Livre
A preocupação com o meio ambiente e a necessidade de uma produção mais sustentável fez com que se criassem leis ambientais e aumentasse a fiscalização pelos órgãos ambientais, gerando um aumento nas multas ambientais.
A Política Nacional dos Resíduos Sólidos, que estabelece as diretrizes para a gestão de resíduos, é bem clara no que diz respeito ao não cumprimento das práticas que garantem um gerenciamento adequado. Mas como evitar multas para a sua empresa? É o que vamos explicar ao longo deste texto!
O que é considerado má gestão de resíduos?
A PNRS - Política Nacional de Resíduos Sólidos, por meio da lei 12.305/10, estabelece as diretrizes e os instrumentos para que as empresas evitem penalidades por conta da gestão de resíduos.
São considerados crimes ambientais de má gestão e descarte irregular de resíduos:
crime contra a fauna (art. 29 a 37);
crime contra a flora (art. 38 a 53);
poluição e outros crimes ambientais (art. 54 a 61);
poluição que provoque danos à saúde humana, mortandade de animais e destruição à flora;
poluição hídrica que torne necessária a interrupção do abastecimento público;
a não adoção de medidas preventivas em caso de dano ambiental grave ou irreversível.
contra a administração ambiental (art. 66 a 69) – quando a empresa deixa de cumprir a obrigação de relevante interesse ambiental, ou que dificulta a ação fiscalizadora sobre o meio ambiente;
qualquer forma de armazenamento, ou abandono de substâncias tóxicas, perigosas ou nocivas à saúde humana ou em desacordo com as leis.
Como evitar multas ambientais
Confira algumas dicas de como não ter multas na sua empresa e ter uma gestão de resíduos adequada.
Fornecedores e contratos
Se a sua empresa gera resíduos ela é a responsável pela destinação final adequada, mesmo que ela seja feita por um fornecedor, já que a sua companhia é corresponsável.
Para evitar multas, certifique-se que o fornecedor tenha cadastro e credenciamento nos órgãos competentes, além dos contratos adequados às suas atividades.
CDF
É importante ter a Certificação de destinação final, já que é ela quem comprova que a empresa faz a destinação de resíduos adequadamente.
Transporte
O MTR é um documento obrigatório que comprova o transporte adequado dos resíduos da empresa até o local de destinação, por isso é importante ter ele emitido.
Certificados e licenças
Sempre fique atento aos prazos dos licenciamentos ambientais. Algumas empresas são multadas por esquecer a validade dos certificados e licenciamentos.
Sistema automatizado
Ter sistemas automatizados, como o software de gestão VG Resíduos, pode facilitar na hora de enviar as documentações ambientais e simplificar o trabalho da equipe ambiental - reduzindo custo e economizando tempo.
News Destaques
News Política
News Polícia
Editoria de Cultura
Editoria Geral
News Eleições 2020
News Vagas de Emprego
Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.