News Rondonia - Noticias de Rondonia, Brasil e o Mundo
Sabado, 27 de Fevereiro de 2021

Livre

CAUSA ANIMAL: Palitot participa de reunião para encaminhamentos de ações

Uma campanha educacional deve ser realizada para conscientizar a população sobre o bem estar e proteção
Quinta-Feira, 11 de Fevereiro de 2021 - 11:57

O vereador Professor Aleks Palitot, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Vereadores, participou na manhã da segunda-feira (8), de uma reunião no Prédio do Relógio, atual sede do Executivo Municipal, para tratar de questões referentes ao bem estar e proteção animal.

De acordo com o Professor Aleks Palitot, a Causa Animal é uma causa em que vem atuando desde 2017 quando promoveu com o apoio de ONGs, sociedade civil organizada e ativista a primeira audiência pública para tratar do tema. “Fico Feliz em contar hoje com a parceria da vereadora Márcia para que assim possamos avançar ainda mais nos debates que concernem ao tema”, garantiu o edil.

“A criação da clínica veterinária municipal é um assunto ao qual me debrucei e após muito estudo compreendi as implicações jurídicas que permeiam qualquer tipo de ação para o segmento em nossa cidade”, esclareceu o Professor Aleks Palitot.

“A solução mais viável, como já foi colocada, seria a criação de um espaço anexo ao Departamento de Controle de Zoonose (DCZ), onde foi construído um projeto já com este intuito e que, segundo ressaltou o Prefeito Hildon Chaves, poderia ser licitado para gestão de Parceria Público/Privado, onde o município pagaria para a instituição prestar o serviço”, afirma Palitot.

De acordo com a Dra. Gisele Bleggi, Procuradora do Ministério Publico Federal, “nossa grande preocupação são estes animais de rua, assim como as ações para o bem estar animal, o que foi assegurado pelo Prefeito Hildon Chaves”, relata a Procuradora.

Para o Promotor de Justiça Alan Castiel, a forma como será realizada a contratação para a prestação do serviço não é relevante, porém é importante que se crie um espaço adequado para alocação dos animais resgatados. “Quando formos notificados será retirado o processo” afirmou o Promotor.

E ideia é que se realize um chamamento público, inclusive com a “contratação de médicos veterinários, já que atualmente no DCZ, dos quinze contratados, quatros estão se aposentando e apenas um dos onze restantes, possui experiência em clínica e cirurgia”, relatou o médico veterinário Alexandre Farahildes da DCZ.

Duas medidas importantes no controle de animais de rua, são as castrações, a qual o Prefeito já determinou que fossem providenciados mil, procedimentos para iniciar o projeto e a colocação de microchip para monitoramento do animal. Também serão feitas parcerias com abrigos com doação de ração e consultas.

O convite para participar da reunião partiu da vereadora Márcia Socorrista e além de Palitot estiveram presentes também o Prefeito Hildon Chaves, a Primeira Dama Ieda Chaves, a Procuradora da Republica Dra. Gisele Bleggi, o Promotor de Meio Ambiente Alan Castiel, Secretário da Sema Alexandro Miranda e equipe da Semusa ligada ao Centro de Controle de Zoonose.

Fonte - Assessoria

Comentarios

News Polícia

Editoria de Cultura

Editoria Geral

Siga-nos:

POLITICA DE PRIVACIDADE

Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.