Livre
Na segunda-feira (08) foi confirmado que 30 pessoas no Estado de Rondônia estão na fila de espera para vagas de leitos. O Sistema Estadual de Saúde de Rondônia tem 291 leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19, porém, todos estão ocupados.
O governo do Estado já conseguiu transferir 20 pacientes com coronavírus para fazerem tratamento da doença em outros estados, devido o sistema de saúde de Rondônia estar em colapso e sem leitos. Porém, a cada dia os casos vêm aumentando significamente, fazendo com que a saúde do estado tenha dificuldades para atender a todos.
Para se ter ideia, mesmo com muitas cidades estando na primeira fase do projeto ‘Todos por Rondônia’, o Estado registrou 6.509 novos casos de coronavírus e 104 mortes nos sete primeiro das de Fevereiro.
Registro de casos e mortes por Covid-19 em Rondônia em 2021
Veja os registros diários do mês de fevereiro
Os governadores que integram o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal (CAL) pediram a retomada imediata da habilitação de leitos para a Covid-19 do Sistema Único de Saúde (SUS). Eles também pediram a retomada imediata do auxílio emergencial.
A Secretaria de Comunicação do Palácio do Planalto afirmou que a demanda dos governadores deveria ser encaminhada aos ministérios da Saúde e da Cidadania. O documento foi assinado no domingo (7) por governadores de 9 estados: Waldez Góes (AP), Flávio Dino (MA), Gladson Lima (AC), Wilson Lima (AM), Mauro Mendes (MT), Helder Barbalho (PA), Marcos Rocha (RO), Antônio Denarium (RR) e Mauro Carlesse (TO).
Com base no levantamento do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), no pico da pandemia em 2020, o SUS chegou a ter mais de 23 mil leitos habilitados nesses estados, mas agora são pouco mais de 3 mil.
News Destaques
News Política
News Polícia
Editoria de Cultura
Editoria Geral
News Eleições 2020
News Vagas de Emprego
Todos os direitos reservados. © News Rondonia - 2021.