News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Domingo, 07 de Março de 2021

Livre

Igreja Católica Brasileira racha por questões políticas que envolvem a Campanha da Fraternidade 2021

PERGUNTINHA: Quem será o campeão Brasileiro: o Internacional, supercampeão gaúcho ou o Flamengo, o melhor plantel e o clube de maior torcida não só em Rondônia, como também em todo o país?
Terça-Feira, 16 de Fevereiro de 2021 - 08:49

Um dos assuntos que divide os interesses do brasileiro, atualmente, ao lado da pandemia assassina, sem dúvida é a enorme cisão que está surgindo dentro da Igreja Católica Brasileira, por causa da Campanha Ecumênica da Fraternidade. Mais que uma cisão, é quase um abismo. É a turma do catolicismo tradicional contra a turma da Teologia da Libertação. É uma parte significativa da Igreja contra uma minoria que a domina, que tem o poder de mando e que impõe sua ideologia. Não é por nada que, em uma década, o catolicismo caiu de 123 milhões de brasileiros em 2010 para 207 milhões em 2020, ou seja, 16 milhões de ovelhas que ficaram pelo caminho. Hoje 31 por cento são evangélicos (perto de 67 milhões) e 10 por cento (21milhões e 500 mil), não seguem nenhuma religião, incluindo-se aí grande número de ateus.Já o racha ideológico é comandado por um grupo de bispos da CNBB, que se aliou a setores semelhantes, principalmente da Igreja Luterana, para criar o texto final da Campanha, ignorando questões consideradas sagradas para os católicos históricos. A situação chegou a tal ponto que a CNBB teve que emitir uma Nota Oficial, defendendo com unhas e dentes o teor da campanha, enquanto lideranças contrárias vociferam nas redes sociais. Lideranças dos capuchinhos, por exemplo, estão pedindo que não seja doado um só centavo para a campanha, um pedido inédito e surpreendente, que sintetiza a que ponto chegou a briga religiosa. Pode-se saber mais detalhes, pelas redes sociais. Nelas, num dos casos mais incríveis, padre Franciscano, representante do Centro Dom Bosco, um dos mais tradicionais braços religiosos da Igreja Católica, divulgou um vídeo, pedindo que os que eles chamam de “verdadeiros católicos”, não deem um só centavo, no dia 28 de março próximo, para a Campanha da Fraternidade 2021. Essa será a data da arrecadação em todas as Igrejas, para o fundo que visa, em parte, sustentar projetos sociais e a maior parte para fundos da própria instituição. “Não dê um só tostão para essa gente do mal”, chega a declarar o religioso, num vídeo que está bombando nas redes sociais, junto com muitos outros, de grande protesto.

Os que contestam a campanha destacam, entre outras coisas, que o texto não cita uma só vez, por exemplo, Nossa Senhora, a Padroeira do Brasil e nem qualquer santo católico, mas cita Mariele Franco Vive mais de uma vez. Criticam, ainda, a ala que é favorável ao aborto e as questões LGBT, essa também citada mais de uma vez no documento. O fato do texto ter sido produzido por uma líder luterana do Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), chamadaRomi Benck e não por representantes da Igreja Católica ou da CNBB. A CNBB, que hoje é dominada por bispos mais simpáticos às questões do socialismo, emitiu uma longa nota, defendendo os termos da campanha. Não adiantou. O pau continua cantando nas redes sociais.

GONÇALVES JÚNIOR FICA ONDE ESTÁ E RASGA ELOGIOS A MARCOS ROCHA

Um vídeo postado no Face Book, no Instagram e em outras redes sociais, o prefeito de Jaru, João Gonçalves Júnior não só deu explicações sobre o convite que recebeu para ingressar no MDB e ser o candidato do partido ao governo, como, ainda, rasgou elogios ao governador Marcos Rocha. Em boa parte do vídeo, o prefeito de Jaru se disse extremamente honrado com o convite feito pelo presidente regional emedebista, seu amigo pessoal, o deputado federal Lúcio Mosquini. Garantiu, contudo, que não há qualquer chance de topar o desafio, porque, segundo ele, sua maior missão é cumprir o mandato para o qual foi reeleito com votação recorde em sua cidade. Disse que quer trabalhar duro para levar o progresso e desenvolvimento de Jaru e que, a curto e médio prazos, não há chance de modificar seus planos atuais. No mesmo vídeo, o jovem Prefeito não poupa elogios ao governador Marcos Rocha. Disse que ele está fazendo uma grande administração, em todos os setores e que, com isso, Rocha está preparado para buscar a reeleição. Para meio entendedor, pode ter ficado subentendido que João Gonçalves Júnior pode ser um importante aliado do atual Governador, na busca de mais um mandato.

