News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Segunda-Feira, 01 de Março de 2021

Livre

Chacareiros da AAPIHGU Jardim Santana e dos periquitos acorrem a deputado por busca de melhorias

No conjunto dos pleitos apresentados ao deputado Jair Montes, destacam-se liberação de recursos à aquisição de implementos agrícolas
Quinta-Feira, 18 de Fevereiro de 2021 - 17:57

Porto Velho, RONDÔNIA – O deputado estadual, Jair Montes (AVANTE), recebeu em seu gabinete, na Assembléia Legislativa, nesta quinta-feira (18), a presidente da Associação de Ação Popular Hortifrutigranjeiros da União (AAPIHGU), Gabriela Camargo.

  

O parlamentar recepcionou, ainda, dirigentes desse segmento produtivo sob a égide do presidente do Conselho Fiscal, Sirlei Nobre. Eles, ao lado da líder chacareira do ex-Setor Militão, no Jardim Santana, expuseram as demandas prioritárias de cada módulo da agricultura na região.

No conjunto dos pleitos apresentados ao deputado Jair Montes, destacam-se liberação de recursos à aquisição de implementos agrícolas, calcário do Programa + Calcário, fertilizantes, doação de mudas frutíferas (abacaxi e banana), mandioca, tubérculos (batata e inhame) e grãos. Além de convênios e contratos com o Governo do Estado para ampliar o fornecimento de alimentos. 

Dos relatos feitos pelos chacareiros ao parlamentar constam, ainda, a intercessão do parlamentar junto ao Governador Marcos Rocha para que o Palácio Rio Madeira, através da SEDAM, obtenham junto à Justiça a aquisição de madeiras apreendidas à entidade para que construa um barracão, onde serão expostos produtos em área do próprio Setor Chacareiro. 

O prédio, em estrutura de madeira e telhado sustentável, é do tipo do existente em municípios produtores de alimentos, onde feirinhas de agricultores são organizadas para venda direta do campo e sem atravessadores, afirmou Gabriela Camargo. 

No empreendimento, os chacareiros pretendem expor seus produtos orgânicos – que têm a presença de agrotóxicos -, com a venda ao público nos finais de semana, entre sábados e domingos, além de feriados. 

De acordo com a exposição em foco, o deputado Jair Montes, se mostrou interessado em chamar ao Palácio Rio Madeira e ao Parlamento, com apoio do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Alex Redano, 'a celeridade que falta na regularização fundiária' junto ao INCRA e junto ao Judiciário'. 

Como forma de tornar os contatos mais céleres entre o gabinete do deputado e a Associação de Ação Popular Integrada Hortifrutigranjeiros da União (AAPIHGU), uma das entidades que oferecem segurança jurídica em sua atuação, Jair Montes, foi instado a visitar toda a cadeia produtiva do Setor Chacareiro, em breve. 

BREVE HISTÓRICO – A AAPIHGU é uma entidade de caráter rural e que congrega acima de 600 famílias do ex-Setor Militar cujas terras pertencem à União, como os Lotes 1 e 2, ocupados por mais de três décadas por pequenos agricultores de forma mansa e pacífica em mais de 840 hectares. 

Em 1997, o suposto proprietário e seus remanescentes que têm domicílio no Distrito Federal e em outras capitais do País, perderam na Justiça Federal a suposta posse por, em nenhum momento de sua condição fiscal e fundiária, 'pendências com o Fisco Federal', o que já motivou o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1/DF), a decidir pela reintegração do Lote 2, nessa inicial do conflito promovido por imobiliárias contratadas por uma cunhada do ex-posseiro. 

O Setor Chacareiro Jardim Santana, com atuação ainda até a Estrada dos Periquitos, dentro do Cinturão Verde desta Capital, sob a égide da gestão da presidente da AAPIHGU, Gabriela Camargo, segundo dados do mercado local, 'é responsável pelo abastecimento de até 68% de hortifrutigranjeiros à mesa do porto-velhense'.

Fonte - NewsRondonia

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.