda possibilitam uma comunicação pessoal e personalizada. Tais características os tornam grandes aliados de quem tem uma loja virtual.
No entanto, a eficiência deles será visível apenas diante de uma boa estratégia e da utilização de uma ferramenta de e-mail marketing. Nesse caso o Mailchimp surge como uma boa escolha.
Ela permite programar o envio de mensagens, criar e organizar listas de contatos. Tudo de forma intuitiva e muito simples. Além disso, a plataforma oferece plano grátis para um determinado número de contatos.
Utilize o Remarketing
O Remarketing são diferentes estratégias com o objetivo de recuperar vendas que por alguma razão não foram bem sucedidas.
Além disso, o Remarketing também pode ter relação com o objetivo de melhorar o relacionamento com um cliente que não teve uma boa experiência com o atendimento realizado.
São vários os exemplos de Remarketing. Alguns dos mais evidentes são a utilização de pop-ups antes que o cliente saia do site, lembretes de pagamentos que não foram realizados e mensagem quando o consumidor deixa o produto no carrinho.
Use o Google Shopping
Bilhões de buscas são feitas no Google diariamente, e muitas dessas pesquisas são por produtos ou serviços.
Por conta disso, é essencial apostar em estratégias de produção de conteúdo para e-commerce e lojas virtuais. Isso configura em utilizar boas práticas de redação e conteúdo na descrição e fotos de produtos.
Além disso, na área de vendas online a concorrência é ainda mais acirrada e por isso se faz necessário ter diferenciais como boas fotos, tutoriais de como usar e descrições bem feitas dos produtos.
Crie promoções
A maioria dos consumidores vê várias vantagens em promoções, afinal, elas são a oportunidade de adquirir um produto sem necessitar gastar muito. Por isso, vale criar estratégias de promoções para divulgar a loja online.
Datas comemorativas, aniversários, enfim, são várias as possibilidades que atraem a atenção dos consumidores e incentivam a ação de compra.
Invista em Marketplace
De uma forma bem sucinta, o Marketplace é como um shopping no ambiente online. Ou seja, são várias lojas virtuais em um único site. E uma delas pode ser a sua.
Ao colocar o seu e-commerce nesse tipo de espaço você o torna mais visível e tem chances de atrair mais clientes. Isso porque o próprio marketplace já conta com suas estratégias de divulgação e uma base sólida de usuários.
A divulgação de um e-commerce exige planejamento e conhecimento
Apenas porque a loja é online não significa que ela não precise de um bom gerenciamento estratégico.
A propaganda é a alma do negócio e isso vale também para uma loja virtual. E na era da internet, as ferramentas digitais estão aí para ajudar.
Portanto, coloque essas dicas em prática e veja o quanto um e-commerce pode ser bastante lucrativo.