EXAUSTO, SECRETÁRIO LAMENTA CARNAVAL E CORONAFEST

Mais 51 mortes entre o sábado e a segunda-feira e já chegamos a um total de 2.533 óbitos registrados no Estado, 1.150 em Porto Velho. Na madrugada de carnaval do domingo, o secretário Fernando Máximo gravou um vídeo, enquanto ainda trabalhava com sua equipe, tentando encontrar leitos para doentes em Rondônia e fora daqui. Máximo contou novamente a situação, explicou que até pacientes entubados estão sendo transferidos, por via aérea (UTIs aéreas) para outras cidades e explicou que não há mais leitos em nosso Estado. A tristeza do secretário, claramente demonstrada em seu rosto cansado, ainda foi maior. Ele lamentou que mesmo com toda a crise, com tantos doentes e tantas mortes, centenas de pessoas continuavam fazendo festa, pulando o carnaval em festas ilegais, bebendo e, certamente, sendo atingidas pelo vírus. Muitas delas irão superlotar os hospitais, outras tantas vão entrar nas filas da UTIS e, sem dúvida, elas mesmo causarão muito mais mortes, pelo contágio que espalharão. O jovem secretário de saúde do Estado parece exausto e bem mais velho do que é, pela situação inacreditável que está enfrentando. Enquanto isso, entre as vítimas da Covid, mais dois personagens se foram: o jornalista Chagas Pereira, muito querido entre seus colegas e o ex secretário de Justiça Gilvan Ferro.

CRISTIANE LOPES ESTÁ TROCANDO O PP PELO PODEMOS

A anunciada saída da ex vereadora e ex candidata à Prefeitura da Capital, Cristiane Lopes, do PP, uma notícia surpreendente e inesperada, com ela  deixando de lado o partido que a lançou na política, para se aliar ao deputado federal Leo Moraes, do Podemos, é um dos temas quentes da política local. Cristiane sai de uma campanha quente, quando derrotou vários nomes considerados de ponta na luta pela sucessão municipal em Porto Velho e chegou ao segundo turno, contra o reeleito Hildon Chaves. Além de Jaqueline Cassol, a presidente regional do PP, Cristiane Lopes teve, no segundo turno, a parceria de Léo Moraes, que a apoiou publicamente e pediu votos para sua preferida. Mesmo tendo perdido a eleição, Cristiane saiu dela muito maior do que entrou. Não há certeza sobre os motivos da mudança (que ainda não foi oficializada), mas ao menos de um deles pode-se suspeitar. Cristiane sonha novamente com uma candidatura à Câmara Federal e no PP teria agora dificuldade de conseguir esse intento, já que poderia ser uma sombra forte para Jaqueline, que busca a reeleição. Com Léo, a jovem ex vereadora teria a garantia de uma vaga para concorrer como deputada federal e, mais que isso, com um parceiro que será pretendente ao Palácio Rio Madeira. Léo é nome praticamente certo na lista dos que disputarão ao Governo em 22. Ela ainda não assinou ficha com o novo partido. Ao menos até a noite da segunda.

