Livre
Após pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski determinou que a Polícia Federal realize novas diligências para investigar a responsabilidade do ministro da Saúde Eduardo Pazuello em irregularidades na pasta e no colapso do fornecimento de oxigênio para Manaus.
Pazuello foi ouvido na semana passada por investigadores da PF que conduzem o caso.
Dentre as novas diligências, a PF vai buscar informações sobre os gastos públicos com a aquisição de cloroquina, medicamento comprovadamente ineficaz contra a Covid-19, e identificar os responsáveis por desenvolver um aplicativo do ministério que recomendava o uso desse medicamento aos pacientes diagnosticados com a doença, o TrateCov.
Foram seis diligências solicitadas pela PGR para serem cumpridas pela PF. A primeira, obter acesso aos e-mails trocados entre o Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde do Amazonas para apurar sobre o colapso do oxigênio no Estado. A PGR também pediu a tomada de depoimentos de representantes da empresa White Martins, fornecedora de oxigênio, a respeito dos fatos. A terceira diligência é "obtenção de informações sobre as tratativas de transporte de oxigênio para Manaus e de remoção de pacientes de Manaus para os hospitais universitários federais".
As outras diligências são a identificação e tomada de depoimento dos desenvolvedores do aplicativo; "identificação de gastos de aquisição e distribuição dos medicamentos cloroquina e hidroxicloroquina e dos testes do tipo RT-PCR" e, por último, tomada de depoimentos de funcionários do ministério e das secretarias de Saúde do Amazona e de Manaus que acompanharam os fatos.
Essas medidas demonstram que as linhas de investigação do caso podem identificar irregularidades no gasto de recursos públicos com a cloroquina, medicamento defendido desde o início da pandemia pelo presidente Jair Bolsonaro como uma solução para a Covid-19, embora os estudos científicos não tenham comprovado nenhuma eficácia.
News Destaques
News Política
News Polícia
Editoria de Cultura
Editoria Geral
News Eleições 2020
News Vagas de Emprego
Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.