NOVO LOTE DE VACINAS PODE CHEGAR JÁ NA SEMANA QUE VEM

A grande expectativa, agora, é pela chegada de mais vacinas. A previsão, otimista, é que o novo lote chegue depois do dia 22, ou seja, em seis dias. Mas não há qualquer confirmação oficial. O Instituto Butantã recebeu insumos na semana passada e já está em busca da nova produção de pelo menos 8 milhões e 500 mil doses, a serem distribuídas em todo o país. A tendência é que o Amazonas e Rondônia recebam doses a mais do que em outras oportunidades, pela violência da pandemia que enfrentam nesse momento. O governador Marcos Rocha e o secretário Fernando Máximo estão em contato, todos os dias, com o Ministério da Saúde, pressionando por mais doses. Essa ação, aliás, é feita por praticamente todos os governos estaduais, que estão ansiosos pelo aumento rápido do número de vacinados. Mesmo estando bem à frente do número de imunizados em toda a América Latina, com cerca de 5 milhões e 300 mil brasileiros vacinados, o país tem pressa em tentar conter a nova e furiosa onda do vírus, que tem causado milhares de mortes. Das cerca de 70 mil doses de vacinas que Rondônia já recebeu, pelo menos a metade delas já foram aplicadas. A outra metade começa a ser distribuída para a segunda dose. A prioridade continua sendo, nesse primeiro grupo, o pessoal da linha de frente da saúde e os idosos com mais de 80 anos.

O GENIAL BARROSO DIZ QUE VENEZUELA É UMA TIRANIA DE DIREITA

A Venezuela tem uma das mais duras ditaduras comunistas da América Latina. Depois da morte de Hugo Chávez, que o menos conseguiu manter seu país andando, mesmo com toda a demagogia e os graves e históricos erros. Quando morreu e foi substituído por Nícolas Maduro, a tragédia foi exposta para o mundo. Um governo cruel, que massacra seu povo, que ignora famintos comendo ratos e restos de lixo; que é marcado pela violência e pelo desrespeito aos mais primários direitos humanos, é o retrato do atraso e da miséria. O comunismo, que não deu certo em nenhum lugar do mundo, obviamente não funcionou e jamais funcionará também para os Venezuelanos. Mas há quem ache que a governo Chávez e o terror de Maduro nada tem de comunista. Para o genial ministro Luís Roberto Barroso, do PSTF, o Partido do Supremo Tribunal Federal, está tudo errado na análise sobre nossos vizinhos. É do gênio, que ao invés de fazer seu papel de defender a Constituição do seu país, prefere fazer profundas análises sobre a política internacional, as inacreditáveis afirmações: de que a Venezuela, na verdade, é “uma tirana de direita! Inacreditável? Nada disso. O comentário, na íntegra, foi o seguinte: Você acha que a Venezuela é conservadora? Certamente eu acho, desde o tempo de Chávez. Para mim, aquilo sempre foi uma tirania de direita, com um discurso disfarçado”.

PARCERIA ENTRE ASSEMBLEIA E SEBRAE BENEFICIA O ESTADO

Educação, tecnologia, empreendedorismo e sociedade de crédito. Essas são algumas das áreas prioritárias do Sebrae rondoniense para este ano. E foi esse o contexto da conversa que o superintendente regional do órgão, o ex governador Daniel Pereira, teve com o presidente da Assembleia, deputado Alex Redano, dias atrás. Os dois conversaram sobre parceria do Parlamento nas ações de desenvolvimento do Estado. Redano, durante o encontro, destacou a importância das metas pela Educação estarem entre as prioridades do órgão que atua no crescimento da pequenas empresas. “O Sebrae tem uma agenda positiva na área da educação e junto aos demais deputados vamos abraçar essa causa e implementar esse projetos. Todo o investimento da educação tem um bom reflexo em toda sociedade”, sublinhou o presidente da ALE-RO. Já o superintendente Daniel Pereira afirmou que “o deputado Alex Redano já é um parceiro do Sebrae e, como atual presidente da Assembleia, pode ajudar na articulação com os demais deputados estaduais na execução da agenda do Sebrae. Ele acrescentou que há vários projetos que levam benefícios e atendimentos a todos os municípios de Rondônia, e o Sebrae está buscando parcerias para solucionar vários dos problemas enfrentados pela população, principalmente nesse momento em que enfrentamos uma pandemia!.

PERGUNTINHA

Quem será o campeão Brasileiro: o Internacional, supercampeão gaúcho ou o Flamengo, o melhor plantel e o clube de maior torcida não só em Rondônia, como também em todo o país?

 

.

Fonte - Sergio Pires/NewsRondonia

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.